Cortes bovinos – Brasil lidera lista de maiores exportadores de carne

Inicio » Pecuária » Cortes bovinos – Brasil lidera lista de maiores exportadores de carne
04/02/2019 Por
Cortes bovinos – Brasil lidera lista de maiores exportadores de carne

Cortes bovinos movimentaram cerca de US$ 5,3 bilhões em 2016, colocando o segmento entre as principais atividades econômicas do país

O Brasil é o maior exportador de cortes bovinos do mundo, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, e esta prática é uma das principais atividades da economia brasileira. Em 2016, a receita do segmento no país atingiu cerca de US$ 5,3 bilhões. Em fazendas e frigoríficos, a pecuária de corte – como é originalmente conhecida – emprega 1,6 milhões de pessoas.

Ainda em nota, o IBGE afirmou que a popularidade dos cortes bovinos só ocorre por conta do grande rebanho do país – de aproximadamente 215 milhões de cabeças de gado. O número é maior que o da própria população brasileira, que em 2017 passou dos 200 milhões de habitantes.

Cortes bovinos

O que são cortes bovinos?

Cortes bovinos são o processo divisão das partes mais importantes dos animais produzidos no setor da agropecuária. Estes cortes são feitos depois da limpeza do animal e sua devida divisão corporal, selecionando as diferentes e mais populares porções da carne para consumo. Entre elas carnes nobres como picanha, maminha, filé mignon e costela.

Principais cortes bovinos

  • Filé Mignon

Conhecido por ser um dos cortes mais caros e populares de todo o mercado, o filé mignon é um corte de carne bovina para quem gosta de carnes mais magras,visto que esse é um de seus principais atributos.

  • Contrafilé

Assim como o filé mignon, o contrafilé é um dos tipos de cortes bovinos mais procuradas em todo o mercado. Além do churrasco, a peça também pode ser utilizada na grelha na hora de ser feita em bife.

  • Picanha

A carne que fica localizada na região posterior do boi é um dos cortes bovinos nobres mais populares na hora de fazer um tradicional churrasco. Isso porque sua suculência e praticidade na culinária chamam atenção, e a peça pode ser utilizada de inúmeras formas. Desde assada inteira no forno ou na churrasqueira, até em espetinhos tradicionais –  cortados e servidos em pequenos pedaços.

  • Patinho

Com a alta crise financeira em todo o país, o patinho é uma das carnes maior custo-benefício de todo o mercado, uma vez que pode ser apreciado em tiras, frito ou recheado no forno.

Gado usado para cortes bovinos no pasto

  • Fraldinha

A fraldinha, como se tornou popularmente conhecida, é uma das carnes mais procuradas para cozidos e na hora de ser moída, visto que é uma carne barata em relação às outras encontradas no mercado.

  • Baby Beef

Tradicionalmente, o baby beef é uma peça popular em alguns países da América do Sul, inclusive no Brasil. A carne que surgiu do coração da alcatra é bastante procurada por conta de sua textura e sabor agradável. A peça é bastante utilizada em churrascos.

Brasil líder em exportação

De acordo com dados do Ministério da Agricultura, 81% da população brasileira é consumidora de cortes bovinos. O levantamento afirma que o país está entre os maiores consumidores de carne em todo o mundo. O país fica atrás apenas de Austrália, Estados Unidos, Israel, Argentina e Uruguai.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo