Braford é gado fruto da mistura entre diferentes raças bovinas

Inicio » Pecuária » Braford é gado fruto da mistura entre diferentes raças bovinas
15/04/2019 Por
Braford é gado fruto da mistura entre diferentes raças bovinas

Fruto do cruzamento entre hereford e zebuíno, o braford alia as características de cada um para qualificar sua carne e reprodução.

Ao surgir no início da década de 60, nos Estados Unidos, e chegar no Brasil, em 1967, o padrão racial braford mostrou aliar rusticidade e produtividade. Com isso, tornaram-se animais de grande importância para a pecuária de corte e a economia.

Apesar disso, apenas em 1993 o braford foi reconhecido pelo Ministério da Agricultura. Neste artigo, você conhecerá tudo sobre a raça: suas características, diferentes graus de sangue, aptidão e muito mais.

Braford

O que é braford?

Fruto do cruzamento entre a raça hereford e um zebuíno (como brahman, gir e nelore), o braford é uma raça sintética que apresenta boa musculatura, estrutura, alto rendimento de carcaça e carne e, além disso, se adapta facilmente a diferentes climas.

Inicialmente, no Brasil, houve a importação  da raça brahman, com o intuito de realizar seu cruzamento com o hereford. Assim, criou-se a raça braford, bi-mestiça, no Rio Grande do Sul.

Devido às vantagens do cruzamento, a raça passou a ser utilizada como gado de corte. Ela facilmente supre as necessidades da pecuária de corte do Brasil, por ser um animal adaptado ao clima e por oferecer carne de qualidade.

Com o hereford, os criadores não possuíam um ambiente que favorecesse o perfeito desenvolvimento da raça. Havia um grande problema, inclusive, com frequentes de carrapatos e verminoses.

Outra ponto positivo que o gado braford trouxe para os pecuaristas, foi o fato das fêmeas serem precoces em sua reprodução. Entre 14 e 18 meses, as fêmeas da raça bovina braford ficam maduras. Além disso, entre 18 e 24 meses, os novilhos tornam-se prontos para abate.

O braford aliou a qualidade e quantidade de carne, temperamento dócil e fertilidade do hereford a resistência, adaptação, quantidade de carcaça e rusticidade dos zebuínos.

Por conta desses benefícios, o braford passou a ser uma raça sintética de alta procura, inclusive para venda de sêmen.

Padrão racial

Ao observar o desenvolvimento de um braford, deve-se sempre haver a comparação do animal com seus contemporâneos. Há um padrão mínimo para a raça que deve ser respeitado, levando sempre em consideração as condições em que o animal vive, como o clima e o campo.

Dentre as características da raça em relação a sua aptidão, temos o fato de sua musculatura ser muito boa e voltada para o corte, além do bom rendimento de sua carcaça, como dito acima no artigo. Isso, aliado a boa cobertura de gordura que a raça possui, faz com que sua carne tenha suculência e ótimo sabor para consumo.

Em relação a sua composição racial, o braford pode possuir diferentes graus de sangue intermediários (½, ¼, ¾ ou 5/8).  De acordo com com o seu grau,  o animal apresentará distintas pelagens e pigmentação ocular. Entretanto, em todos os graus é necessário que apareça o sangue hereford.

Braford

Sexualidade do braford

Dentre algumas das características que um braford (macho e fêmea) deve possuir, temos:

  • Aspecto masculino para machos e feminino para fêmeas, em suas cabeças e corpos (animais com desvio de septo serão eliminados);
  • Pelo lustroso e curto;
  • Aprumos (pernas e pés) bem implantados e posicionados. Pernas retas são indesejáveis.

Os machos possuem massa muscular que pode superar, de peso vivo, 800 quilos. Além disso, possuem boa fertilidade e alta precocidade. Seu temperamento, assim como das fêmeas, é dócil. Entretanto, deve-se manter o alerta de acordo com a composição racial.

Já as fêmeas braford possuem um peso médio, tendo, quando adultas, de 450 a 500 quilos. Outras características são a habilidade materna, facilidade para o parto e boa fertilidade, assim como os machos. Além disso, elas desmamam os bezerros entre 4 e 6 meses de vida.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo