Canteiros: populares no campo, eles ganham espaço na área urbana

Home » Agricultura » Canteiros: populares no campo, eles ganham espaço na área urbana
15/02/2019 by
Canteiros: populares no campo, eles ganham espaço na área urbana

Canteiros são adaptáveis a vários tipos de situações, por isso têm presença em diferentes lugares do país

Os canteiros são muito populares no modelo da agricultura, pois sua função é importante no cultivo de plantas e hortaliças. Além disso, num mercado em crescente, este método é interessante para vendas internas, como em feiras e mercadinhos da região.

Geralmente os canteiros têm características que os fazem ser reconhecidos com tal. A localização em espaços onde a exposição ao sol é grande pode ser citada entre seus principais atributos. Além disso, seu terreno fértil é outra característica que se faz constantemente presente nos locais onde o canteiro é encontrado.

Pessoas trabalhando em canteiros

O que são canteiros?

De aparência simples, porém eficiente para produções, o canteiro é um pequeno espaço na fazenda destinado a plantações. A área é separada em blocos para facilitar a locomoção e remoção dos alimentosSua popularidade em fazendas é grande, pois sua utilização corta gastos em diferentes frentes, como na da alimentação. Porém, a serventia desse espaço vai além, e seu uso também está ligado a práticas como:

  • Canteiro de plantas: as plantas são poderosas amigas em qualquer lugar. Seja para purificar o ar, enfeitar o ambiente ou cuidar da energia do local. O tamanho é relativo e pode variar de acordo com o espaço disponível para o terreno.
  • Canteiro Caseiro: atualmente, ter um canteiro caseiro é algo muito natural. O trabalho que antes era característica apenas do campo, hoje, também aparece na área urbana. Já os cuidados são iguais ao do campo, porém, redobrados, por conta de se tratar de uma área urbana.
  • Canteiro de flores: o canteiro de flores deixa o lugar com um odor mais agradável e o caminho até a residência mais harmonioso.

Seu uso produtivo e venda interna – como foi dito anteriormente – é interessante para a melhoria do canteiro e de toda a fazenda. Muitas vezes, para cortar gastos, mercados regionais acabam negociando a compra dos produtos de canteiros próximos dali. Dessa maneira, é cortado também o custo do longo percurso do caminhão.

Outro ponto interessante é que os fazendeiros podem acabar optando por fazer a sua própria feira. Já que, com isso, podem atrair um público fiel e aumentar o giro capital para a fazenda. O fato é que um canteiro quase sempre traz rentabilidade, independente da forma como seu plantio é negociado.

Canteiro suspenso

Este tipo de canteiro funciona quase que igual aos outros tipos. As diferenças são poucas. Canteiros verticais trabalham com itens como bambu, garrafa pet, pneus e outros. Além do mais, este tipo de horta é interessante por conta de ser sutil, ocupando pouco espaço nos ambientes. Para um canteiro urbano, essa prática é essencial.

canteiros de flores

Como fazer um canteiro?

Um canteiro necessita de muita atenção e cuidado, por isso, para fazer um canteiro que funcione de maneira eficiente, é necessário seguir alguns passos considerados essenciais, como:

  • Escolha do ambiente: Como foi dito anteriormente, é de total importância a escolha de uma parte onde o canteiro fique exposto ao sol. Porém, a exposição ao sol não significa ficar torrando massivamente. Afinal, exposição demais pode dar efeito oposto a atividade.
  • Compostagem: A compostagem é um processo de utilização de alimentos como ovo e legumes com o intuito de dar nutriente ao solo. Deste modo, gerando bons frutos futuramente.
  • Rega: Após fazer o plantio, é necessário uma rega periódica, para que assim, as plantações cresçam de maneira saudável para uso.

Todo o processo de cuidado com os canteiros trará bons fruto para o agricultor. Porém, é necessário muita atenção e paciência, visto que podem surgir imprevistos que atrapalhem futuros projetos. E o controle de pestes e adubação são providências necessárias para garantir um cultivo de qualidade.

Agro20 | Portal Vida No Campo