Queijo maasdam se destaca pelo sabor amendoado e suas olhaduras

Home » Agronegócio » Queijo maasdam se destaca pelo sabor amendoado e suas olhaduras
13/01/2020 by
Queijo maasdam se destaca pelo sabor amendoado e suas olhaduras

Levemente adocicado, o queijo maasdam contrasta muito bem com frios e saladas

Criado na cidade holandesa de mesmo nome, o queijo maasdam tem um sabor e aparência um tanto peculiar, parecendo aqueles queijos de desenhos animados. Isso devido sua aparência, com os furinhos, que na verdade chamamos de olhaduras. Porém, da mesma forma que é bonito, também é saboroso e pode ser usado em várias receitas.

O queijo maasdam, feito tradicionalmente com leite de vaca, apresenta uma massa semi-dura, com grandes olhaduras, que conferem um charme especial e agradam não só ao paladar, mas também aos olhos.

queijo maasdam com olhaduras

O queijo tipo maasdam, por seu sabor levemente adocicado, é perfeito para aperitivos em happy hours, sanduíches e em tábuas de queijos, servido com presunto e pepinos. Eventualmente, devido a sua versatilidade, o queijo maasdam pode ser usado na cozinha mais elaborada. Na culinária mais sofisticada, quando derretido, pode ser utilizado em fondues e como toque especial em molhos para massas e até sopas.

Apesar de sua consistência firme, é macio por dentro, e sua maturação pode levar de 4 a 12 semanas. O maasdam possui um alto teor de gordura, cerca de 45%, e foi desenvolvido nos anos 90 como uma forma mais econômica do popular queijo emmental, o tradicional queijo suíço.

Isso porque o emmental também possui um sabor levemente adocicado, com menos umidade que seu semelhante holandês.

Maasdam gouda

Contudo, atualmente o termo “gouda” é uma classificação, onde vários queijos com características semelhantes se encaixam e que são produzidos em várias partes do mundo. O maasdam também apresenta algumas semelhanças com este queijo.

Portanto, ambos fazem parte do grupo de queijos com a consistência semi-dura, com casca lisa, amarelada e encerada. Igualmente de origem holandesa, o gouda também recebeu o nome de sua cidade de origem.

Mesmo com as semelhanças de sabor, ambos levemente adocicados, o gouda não apresenta, necessariamente, as charmosas olhaduras, ao contrário do maasdam.

queijo maasdam é ideal para fondues

Ademais, para aproveitar seu queijo na culinária, além de receitas tradicionais, segue uma dica de preparo de filé mignon com recheio de queijo maasdam.
Você vai precisar de:

  • 1kg de filé mignon;
  • 200g de queijo maasdam;
  • 2 unidade(s) de pimenta dedo-de-moça;
  • 1 xícara de azeite;
  • 2 pitada(s) de sal;
  • 1 litro de vinho tinto;
  • 1 pedaço de barbante;
  • Alecrim ou erva (a gosto);
  • 1 pitada(s) de pimenta-do-reino.

Preparo

Primeiramente, é necessário abrir o filé mignon ao meio e espalhar o sal juntamente com a pimenta do reino e o alecrim. Acrescente como recheio o queijo maasdam e a pimenta dedo de moça (sem as sementes) e amarre tudo com barbante para fechar.
Em seguida, coloque o preparo em uma frigideira com o azeite de sua preferência e deixe a carne selar de todos os lados. Vire com cuidado para assar de todos os lados por aproximadamente 25 minutos. Quando estiver pronta, retire e coloque em uma tábua ou recipiente para carne e sirva em pedaços fatiados.

Por fim, para ampliar ainda mais o cardápio, temos a possibilidade de harmonização do queijo maasdam com cervejas e vinhos. A iguaria vai muito bem com vinhos como Malbec, Gewurztraminer, Chardonnay, Zinfandel Branco, Sauvignon Blanc, Merlot e Chianti. Já com as cervejas, as mais indicadas são Lager e Pale Ale.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo