Chopp de vinho se destaca pelo sabor exótico e inovador

Inicio » Agronegócio » Chopp de vinho se destaca pelo sabor exótico e inovador
05/10/2020 Por
Chopp de vinho se destaca pelo sabor exótico e inovador

Chopp de vinho pode ser a nova moda entre os apreciadores de uma bebida diferente. Algumas frutas brasileiras podem ser utilizadas em bebidas alcoólicas diversas e exóticas. Assim, esse tipo de chopp também se torna uma novidade no ramo das bebidas com teor alcoólico. Isso porque o seu sabor excêntrico chama a atenção e é muito bem-vindo para os apreciadores de cerveja ou vinho.

Além disso, o chopp de vinho pode ser uma ideia inovadora e lucrativa para quem trabalha nesse ramo. Aliás, o segmento artesanal tem crescido há certo tempo no Brasil.

Chopp de vinho

O que é chopp de vinho?

Chopp de vinho é uma bebida que, ao contrário do que o nome indica, não possui cerveja ou chopp em sua composição.

Então, afinal, o que é chopp de vinho?

Essa bebida nada mais é do que o vinho gaseificado, tirado no copo como se fosse um chopp, inclusive com colarinho. Embora a aparência seja de chopp, o que se toma é um vinho puro, apenas gaseificado.

Ainda assim, a novidade pode ser deliciosa e bastante lucrativa. O investimento nessa área pode ser algo interessante. Ainda mais se você optar por vinhos diferenciados para fazer sua bebida. Por exemplo, você pode oferecer um chopp de vinho branco para seus clientes, o que é bem diferente e saboroso!

O que importa realmente é você inovar em suas receitas e acompanhar as novidades do mercado. Isso porque o público alvo pode estar sempre se alterando e necessitando de novos sabores.

Como fazer chopp de vinho?

Se a ideia de investir nesse ramo te agradou e você quer descobrir como fazer chopp de vinho, não se preocupe!

O que precisamos deixar claro é que há duas maneiras de fazer essa bebida: a certa e a errada. Vamos começar pela mais fácil, a errada, ou seja, a que contém chopp e pode ser feita de modo caseiro.

Possíveis erros

Em primeiro lugar, você deve escolher um chopp de seu gosto e separar um vinho gostoso. Escolhidas as bebidas de sua preferência, começa o preparo. Assim, você deve separar 300 ml do chopp escolhido.

Em seguida, separe o vinho escolhido e acrescente aos poucos no chopp. Deixe misturar e não utilize utensílios. O ideal é que se misture a bebida apenas com o mexer do recipiente.

Não há exatamente uma medida para se misturar o vinho com o chopp, é tudo do seu gosto. Isso porque, dependendo das bebidas escolhidas, o sabor pode se alterar. Então, procure entender o seu paladar.

Se ficou muito doce ou muito amargo, você deve alterar as proporções. Tendo em vista isso, é importante experimentar aos poucos para ver se está do seu gosto.

Essa receita não chega muito perto da versão “correta”. Assim, se você quer realmente investir no verdadeiro chopp de vinho para servir em seu estabelecimento, precisa aprender a fazê-lo do jeito certo.

Chopp de vinho

Preparo do chopp de vinho

Como vimos, o chopp de vinho é a bebida gaseificada. Ela deve ser servida com pressão, através de um cilindro de gás carbônico, recebendo uma filtragem para ganhar o famoso colarinho, e por fim passar por serpentinas resfriadas de modo que a bebida se mantenha gelada por mais tempo.

Então, bastaria escolher um vinho, colocá-lo no barril e servi-lo com pressão?

Não.

Nem todos os tipos de vinhos ficariam saborosos passando por esse procedimento.

Para fazer um bom chopp de vinho, o ideal é optar pelo tipo frisante, como o moscatt. Ele possui densidade leve, pouco açúcar e baixo teor alcoólico, tornando o resultado mais agradável ao paladar.

Como começar no ramo do chopp de vinho?

Depois de ter entendido como fazer a bebida, é preciso entender como começar nesse ramo. Ainda que você não tenha que se preocupar com insetos na lavoura, há outras preocupações a se tomar.

Primeiro de tudo, é preciso ter o equipamento necessário. Tudo isso pode ser aprendido em cursos a respeito de chopps de vinho.

Depois dessas medidas tomadas, você precisa começar a acompanhar o mercado. Assim sendo, pesquisar o que há de novidade, fazer workshops e entender os sabores. Fazer pequenos cursos sobre vinhos também pode ajudar.

A ideia do chopp de vinho pode criar diferentes sabores dependendo do vinho escolhido, então, você pode fazer o seu do jeito que bem entender.

Além do mais, aprender a estipular o preço com base nos ingredientes e no lucro, é importante. Portanto, se você utilizar vinhos mais caros para realizar a sua bebida, não tenha medo de cobrar um valor mais elevado. Afinal, somente você sabe como lidar com essas contas, então, ninguém além de você pode precificar seu trabalho.

Depois disso, basta investir na divulgação do seu trabalho com afinco. Redes sociais são ótimas atualmente e podem expandir seu público. Além disso, promover experimentações pode ser uma ótima forma de provar que sua bebida é realmente única e deliciosa.

Chopp de vinho

Público do chopp de vinho

O ramo de bebidas artesanais pode ser bem concorrido. Ainda mais se você pensar que muitas pessoas inovam em sabores diversos de chopp de vinho. Então, é preciso fazer uma boa divulgação para que seu trabalho seja contratado e sua base de clientes aumente.

Dessa maneira, para além das muralhas das redes sociais, explore também o mundo real. Assim como existem feiras de queijos artesanais, há as de cervejas e chopps artesanais, bem como de vinhos. Logo, inscreva a sua marca e participe dessas feiras, de quantas puder.

O público dessas feiras é diversificado e enorme. As vendas podem aumentar bastante em um comércio novo. Além disso, conversar com os clientes nesse momento pode garantir contratos em lanchonetes e restaurantes diversos.

Ainda que a maior parte do dia seja de experimentação, você ainda pode obter lucro. Então, não hesite em participar dessas feiras, porque elas podem aumentar sua base de clientes rapidamente.

Tendo em vista todas as informações apresentadas, investir no ramo do chopp de vinho pode ser bem lucrativo. Além disso, é uma ideia que está em alta e precisa de inovação. Para tanto, trabalhe com sua criatividade e crie sabores memoráveis para qualquer apreciador.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo