Potássio é importante para contrações musculares e conduções nervosas

Inicio » Agronegócio » Potássio é importante para contrações musculares e conduções nervosas
25/07/2019 Por
Potássio é importante para contrações musculares e conduções nervosas

Elemento fundamental para as células, o potássio oferece vários benefícios ao organismo

Nutriente importante presente na natureza e também em nossas células do nosso corpo, o potássio é fundamental para várias funções.

Desta forma, o potássio torna-se essencial para a saúde de sistemas como o cardíaco, nervoso, muscular, entre outros.

Potássio

O que é potássio?

Potássio é um elemento químico, de origem mineral, encontrado em abundância na natureza, primordialmente em minerais, plantas e água salgada.

O nome deriva do grego kalium e na tabela periódica recebe a sigla “K”. Trata-se de um metal alcalino e de cor branca.

Além de estar presente na natureza, ele também é encontrado fartamente no corpo humano. Juntamente ao fósforo e o cálcio, o potássio é um mineral essencial para a formação e funcionamento do organismo.

Dentre as várias funções do potássio estão a regulação do sistema cardíaco, da pressão nas artérias e também das contrações dos músculos.

Isto ocorre porque ele é um eletrólito, portanto, uma substância que, ao ser dissolvida no sangue, pode assumir carga elétrica positiva ou negativa.

Sua ausência no organismo pode ocasionar problemas como arritmia cardíaca, alteração na pressão arterial, enfraquecimento dos músculos, anorexia, apatia, entre outros.

Encontrado, primordialmente, em grande parte das hortaliças, o potássio também pode ser adquirido através da ingestão de outros alimentos como banana, amêndoa e brócolis.

Benefícios do potássio

A regulação dos batimentos cardíacos é um dos principais benefícios do potássio para o organismo. A característica de ser um eletrólito torna o potássio fundamental para provocar a contração dos músculos cardíacos.

Ele também auxilia no controle da pressão das artérias, além de influenciar o estado involuntário da contração natural dos vasos sanguíneos. Seu consumo também ajuda a equilibrar condições alteradas em razão da presença de sódio.

Desta forma, então, seu consumo auxilia na prevenção de acidente vascular cerebral (AVC), também conhecido como derrame. Esta doença caracteriza-se pelo rompimento ou entupimento de veias que levam sangue ao cérebro.

Conforme recomendam os médicos, ao serem questionados sobre para que serve o potássio, uma dieta rica deste mineral ajuda no controle da pressão das artérias.

O funcionamento dos rins também é beneficiado pelo consumo de potássio. Ele possui a característica de expelir água do organismo. Deste modo, diminui-se a retenção de água, auxiliando o trabalho dos rins, além de desinchar o corpo.

Outras duas importantes funções deste mineral para o organismo são o estímulo para as contrações musculares e as conduções nervosas.

Potássio

Papel do potássio para contrações musculares

A capacidade do potássio de estimular eletricamente os músculos torna este mineral fundamental para diversos processos orgânicos.

As fibras, que formam o tecido dos músculos, trabalham em um sistema que envolve movimentos de contração e extensão.

O sistema nervoso envia impulsos elétricos, que chegam aos músculos, por meio dos nervos. Assim, o músculo “entende” que é necessário contrair ou relaxar.

Este processo é desencadeado pela alternância de entrada e saída do sódio e do potássio dentro das células musculares. A saúde e vitalidade das células também depende da presença equilibrada de potássio no organismo.

Alimentos ricos em potássio, como a banana, são fonte imediata do mineral, auxiliando na recuperação muscular, para evitar câimbras e outras dores.

Função para as conduções nervosas

Na tabela periódica, tomamos conhecimento que o potássio possui um número atômico de 19, isto porque ele contém 19 prótons e 19 elétrons.

Presente em todas as células do corpo, este mineral é responsável por auxiliar na transmissão das “ordens” do cérebro aos músculos.

A função do potássio na condução dos estímulos nervosos consiste em provocar a troca de carga de energia presente na membrana da célula.

Desta forma, ocorre uma troca de íons decorrente da mistura entre sódio (que entra) e potássio (que sai). Este movimento estimula a abertura e fechamento da membrana, propagando o impulso nervoso até a próxima célula.

Dentro das células, ele também favorece a produção de energia e ajuda no processo de absorção das proteínas. Isto porque ele auxilia no processo de transformação da glicose em glicogênio, essencial para os músculos e outros órgãos.

Necessidade para o organismo

Somente um médico ou nutricionista consegue definir a quantidade necessária exata de potássio que um indivíduo precisa consumir diariamente.

Entretanto, vários estudos mencionam que, na média, a ingestão diária de 2 a 3 mil mg é suficiente para o organismo.

Ainda assim, somente com a orientação de um especialista é possível verificar o ideal, haja vista que dependendo da pressão arterial da pessoa, pode ser necessária uma ingestão maior deste elemento.

Por consequência, consumir alimentos que possuam este valioso nutriente é condição primordial para uma dieta saudável e balanceada.

Potássio

Alimentos com potássio

Inúmeros alimentos possuem esse mineral em sua composição. Os legumes e as frutas são aqueles que oferecem maior quantidade do mineral.

As aves e carnes vermelhas também são boa fonte deste nutriente que, ao mesmo tempo, pode ser encontrado no leite e seus derivados, como queijo e iogurte.

Vejamos uma lista básica de alimentos que são ótimas fontes de potássio:

  • Banana;
  • Laranja;
  • Abacate;
  • Uva;
  • Pera;
  • Mamão.

Também o encontramos em verduras, legumes e grãos como feijão, batata, cenoura, batata doce, espinafre, beterraba, abóbora, tomate, amendoim e lentilha.

Potássio na agricultura

O uso do potássio na agricultura é uma prática que vem aumentando entre os produtores de alimentos, sobretudo em razão da importância deste mineral para produção de fertilizantes e para se conseguir a melhoria da qualidade do solo.

O mineral, que traz tantos outros benefícios, como já vimos, é um dos nutrientes fundamentais para que ocorra o crescimento e a reprodução das plantas.

Dentre os derivados, que são empregados como fertilizantes, temos o cloreto e o nitrato de potássio. As plantas absorvem este mineral por vários motivos.

Além de auxiliar no desenvolvimento das plantas, ele também ajuda no controle de água e na resistência às doenças.

Entretanto, quando a planta possui pouca concentração deste nutriente, ela pode ficar fraca e suscetível a enfermidades.

Como vimos, o potássio possui muitas qualidades que beneficiam a nossa saúde, os alimentos que consumimos e também a agricultura. Não deixe de estudar sobre esses temas tão importantes para que você possa sempre cuidar do seu organismo!

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo