Avicultura consolida Brasil como terceiro maior produtor mundial

Inicio » Pecuária » Avicultura consolida Brasil como terceiro maior produtor mundial
15/02/2019 Por
Avicultura consolida Brasil como terceiro maior produtor mundial

Avicultura brasileira exporta carne de frango para aproximadamente 150 países, segundo Ministério da Agricultura

O reconhecimento do Brasil na avicultura acontece em função de um esforço conjunto realizado entre negociadores e fazendeiros de todo o país. Por conta de toda a variação climática e da abundância de terras aptas para trabalho, entre outras vantagens, o país sabe do tamanho da responsabilidade que é encabeçar uma lista de maiores exportadores de aves.

Toda essa busca por reconhecimento e uma economia equilibrada na avicultura faz com que o Brasil exporte frango para pelo menos 150 países do mundo. Dados levantados pelo Ministério da Agricultura apontam que o volume aproximado exportado já alcança 4 milhões de toneladas. Ou seja, quase um terço das aves produzidas em todo o solo nacional.

Avicultura

O que é avicultura?

Avicultura é uma prática destinada exclusivamente à criação de aves com o intuito de usá-las como alimento. Hoje, é um dos setores mais requisitados e com maior amplitude, e não está restrito exclusivamente ao frango – nome mais popular no setor.

O mercado também está relacionado as seguintes espécies de aves:

  • Peru

Uma das aves mais conhecidas por conta do Natal, o peru é facilmente encontrado em qualquer país do mundo. Mesmo com sua grande popularidade, a ave sofreu baixa no que se refere à avicultura industrial em 2017. De acordo com a Associação de Exportadores – ADEX, o Brasil teve enfraquecimento na exportação do animal, registrando 53% menos que 2016.

  • Pato

Considerada uma das espécies mais populares do mercado, o pato é um animal importante por conta de botar ovos. Considerado entre os mais saudáveis, seu ovo é altamente valorizado pelo grande potencial de comercialização.

  • Ganso

O ganso é uma das aves mais versáteis de todo o mercado da avicultura de corte. Isso porque o animal pode ser utilizado para corte ou mesmo como cuidador de uma fazenda. Essa versatilidade se dá por conta da alta velocidade e da personalidade corajosa que lhe são características.

  • Codorna

Conhecida por seus ovos, a codorna é muito procurada no mercado avícola. O ovo de codorna é bastante popular, e com razão, uma vez que é rico em vitaminas que são de suma importância para a saúde, como a vitamina A, B e o fósforo.

  • Avestruz

O avestruz é um animal temido por quem não o conhece, por conta de ser sisudo e bastante agressivo em alguns momentos. Porém, além destes aspectos, o animal é bastante consumido por conta do alto teor de vitaminas.

Avicultura

Avicultura de corte

Atualmente a avicultura de corte é bastante popular mundialmente por conta da velocidade na qual os animais são produzidos e exportados para o mercado. Em até 50 dias um fazendeiro tem seu lote repleto de aves prontas para comercialização. Dessa forma, o giro capital se apresenta rápido e eficiente no setor.

A avicultura é algo extremamente profissional, visto que os animais exportados precisam de atenção na hora do transporte. Geralmente a locomoção acontece a noite; para evitar a alta temperatura, e com motoristas especializados na carga de aves, ocasionando menos mortes.

Agro20 | Portal Vida No Campo