Biomassa de banana verde ajuda na perda de peso e previne o diabetes

Inicio » Agronegócio » Biomassa de banana verde ajuda na perda de peso e previne o diabetes
11/09/2019 Por
Biomassa de banana verde ajuda na perda de peso e previne o diabetes

A biomassa de banana verde é uma receita rica em amidos resistentes e pobre em gorduras

A biomassa de banana verde se destaca entre outras porque é preenchida com uma quantidade apreciável de amido resistente, que é um tipo de fibra que o trato digestivo não consegue digerir. A banana está no topo da lista quando se trata de frutas nutricionais.

Dentro de cada banana, existem vitaminas e nutrientes essenciais que variam de potássio a cálcio, manganês, magnésio, ferro, folato, niacina, riboflavina e, é claro, B6. Essas vitaminas são o que mantém o corpo saudável e ativo. Ao longo desse artigo, você conhecerá os benefícios da biomassa de banana verde para a saúde e para sua dieta.

Biomassa de banana verde

O que é biomassa de banana verde?

A biomassa de banana verde foi criada em São Paulo por Heloisa Freitas Valle, em meados dos anos 90. Heloisa era uma produtora de bananas quando teve a despensa do seu sítio roubada. Sem tempo para fazer compras no mercado e sem nada na despensa, pegou um cacho de banana verde e fez uma espécie de purê com elas, antes de ir ao trabalho.

A improvisação deu muito certo e percebeu que tinha um novo prato nas mãos. Era um espessante muito poderoso com propriedades funcionais excelentes. Ela percebeu que seus movimentos intestinais nunca foram tão bons antes.

As universidades provaram cientificamente o que Heloisa sentiu em seu corpo. A biomassa de banana verde possui uma característica importante por ser um amido resistente. Esses amidos podem ser classificados como resistentes ou digeríveis.

A biomassa no cotidiano

Podemos usar a biomassa em várias preparações diferentes, do café da manhã ao jantar, podendo substituir o creme de leite, a farinha branca, o amido de milho e a batata.

Funciona como espessante e creme neutro para ser uma base para adicionar aromas. Além disso, é insípido antes de amadurecer, portanto, mesmo quem não gosta de bananas pode usá-las.

Para o café da manhã, a biomassa de banana verde pode ser acrescentada às receitas com pães, bolos, panquecas, biscoitos e cremes. Eventualmente no almoço, é possível trocar o creme de leite pela biomassa em pratos como estrogonofe, peito de frango ou carne vermelha. Semelhantemente, pode dar maior cremosidade ao seu arroz ou ser utilizada como recheio para batata.

Biomassa de banana verde

Biomassa e saúde

A biomassa de banana verde é prebiótica, ou seja, estimula a proliferação de bactérias desejáveis no intestino, beneficiando seu hospedeiro.

Além da sensação de satisfação, outro dos benefícios da biomassa de banana verde é que ela ajuda o intestino a se regular de maneira mais satisfatória. Fortifica o intestino, estimulando essas boas bactérias, e por ter um forte grau de amidos resistentes, ajuda a diminuir a absorção de gorduras e glicose.

O consumo de biomassa está relacionado aos inúmeros benefícios para o organismo, principalmente para a microflora intestinal. Dessa maneira, são estimulados o combate à disbiose e a prevenção de doenças do cólon, em especial devido à presença do amido resistente. Ele inibe a ação de microrganismos patogênicos e aumenta a imunidade intestinal.

Vários estudos demonstraram que a banana verde tem ação fisiológica, pois contém flavonoides em sua composição que atuam na proteção da mucosa gástrica. Isso contribui para a formação da flora normal e promove a melhora do fluxo intestinal.

Também é excelente para diabéticos, pessoas com colesterol alto ou com constipação frequente. Do mesmo modo, é rica em vitaminas A, B1, B2 e ácido nicotínico, além de sódio, potássio, magnésio, manganês, cobre, fósforo, enxofre, cloro e iodo.

Para completar, protege contra o câncer colorretal e trata a diarreia e constipação. Também possui ação reguladora da saciedade e da quantidade de açúcar no sangue.

Agronegócio rentável

Um dos maiores benefícios da bananicultura é o retorno mais imediato do investimento, em contraponto do rendimento das demais frutas. A perspectiva de produtividade e comercialização no decorrer do ano é sempre alta, desde que a cultura seja realizada em um local de clima quente, com aguagem adequada.

O cultivo de banana demanda bastante concentração, pois essa fruta carece de responsabilidades diferentes. Isso se dá por que é importante que não faltem as substâncias nutricionais adequadas.

Inclusive, é primordial estar alerta a pestes e doenças, já que são comuns a esse cultivo. Sem uma administração correta, toda a plantação pode ser destruída.

Mercado

De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o país fornece perto de 6,9 milhões de toneladas de banana anualmente. Somente no Nordeste, a região com o maior cultivo, são produzidas aproximadamente 2,5 milhões de toneladas por ano.

Biomassa de banana verde

Utilização de material orgânico

A utilização de resíduos vegetais da bananeira para preparar o revestimento do campo faz-se um caminho acessível para o pequeno produtor. Isso porque ele geralmente tem dificuldade para comprar fertilizantes químicos para investir nas suas plantações de banana.

Como fazer biomassa de banana verde

Se você quer saber como preparar biomassa de banana verde, você precisará apenas de bananas-verdes, quantidade à sua escolha, e água fervente. Confira, a seguir, a receita de biomassa de banana verde:

  1. Utilizando uma panela de pressão, ferva água suficiente para envolver as bananas, mas você ainda não as colocará;
  2. Em seguida, separe as bananas do cacho, mantendo as hastes intactas. Tome cuidado para que a polpa não fique exposta e a água não se infiltre no interior da casca;
  3. Lave-as em água corrente e com sabão neutro. Enxague bem;
  4. Encha meia panela com água e, em seguida, leve ao fogo sem as bananas;
  5. Quando a água começar a ferver, acrescente as bananas;
  6. Feche a panela e volte ao fogo;
  7. Assim que a panela começar a chiar, diminua o fogo e deixe cozinhando por aproximadamente 8 minutos;
  8. Na sequência, desligue o fogo deixando o vapor sair normalmente. Não antecipe o processo de liberação manual do vapor;
  9. Quando abrir a panela, lembre-se de retirar uma banana por vez e deixe as outras dentro da panela com a água ainda quente;
  10. Descasque as bananas e então misture imediatamente a polpa com o auxílio de um liquidificador ou de um processador. Se precisar, use um pouco de água limpa para auxiliar;
  11. A mistura deve ser homogênea e bem cremosa.

Você ainda pode guardar parte da biomassa de banana verde na geladeira para usá-la em uma semana ou até duas. O restante você pode guardar em recipientes no freezer para uso em 3 ou 4 meses.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo