Gordura insaturada é encontrada em óleos vegetais e nozes

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07/05/2019 Por
Gordura insaturada é encontrada em óleos vegetais e nozes

A gordura insaturada pode ser dividida em poliinsaturada e monoinsaturada, sendo que ambas trazem benefícios para a saúde.

A gordura insaturada compõe diversos alimentos consumidos pelos brasileiros, desde óleos vegetais como milho e azeita extra virgem, até peixes e castanhas. Os ômegas 3 e 6 também fazem parte deste grupo.

Apesar de fazer bem para a saúde, o consumo da gordura insaturada também requer cuidados. Se ingerido em excesso pode afetar a manutenção do corpo e, inclusive, auxiliar no ganho de peso.

Gordura insaturada

O que é gordura insaturada?

Gordura insaturada normalmente é encontrada em estado líquido e  sua principal característica é o fato de ser composta por uma ou mais ligações duplas em sua cadeia. Assim, ela pode ser dividida em dois grandes grupos: a gordura monoinsaturada e a poliinsaturada. É encontrada principalmente em vegetais e recebeu o apelido de ser uma “gordura boa“.

Entretanto, apesar disso, são necessários alguns cuidados para o seu consumo. Isso porque, se consumida em exagero ela pode trazer alterações no peso e suas vantagens ficam comprometidas.

Tipos de gordura insaturada

Como vimos, existem dois grupos principais dentro das gorduras insaturadas. A principal diferença entre elas está em sua composição.

  • Monoinsaturada: possui apenas uma ligação dupla de carbono
  • Poliinsaturada: com mais de uma ligação dupla de carbono – dentro deste grupo temos ainda os ômegas 3 e 6.

Tanto uma como outra são facilmente encontradas nos alimentos e podem trazer benefícios para os humanos, se consumidos de forma adequada. Alguns alimentos que possuem gordura insaturada são:

  • Azeite de oliva
  • Óleo de canola e de milho
  • Amêndoa
  • Castanha-do-pará
  • Abacate
  • Semente de linhaça
  • Truta e salmão
  • Abacate
  • Macadâmia
  • Semente de girassol

Tipos de gordura

Outros tipos de gordura fazem parte da mesa dos brasileiros, entretanto, nem todas são benéficas para a saúde. A gordura saturada e a trans, por exemplo, podem ser vilãs na hora da alimentação.

  • Gordura Saturada: de maneira geral ela é condenada, pois sempre está relacionada aos problemas cardíacos. Contudo, seus efeitos maléficos ainda não foram 100% comprovados pela ciência. Ainda assim, ela pode ser encontrada no óleo de coco, bacon, banha de porco, carnes gordurosas, etc.
  • Gordura Trans: são encontradas em produtos industrializados, pois uma de suas principais funções é aumentar a sua validade. É bastante utilizada pela indústria alimentícia pois substitui o óleo de gordura animal e tem menor necessidade de refrigeração. Contudo, ela deve ser evitada pois pode interferir negativamente em doenças do coração.

Gordura insaturada

Benefícios da gordura insaturada

Por ser considerada mais saudável, ela tem a capacidade de elevar o nível de HDL no sangue, também chamado de “colesterol bom”. Então, ela auxilia na redução de placas de gordura dentro das veias, prevenindo possíveis problemas de saúde, como a hipertensão.

Ao contrário dos outros tipos de gordura, ela não fica depositada na região abdominal. Então, é uma boa alternativa para quem pratica exercícios físicos ou procura mais definição dos músculos.

Entretanto, vale a pena tomar alguns cuidados durante o consumo de gordura insaturada. Isso porque, se for ingerida de forma exagerada, pode contribuir para o ganho de peso. Especialistas aconselham que o consumo não deve ultrapassar as 44 gramas diárias (considerando uma dieta de duas mil calorias).

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