Gordura vegetal pode auxiliar no controle do colesterol ruim

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28/05/2019 Por
Gordura vegetal pode auxiliar no controle do colesterol ruim

A gordura vegetal é encontrada em diversos alimentos, incluindo frutas, sementes e óleos

O consumo da gordura vegetal insaturada pode trazer benefícios para a saúde, como a redução do “colesterol ruim”. Assim, ela pode substituir produtos que fazem mal para o organismo, como os alimentos industrializados.

A gordura vegetal tem sua origem em vegetais, como o próprio nome já diz. Alguns alimentos onde ela pode ser encontrada são nos abacates, sementes e óleo de coco.

Gordura vegetal

O que é gordura vegetal?

Gordura vegetal é o tipo de gordura que tem origem em fontes de vegetais, quase sempre na forma de óleos. Existem diversos tipos de gordura, entretanto, eles são divididos em dois grupos principais: de origem animal e vegetal.

Os especialistas consideram que a gordura é importante na alimentação, contudo, deve-se evitar aquelas que podem prejudicar a saúde, como a gordura trans e a hidrogenada. Estas geralmente estão associadas ao aumento do “colesterol ruim”.

O ideal, portanto, é optar pelos tipos mais saudáveis – as chamadas insaturadas. Elas ajudam a dar sabor aos alimentos e ainda contribuem para o “bom colesterol”, quando consumidas de forma correta.

Principais características da gordura vegetal

Todos os tipos de gordura podem ser consumidos, desde que seja de forma moderada. Ainda assim, os especialistas orientam que se dê preferência às gorduras saudáveis na hora de preparar a alimentação. Sendo assim, para fazer sua escolha, conheça algumas características da gordura vegetal:

Gordura vegetal

  • Formada basicamente por ácidos graxos mono e poli-insaturados
  • É conhecida como uma “gordura do bem”
  • Auxilia na redução do colesterol ruim (LDL)
  • Dentro deste tipo está a gordura hidrogenada. O recomendável é que esta seja evitadas

Conheça alguns exemplos de alimentos com gordura saudável

Diversos tipos de alimento podem auxiliar em uma alimentação saudável. Assim, alguns exemplos de gordura vegetal que podem ser consumidos de forma sadia, são:

  • Abacate
  • Nozes
  • Sementes
  • Azeitonas
  • Amendoim
  • Tofu
  • Soja
  • Linhaça
  • Óleo de girassol
  • Óleo de milho

O que é a gordura animal, então?

A gordura animal é aquela que tem sua origem em animais, ou é um produto derivado deles, como o próprio nome diz. Ela está presenta nas carnes de gado, suína e de frango, por exemplo. Também se encontra nos ovos, leite e derivados.

Gordura vegetal

A gordura animal também é importante, porém, quando consumida de forma inadequada, pode aumentar os níveis de colesterol. Por isso pessoas que possuem algum tipo de doença cardiovascular devem ficar atentos ao consumo destes alimentos.

Mais detalhes sobre os tipos de gorduras

Como vimos, a gordura vegetal está dividida em subgrupos, e nem todos eles são necessariamente saudáveis. A gordura hidrogenada, por exemplo, é bastante comum e está presente praticamente todos os dias em nossa rotina. Ela faz parte de pães, bolos, assados e frituras, já que este tipo de produto requer textura e maciez.

A produção da gordura hidrogenada conta com uma modificação na estrutura da gordura vegetal. Isso acontece quando se adicionam átomos de hidrogênio aos ácidos insaturados do óleo. Assim, o óleo que antes era líquido passa a se tornar espesso e consistente, o que auxilia na produção das receitas. Contudo, é necessário ter cuidado com a ingestão exagerada destes produtos industrializados.

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