CEMIG – Saiba tudo sobre a Companhia Energética de Minas Gerais

Inicio » Agronegócio » CEMIG – Saiba tudo sobre a Companhia Energética de Minas Gerais
31/10/2019 Por
CEMIG – Saiba tudo sobre a Companhia Energética de Minas Gerais

A CEMIG é uma das mais importantes indústrias ligadas ao comércio de energia elétrica do país e tem importância no mercado internacional

Localizada em Minas Gerais, a CEMIG representa uma grande indústria no mercado brasileiro e internacional. Dessa maneira, oferece energia elétrica de diversas formas para boa parte do estado de Minas Gerais e alguns usuários livres pelo país.

Diferente de saber como cultivar e manejar a terra, entender como funciona o mercado da CEMIG pode ser muito proveitoso. Além disso, oferece outras oportunidades sem que você precise necessariamente ter uma indústria ou qualquer comércio para investir.

cemig

O que é CEMIG?

CEMIG é a sigla de Companhia Energética de Minas Gerais e, como já dito, é uma empresa de energia elétrica. É uma das mais famosas no Brasil e com reconhecimento internacional.

Oferece diversas oportunidades de emprego e ações no mercado. Além disso, atende quase nove milhões de consumidores no Estado de Minas Gerais. Isto, fora os consumidores livres que estão espalhados pelo país.

A CEMIG representa cerca de dezoito por cento desse mercado total. Além disso, seus acionistas batem recordes e correspondem a mais ou menos cento e quarenta mil ao todo. Isso, por conseguinte, gera uma rotação grande de dinheiro o tempo todo e gira o mercado nacional.

Além disso, a empresa é um pouco diferente de todas as outras conhecidas no país. No total, cuida de oitenta e nove usinas de energia.

Sem dúvidas, a concessionária não deixa a desejar em diversos aspectos ao atender todo o Estado de Minas Gerais e boa parte do Rio de Janeiro. Também é dona da Light e se estende, com seu poderio, por vinte e quatro cidades do Brasil. O que fornece um bom mercado para investimento, no fim das contas.

O que são as ações CEMIG?

As ações CEMIG, muito diferentes de qualquer outro mercado, representam um investimento diferente do seu dinheiro.

Como já dito, a CEMIG possui cerca de cento e quarenta mil acionistas. Isto em mais de trinta e oito países, incluindo o Brasil. Vale mencionar, também, que a concessionária tem uma cotação até mesmo na Bolsa de Nova Iorque, além da Espanha e Estados Unidos.

As ações CEMIG são muito importantes porque garantem o funcionamento de todas as usinas da empresa e mantêm a rotatividade do mercado maior.

Dessa maneira, é importante entender um pouco sobre o que são as ações CEMIG antes de investir.

cemig

Mas, afinal, o que são ações?

No mercado empresarial, as ações representam os meios ativos mais populares da Bolsa de Valores e são uma pequena parcela daquela empresa. Logo, ao investir nessa ação, você está comprando um pequeno pedaço da empresa e se tornando um sócio.

Essa é uma forma da empresa garantir seu capital sem que seja necessário recorrer a empréstimos. À medida que a ação sobe ou desce, você ganha ou perde dinheiro, dependendo da quantidade investida, naturalmente.

Por isso, as ações CEMIG devem ser estudadas com muita cautela para que se conheça melhor como anda o mercado da CEMIG e no que se deve ou não arriscar. Somente assim você tem garantias de reaver uma boa parte do seu dinheiro e com lucros.

Quem pode investir na Companhia Energética de Minas Gerais?

Por se tratar da Companhia Energética de Minas Gerais, é comum pensar que as ações da CEMIG só podem ser compradas por mineiros, certo? Errado!

A empresa é importante internacionalmente e apresenta um bom número de acionistas nos Estados Unidos e na Europa.

No entanto, ao contrário da compra de crédito de carbono, investir em ações não é tão seleto assim. Basicamente, qualquer pessoa pode investir em ações e com qualquer quantia de dinheiro.

Claro que se você investe quantias mais altas, tem um retorno muito maior desse dinheiro, ao passo em que obtém resultados menores quando investe menos. Portanto, é preciso conhecer bem a empresa em que se vai investir, além de conhecer como anda o mercado de ações e suas particularidades.

Logo, é comum pensar que investir na CEMIG é algo realmente muito fácil dado o grande número de acionistas existentes.

Mas não se deixe levar por contos de fadas, pois é preciso estudar bem o cenário de maneira geral e conhecer o mercado de ações antes de investir seu dinheiro. É preciso saber, portanto, que nem sempre a bolsa estará subindo e que, muitas vezes, você pode perder dinheiro. É assim que funciona.

Portanto, ainda que qualquer um possa investir em ações da CEMIG, é ideal estar preparado. Estude um pouco sobre o mercado, entenda como funcionam as finanças e os riscos desse tipo de investimento. Com certeza, essas são as melhores maneiras de conseguir lidar com tudo que irá resultar disso, mesmo que as consequências sejam de fato positivas.

cemig

A CEMIG oferece um ótimo retorno

Com um número de acionistas tão grande e crescendo sempre que possível, as ações da CEMIG só podem indicar um bom cenário. E por se tratar de uma empresa de energia elétrica, dificilmente passará por grandes problemas, diferente de empresas e aplicativos online, que estão sempre sofrendo constantes mudanças.

Dessa maneira, o cenário positivo da CEMIG faz com que muitas pessoas tenham esperança sobre esse investimento. No entanto, como já dito, é preciso entender esse mercado, porque nem só de esperança vive o homem.

Ao saber exatamente o que se está fazendo, entrar no mercado de ações é simples, mas não deixa de ser arriscado. Todo investimento representa um risco, e não seria diferente com uma concessionária do porte da CEMIG.

Tenha em mente exatamente o que está fazendo e saiba que é necessário ter paciência. Apesar de venderem a ideia das ações CEMIG como um sonho possível, não é sempre que o cenário estará positivo. E não é sempre que você obterá lucro disso, uma vez que as ações estão sempre se alterando por diversos motivos.

Mesmo diante de tudo isso, não há como negar a importância da CEMIG para o mercado brasileiro. Esta, que é a maior empresa integrada do setor de energia elétrica de toda a América do Sul, tem grandes planos e perspectivas de crescimento.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo