Cavalo Quarto de Milha é classificado como a raça mais veloz

Inicio » Pecuária » Cavalo Quarto de Milha é classificado como a raça mais veloz
18/03/2019 Por
Cavalo Quarto de Milha é classificado como a raça mais veloz

As oportunidades a partir da escolha do cavalo Quarto de Milha

A raça americana de cavalo quarto de milha é famosa por ser a mais veloz e por colaborar no controle de rebanhos na região Sul e Centro Oeste do Brasil.

O cavalo quarto de milha chama atenção por suas diversas colorações de pelagem e por suas inúmeras qualidades. É uma das raças mais utilizadas em vaquejadas.

Cavalo Quarto de Milha preto

O que é cavalo quarto de milha?

Cavalo quarto de milha é o nome dado a uma raça de cavalo proveniente dos Estados Unidos. A origem do cavalo quarto de milha tem sua formação a partir do cruzamento de cavalos ingleses, espanhóis, indígenas e ibéricos. Assim, sua geração aconteceu com a chegada dos europeus em terras norte americanas, em meados de 1611. Quarto de milha tem seu uso praticamente voltado para sela, corridas, hipismo rural, apartação e vaquejada.

História do quarto de milha

Em meados de 1611, no período de colonização inglesa, chegaram nas províncias dos Estados Unidos algumas éguas de origem inglesa, cruzadas com cavalos mustangues usados pelos indígenas, que foram levados pelos espanhóis até a América. Esse cruzamento resultou em cavalos mais musculosos, firmes, dóceis, mansos e adequados para corridas de curta distância.

A escolha destes animais foi feita a partir das necessidades de criação de gado, o Quarto de Milha foi usado constantemente para capturar o gado que se desviasse. Assim, seu principal papel era o trabalho nas fazendas. Mesmo com o desenvolvimento dos meios de transporte, os cavalos garantiram suas funções.

Colonizadores da região oeste dos Estados Unidos começaram a usar este cavalo em corridas, principalmente no final do dia, depois de já terem capturado o gado. As corridas eram de grande importância para os criadores, pois passaram a ser sua fonte de renda econômica.

Essa prática virou hábito na região. O caminho percorrido era de curta distância, pelas ruas das cidades pequenas. Então, ficou definida que distância do percurso seria de ¹/4 de milhas. Assim foi estabelecido o nome da raça.

Na cidade do Texas (México), em 1940, foi criada a primeira instituição de criadores da raça quarto de milha. Seu nome inicial era Quarter Horse Association e no ano de 1942 sua sede foi transferida para Amarillo. Atualmente, o número de registro dos cavalos contabiliza 2,96 milhões.

Origem do quarto de milha no Brasil

O quarto de milha no Brasil chegou no ano de 1955. Os Estados Unidos exportou para o país cerca de 6 cavalos, para um empresário que visava aprimorar as raças de seus cavalos através de cruzamentos. Assim, em 1969 foi criada em solo brasileiro a Associação Brasileira dos Criados de Quarto de Milha (ABQM).

Nos dias atuais, este cavalo participa principalmente de competições esportivas. Na região do Nordeste brasileiro, ele é muito usado em vaquejadas. Empresários pertencentes ao setor industrial e ao agronegócio são os principais criadores no país.

No Brasil, alguns cavalos desta raça receberam homenagens no Hall da Fama pela ABQM, devido as grandes qualidades e importância na história.

Características do cavalo quarto de milha

As principais características físicas desta raça são, basicamente:

  • Cavalos com altura variável de 1,50 a 1,62;
  • Seu peso é de aproximadamente 500 kg;
  • Sua cabeça possui um tamanho pequeno e peso leve, com orelhas também pequenas, atentas e afastadas, tem um focinho pequeno e grandes narinas, com face musculosa e boca levemente aprofundada;
  • Seu par de olhos é grande e muito afastados entre si, devido a grande largura de sua testa.
  • Musculatura bem definida e arqueada;
  • Sua pelagem é diversificada, podendo ser alazã tostada, alazã, castanha, preza, lobuna, zaina, rosilha, baio, tordilha, baio palomina ou amarilha. Uma curiosidade envolvendo sua coloração é que animais pampas, brancos e pintados não são registrados;
  • Possui um andar reto, baixo, natural e harmonioso;
  • Vivem em média de 25 a 30 anos;
  • Fêmeas possuem um pescoço mais longo, uma garganta mais fechada e menor musculatura desenvolvida.

Pelagens oficiais

Cavalo Quarto de Milha no pasto

Os cavalos Quarto de Milha são classificados e registrados principalmente pela cor de sua raça. O padrão de pelagem que foi estabelecido consiste que os pelos brancos presentes no corpo não tenham mais de 10 cm² de área.

Sendo assim, as principais pelagens dos cavalos registrados são:

  • Quarto de Milha Alazão: é o tipo de pelagem mais comum. São animais com pelos de coloração mais avermelhada, com crina, cauda e membros da mesma cor. O cruzamento de cavalos desta pelagem resultando sempre em cavalos alazões.
  • Quarto de Milha Baio: são animais com pelos de coloração mais dourada ou amarelada, com cauda, membros e crina de cor preta.
  • Quarto de Milha Preto: consiste em animais com pelos da mesma cor na cauda, membros e crina.
  • Quarto de Milha Tordilho: consiste na presença de pelos brancos no corpo do cavalo, que aparecem primeiro na cabeça e todos vão se espalhando por toda a parte do corpo, conforme o animais vão crescendo. Para que ele seja tordilho, um de seus criadores também serão.

Qualidades da raça

A raça quarto de milha possui muitas qualidades, fazendo com que tornem-se uma boa aposta para os criadores.

Seu temperamento é rústico, dócil, manso, seguro e inteligente. Os cavalos desta raça possuem grande facilidade de adaptação a qualquer situação.

Ele consegue partidas mais rápidas e paradas mais repentinas, além de ter condições favoráveis para mudar de direção e grande habilidade de girar sobre ele mesmo.

Pode ser considerado como um instrumento de força, difícil em ser derrotado, otimizador de plantel e transporte. Além disso, está em primeiro lugar no ranking de cavalos mais versáteis do mundo, utilizado especialmente em corridas, trabalhos e conformações.

Motivos para criar o quarto de milha

Cavalo Quarto de Milha baio

A partir de suas qualidades, muitos empresários do setor agro apostam na criação do quarto de milha, já que a raça, além de ser veloz, é muito vantajosa.

Por ter um corpo muito adequada, a raça é muito boa para esportes do mundo country. Seus montadores e criadores conseguem administrá-lo facilmente.

O cavalo quarto de milha de corrida é um dos mais premiados, principalmente aqueles que participam de vaquejadas na região Nordeste do Brasil.

Alguns cavalos desta raça são muito valorizados e isso dependerá do passar do tempo, em que a valorização tende a aumentar. Quando não valorizado para competição, o animal é valorizado para reprodução. Uma das maiores possibilidade de lucro giram em torno de R$5 milhões.

Grande parte do mercado da raça no país é atracado por provas e esportes, fator que ajuda no aumento da comercialização. Devido a alta intensidade da pecuária de corte no país, o cavalo quarto de milha é muito usado para comandar o gado de alguns pastos, como os do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Tags: ,

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo