O óleo de soja faz bem à saúde se consumido de forma correta

Home » Agricultura » O óleo de soja faz bem à saúde se consumido de forma correta
28/04/2019 by
O óleo de soja faz bem à saúde se consumido de forma correta

Versátil, o óleo de soja é utilizado na culinária e como fonte de energia

Todos conhecem o óleo de soja, mas será que já pararam pra pensar sobre como ele é produzido? E quais são os mitos e verdades sobre esse produto tão popular?

Embora o óleo de soja seja amplamente utilizado, os benefícios dele para a saúde ainda são muito questionados. Entre as informações que circulam, a mais disseminada diz respeito à suposta influência desse alimento no surgimento de doenças cardíacas. No entanto, o óleo de soja pode, sim, fazer bem à saúde. Tudo depende da forma como é utilizado.

Óleo de soja

O que é óleo de soja?

O óleo de soja é um óleo vegetal refinado extraído da semente da soja. É um subproduto rico em gordura poliinsaturada, ômega 3, ômega 6 e vitamina E. O produto é uma mistura de ácidos graxos e seu estado físico, em temperatura ambiente, é sempre líquido.

Embora tenha muita gordura, é menos calórico do que os óleos de origem animal como manteiga, banha, entre outros. Todavia, deve ser consumido com moderação.

Óleo de soja faz mal?

A ingestão na quantidade adequada pode ser muito benéfica, mas os cuidados com o uso do óleo de soja vão além do controle da quantidade.

É fundamental controlar a temperatura usada para aquecê-lo na panela. Isso porque, quando é aquecido demais, ele sofre alterações em suas propriedades e se transforma em uma fonte de substâncias tóxicas (peróxidos, acroleína).

Essas substâncias podem aumentar o colesterol ruim, provocar doenças do coração e oxidação das células. As toxinas também surgem quando o produto é reaproveitado na produção de frituras ou refogados.

Ou seja, o óleo de soja faz mal quando é superaquecido ou reaproveitado. Portanto, o importante é o cuidado com a utilização no preparo dos alimentos.

Se utilizado de forma correta e consumido com moderação, traz diversos benefícios. Entre eles:

  • Contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso
  • Tem ação anti-inflamatória
  • Faz bem ao coração
  • Ajuda a regular o nível de colesterol

O óleo de soja é comumente usado no preparo de frituras, mas é a base dos refogados e também pode ser usado em assados. Quem não gosta de azeite (ou tem intolerância ao alimento) também pode usar óleo de soja cru para temperar saladas. No entanto, não use mais do que meia colher de sopa. Uma colher cheia tem 98 calorias.

Óleo de soja

Óleo de soja na produção de combustível

A preocupação com a preservação ambiental é cada vez maior, por isso há uma incessante busca por alternativas sustentáveis na produção de combustíveis. Por essa razão, o óleo de soja também começou a ser utilizado como matérias-primas para a produção de biodiesel.

Utilizados majoritariamente no setor de transportes, os biocombustíveis podem ser aplicados puros em motores adaptados, ou misturados com diesel ou com gasolina. Este combustível, segundo pesquisadores, tem diversas vantagens. Entre elas o fato de ser uma fonte renovável de produção, além de ajudar a reduzir a emissão de gases poluentes.

O uso de óleo de soja para a produção de combustível é realidade no mundo todo. No entanto, no Brasil, ele representa mais de 80% da demanda total na produção de biodiesel.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo