Cebolinha é tempero saboroso e que oferece benefícios para a saúde

Inicio » Agricultura » Cebolinha é tempero saboroso e que oferece benefícios para a saúde
14/08/2019 Por
Cebolinha é tempero saboroso e que oferece benefícios para a saúde

Cebolinha é utilizada para temperar os mais variados pratos

Diversos são os alimentos que podem beneficiar a nossa saúde e, embora não seja consumida como um prato principal (e sim como uma espécie de tempero); a cebolinha é um dos que fazem parte deste grupo especial.

É sabido que, na culinária brasileira, a cebolinha é bastante utilizada em saladas cruas ou para temperar outros alimentos; como o feijão ou até mesmo quiches, por exemplo. No entanto, essa erva não se limita ao Brasil, e é utilizada com frequência em culinárias de praticamente todo o mundo; tendo seus aroma e sabor característicos como prováveis responsáveis pela sua grande popularidade.

Cebolinha é um tempero saboroso e com diversos benefícios para a saúde

O que é cebolinha?

Cebolinha é a folha de uma planta chamada Allium schoenoprasum. Trata-se de uma erva que atinge um máximo de 30 centímetros de altura e possui folhas roliças de coloração verde escura, além de algumas flores rosas e bastante chamativas. Originária da Europa, a cebolinha também é conhecida como cebolinha francesa ou cebolinho em terras portuguesas.

A cebolinha, de maneira geral, é uma erva bastante perfumada e está presente em quase todas as culinárias do mundo. Utilizada há centenas de anos, ela é popular não somente pelas sua característica de dar sabor em receitas; mas também pelas suas propriedades medicinais.

Principais propriedades da cebolinha

Além de ajudar a dar sabor, podemos citar uma série de vantagens entre as principais propriedades da cebolinha. Para se ter uma ideia da quantidade de características que ela reúne, em uma única colher de sopa com 3 gramas da erva estão presentes:

  • Uma caloria;
  • Menos de uma grama de gordura, proteína ou carboidrato;
  • 3% da ingestão diária recomendada de vitaminas A e E;
  • 6,6 microgramas de vitamina K, conhecida como vitamina anti-hemorrágica;
  • 3 microgramas de folato;
  • 3 miligramas de cálcio;
  • 1 miligrama de magnésio;
  • 2 miligramas de fósforo;
  • 9 miligramas de potássio.

Benefícios da cebolinha

Entre os muitos nutrientes das folhas da Allium schoenoprasum se destacam itens que se caracterizam como benefícios da cebolinha. Além de ajudar a melhorar as condições de saúde do corpo, vale citar que ela também contribui bastante para o bem-estar no dia a dia; influenciando outros aspectos da saúde como a concentração e até o humor.

Cebolinha é um tempero saboroso e com diversos benefícios para a saúde

Prevenção de diversos tipos de câncer

Talvez um dos benefícios mais importantes da cebolinha seja a sua atuação na prevenção de diversos tipos de câncer. Estudos apontam que ela auxilia na prevenção do câncer de colo e do reto. Isso se deve, principalmente, a presença de compostos organossulfurados entre as propriedades do vegetal; que também contribuem para riscos menores de problemas cardiovasculares.

Melhora da saúde óssea

Como já dissemos anteriormente, a cebolinha é um alimento que contêm vitamina K. Dessa maneira, ela pode favorecer a saúde óssea, melhorando a qualidade e resistências destas estruturas em todo o nosso organismo.

Melhora do humor

Além de contribuir para a saúde óssea, a vitamina K presente na cebolinha ainda pode melhorar o nosso humor. Ela possui papel importante na produção dos hormônios do bem-estar; incluindo a serotonina, a dopamina e a norepinefrina.

Melhora do sono e concentração

Outro aspecto influenciado pela vitamina K é o auxilio na qualidade do sono e da concentração, contribuindo para nosso aprendizado e memória. Além disso, ela ajuda a manter a nossa membrana celulares estruturadas, colaborando para a transmissão de impulsos nervosos.

Fortalecimento da imunidade

A vitamina C presente na cebolinha é conhecida por beneficiar o sistema imunológico. Além disso, A alicina presente no alimento e em maior quantidade no alho também tem propriedades antibacterianas, antifúngicas, antivirais e antiparasitárias, que contribuem para a nossa saúde.

Prevenção de anomalias cardiovasculares

A cebolinha também inclui ingredientes que evitam o coágulo sanguíneo e as grandes quantidades de vitamina C ajudam na elasticidade dos capilares sanguíneos. Além disso, o ácido fólico ajuda a aumentar a circulação sanguínea e a vitamina C facilita a assimilação de ferro dentro do organismo.

Dessa maneira, além de proporcionar uma melhor circulação, a cebolinha ainda atua na prevenção e até mesmo no tratamento de diversas anomalias cardiovasculares. Além disso, a erva é rica em alicina, que atua contra o mau colesterol e melhora a saúde do coração.

Atua como desintoxicante natural

Por possuir propriedades diuréticas bastante suaves, quando combinada com outros elementos, a cebolinha pode atuar na desintoxicação corporal. Durante o processo, é comum que a cebolinha ajude na eliminação de toxinas, sais, água e até mesmo gordura de nosso organismo.

Fora isso, receitas com cebolinha ainda podem proporcionar uma pele mais limpa, uma vez que possuem betacaroteno; cabelos mais fortes, através do estímulo do fluxo sanguíneo; e ajudar em tratamento para baixa libido, uma vez que é considerado um alimento afrodisíaco.

Como consumir a cebolinha na rotina?

Por ser um excelente tempero, a cebolinha pode ser facilmente adicionada à nossa dieta. Além disso,  devemos lembrar que acrescentar cebolinha é uma excelente maneira de dar mais sabor às refeições sem aumentar calorias extras, gordura ou sódio. Ou seja, você acrescenta sabor da maneira mais saudável possível.

Cebolinha é um tempero saboroso e com diversos benefícios para a saúde

Uma técnica bastante utilizada é acrescentar a cebolinha francesa ao final do preparo da receita. Dessa maneira, você pode manter os benefícios da cebolinha e suas propriedades nutritivas. Também é indicado usar uma faca bem afiada para cortá-la. Caso contrário, o sabor de seus nutrientes poderão ser dissipados na bandeja de corte de legumes.

A cebolinha combina com muitos pratos, e os que mais fazem sucesso são os preparos com ovos, queijos, quiches, fritadas e batatas. Também é excelente para cobrir cremes, sopas e saladas. Vale lembrar que existem poucos relatos de reações negativas. No entanto, uma quantidade excessiva de cebolinha, com elevada concentração de compostos orgânicos fortes, pode causar desconforto gástrico.

Como cultivar a cebolinha

Para aprender como plantar cebolinha, o ideal é que você tenha noção de clima, luminosidade, solo e irrigação. O comum é que este tipo de planta se desenvolva principalmente em regiões onde as temperaturas variam entre 13 e 24 graus. É importante que a luz solar atinja diretamente a erva por pelo menos uma ou duas horas por dia.

Além disso, para que a cebolinha cresça de maneira saudável, é interessante que o solo seja bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. A irrigação deve ser frequente para que o ambiente fique sempre úmido, mas é importante que ele não permaneça encharcado.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo