Canola é uma excelente opção de cultivo para o inverno

Inicio » Agricultura » Canola é uma excelente opção de cultivo para o inverno
29/08/2019 Por
Canola é uma excelente opção de cultivo para o inverno

A canola vem ganhando espaço principalmente por sua versatilidade, já que seu óleo é usado na gastronomia e também como combustível

A canola é uma espécie resistente ao frio e, por isso, seu cultivo vem crescendo nas regiões mais geladas. O vegetal também possui ciclo rápido, em menos de 90 dias já pode ser colhido.

Uma das vantagens da canola é o seu uso na gastronomia. O óleo é utilizado para o preparo de alimentos fritos ou assados, como tortas, pães e bolos.

canola

O que é canola?

Canola é o nome dado a uma cultivar chamada colza. O termo canola, portanto, é uma adaptação do nome em inglês canadian oil low acid, que na tradução para o português significa: óleo canadense de baixa acidez. Assim, o vegetal acabou sendo rebatizado.

Apesar dos diferentes conceitos, o importante é que a colza e a canola são a mesma planta. Outra característica importante sobre a planta é a sua carga genética. Vale ressaltar que na maioria das culturas produzidas atualmente, o vegetal passou por alguma modificação em seus genes.

Um dos principais objetivos desse processo é aumentar a tolerância das plantas, tanto em relação ao ataque de pragas como ao uso de herbicidas.

Benefícios do óleo de canola

Afinal, você sabe para que serve a canola? A produção e o processamento do vegetal dão origem a um produto comestível muito utilizado atualmente: o óleo de canola.

canola

Para ganhar essa titularidade, portanto, é necessário que o óleo contenha pelo menos 2% de ácido erúcico. O produto apresenta muitos benefícios e as mais variadas formas de uso. Alguns deles, são:

  • O óleo pode ser utilizado como uma alternativa ao combustível diesel.
  • É utilizado no processamento industrial de plásticos, por exemplo.
  • O óleo é rico em vitamina E e vitamina K.
  • Possui baixo nível de gordura saturada. Assim, o óleo é considerável um dos mais saudáveis que existe.
  • Algumas características do óleo em relação à sua composição, são: 7% de gordura saturada, 64% de gordura monoinsaturada, 28% de gordura poliinsaturada.

Plantio de canola

A plantação de canola tem mostrado uma preferência crescente entre os produtores, principalmente na região Sul. Também chamada de “soja de inverno”, a oleaginosa é uma alternativa para quem deseja cultivar nos meses mais frios do ano.

O plantio do vegetal deve ser realizado entre os meses de março e maio, no solo corrigido em relação à acidez e fertilidade. Uma das vantagens da planta é que ela é pouco exigente em relação ao frio e, além disso, consegue sobreviver às geadas leves.

A colheita da canola pode sofrer algumas variações, mas geralmente deve ser realizada entre os 85 e 90 dias após o plantio.

Origem da canola

A história conta que a origem da canola é bastante antiga, cerca de dois mil anos antes de Cristo. A princípio a espécie era cultivada na Índia, logo também ganhou espaço na China e no Japão.

canola

Devido à sua adaptação a climas frios, por volta do século 13 a Europa iniciou o plantio do vegetal. Com a Segunda Guerra Mundial, houve uma grande demanda de lubrificantes para os navios e máquinas a vapor. Assim, a planta começou a ser cultivada também no Canadá, assim como na América Latina.

Embora os países vizinhos já tivessem registrado o cultivo da canola, as primeiras produções do vegetal em território brasileiro surgiram apenas nos anos de 1970.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo