Manejar corretamente culturas e solo evita prejuízos econômicos

Home » Agronegócio » Manejar corretamente culturas e solo evita prejuízos econômicos
27/09/2019 by
Manejar corretamente culturas e solo evita prejuízos econômicos

Manejar animais também é importante para desenvolver a agropecuária

Manejar, de acordo com o dicionário, significa manusear ou tratar algo com as mãos. Na agricultura, o manejo é de extrema importância tanto para conservação do solo como para o desenvolvimento de culturas. Além disso, manejar as pragas corretamente também contribui para a área se desenvolver.

Do ponto de vista da pecuária, manejar os animais que serão destinados a pecuária de corte, de modo a evitar seu estresse é fundamental para o desenvolvimento da atividade. Entenda mais sobre os diferentes manejos e sua contribuição para o agronegócio.

manejar

Como manejar e conservar o solo?

Manejar o solo de maneira inadequada pode resultar na sua degradação. Para tanto, existem algumas técnicas de manejo e conservação que impedem que isso aconteça. São elas, preparo convencional, preparo mínimo, plantio direto e plantio semi-direto.

O manejo do solo envolve fazer a classificação, irrigação, correção e adubação corretos. Além disso, outras técnicas envolvem realizar o controle de queimadas e tomar as providências cabíveis ao detectar erosão ou degradação.

O que é Manejo Integrado de Pragas?

O Manejo Integrado de Pragas consiste em utilizar técnicas apropriadas a fim de evitar que estes seres provoquem danos. Esse tipo de manejo é voltado à associação entre o ambiente e a praga.

Fazer o manejo correto das pragas e das doenças por elas causadas, evita ainda o uso de químicos prejudiciais ao meio ambiente e a saúde animal e vegetal. Além disso, ao controlar a quantidade de pragas na sua lavoura, o produtor não terá prejuízos econômicos.

O uso de sementes e variedades resistentes a prática e atividades agrícolas, como por exemplo, rotação de cultura e seleção de áreas de plantio, servem para manejar as pragas adequadamente. Outras ações de Manejo Integrado de Praga incluem controle físico, mecânico, químico e biocontrole.

Quais são as dicas para manejar corretamente o gado de corte?

Para manejar o gado, que será destinado a pecuária de corte, algumas ações são fundamentais. De maneira resumida, acompanhe algumas delas.

  1. Manejar o animal de maneira a evitar o estresse;
  2. Identificar cada animal da propriedade, informando, inclusive grupos genéticos;
  3. Ao comprar animais de outros produtores, identificar e registrar sua origem;
  4. Fazer acompanhamento constante dos animais, registrando sua produção e reprodução, individualmente;
  5. As vacas, quando estiverem em período gestacional, devem ficar no mesmo pasto, no último mês de gestação;
  6. Os bezerros ao nascer devem ser identificados;
  7. Vacas e seus filhotes devem ir para o pasto de cria, 15 dias após o nascimento e lá devem ficar até os setes meses de idade do bezerro;
  8. Manter animais em boas pastagens;
  9. Completar alimentação do bezerro no desmame com algum suplemento alimentar;
  10. Ao castrar touros, usar torquês de Burdizo.

O manejo animal adequado garante o bem-estar do seu rebanho e a segurança daqueles que trabalham com o gado. Além disso, manejar o boi ou vaca assegura a boa qualidade ao produto que dele se originará.

manejarQuais são as boas práticas agrícolas?

As boas práticas agrícolas são as recomendações cujo objetivo é orientar produção, transporte e processamento de alimentos.

Manejar adequadamente o produto assegura que a saúde não está suscetível a riscos. Além disso, o manejo correto protege o meio ambiente.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo