Clima temperado é caracterizado por estações bem definidas

Inicio » Meio Ambiente » Clima temperado é caracterizado por estações bem definidas
02/01/2021 Por
Clima temperado é caracterizado por estações bem definidas

Quatro estações do ano muito bem definidas é uma das principais características do clima denominado temperado. Esse clima predomina em boa parte dos países europeus e também marca presença na América do Norte, Sul e Ásia.

Contudo, divide-se o clima temperado em categorias. Todas apresentam características semelhantes, entretanto, apresentam variações. A precipitação é igualmente distribuída ao longo do ano. O interior dos continentes, entretanto, é a exceção.

Clima temperado

O que é clima temperado?

Clima temperado é um dos tipos de variáveis atmosféricas registradas em determinados períodos do ano.

Isso significa dizer que se encontra na região entre os dois círculos polares e também entre os dois trópicos. Por isso, o clima temperado se encontra em grande parte da América do Norte, no centro norte da Ásia e, claro, também na Europa.

Uma de suas principais características são as quatro estações bem definidas. Isso quer dizer que as áreas “temperadas” passam por maior variação de clima e umidade dentro de um mesmo ano. Em outras palavras, o inverno e o verão costumam ser bem acentuados.

Importante deixar claro a diferença entre clima e tempo, pois se costuma fazer muita confusão. Os termos muitas vezes são tratados como sinônimos, contudo, tratam de questões diferentes, ainda que próximas.

Tempo se refere a um estado momentâneo da nossa atmosfera, ou seja, é uma condição passageira.

Veja o seguinte exemplo:

“Hoje está chovendo em Salvador”.

O tempo não representa o clima.

O clima representa uma condição climática permanente que só pode ser definida após a aplicação de estudos aprofundados e coleta de dados dos especialistas.

Os tipos climáticos recebem influência de vários fatores que estão condicionados à região do local analisado. Vejamos mais detalhes a seguir.

Características do clima temperado

Conforme apontado anteriormente, esse tipo de clima tem estações do ano muito bem definidas. Portanto, as áreas na qual predominam sofrem variação térmica considerável ao longo do ano.

Ele marca presença em 2 hemisférios distintos e pode sofrer variações de acordo com o local onde ocorre. Além disso, ele é dividido em três tipos, conforme descrito a seguir.

Tipos de clima temperado

Os tipos de clima dessa categoria são três:

  • Oceânico;
  • Continental;
  • Mediterrâneo.

Começando pelo primeiro, o clima temperado oceânico tem influência das massas de ar vindas do oceano, por isso, ocorre muito no litoral.

As chuvas desse tipo de clima ocorrem com maior regularidade. Se encontra em latitudes médias, próximas aos litorais. Sua precipitação é abundante e, durante o ano todo, bem distribuída.

Além disso, tem baixa amplitude em termos de temperatura. Na prática, isso significa invernos mais rigorosos e verões amenos. Não por acaso, é o tipo de clima mais comum na Europa.

Já o clima temperado continental tem característica diversa. Difere do oceânico por ter altas amplitudes térmicas anuais. Isso significa inverno rigoroso e verão também intenso.

Encontra-se o temperado continental no interior dos continentes. Suas chuvas são mais escassas, porém bem distribuídas ao longo de um ano.

Esse clima é mais comum de ser encontrado em regiões da Europa, Ásia e América do Norte.

Agora, sobre o tipo de clima temperado mediterrâneo. Como o próprio nome não deixa mentir, é o clima próprio do Mar Mediterrâneo. Também comum na Itália e na Grécia. Suas estações são bem definidas. O verão tem secas e altas temperaturas.

No mediterrâneo, a amplitude térmica é baixa. O inverno se caracteriza pela umidade e temperaturas amenas.

Clima temperado

Tem clima temperado no Brasil?

Vimos que o clima temperado se encontra na América Latina, principalmente na Argentina. Mas, e no Brasil?

O Brasil conta com vários climas, o que é natural por ser um país continental, com regiões tão diferentes. A mistura de povos, culturas e raças é uma marca de nosso povo e essa lógica permanece quando se trata de clima.

Para que tenha uma ideia, o Brasil conta com os seguintes climas:

  • Tropical;
  • Tropical atlântico;
  • Equatorial;
  • Tropical de altitude;
  • Tropical semiárido.

Contudo, o Brasil tem o total de 6 tipos de clima. Um deles é justamente o temperado.

Portanto, sim, no Brasil tem clima temperado. Mas, em qual região predomina esse clima no país?

Certamente encontra-se no Brasil nas zonas de latitudes médias. Portanto, isso significa entre os círculos polares e entre os trópicos existentes.

Em outras palavras, situa-se entre o Trópico de Câncer e o de Capricórnio e entre o Círculo Polar Ártico e o Antártico.

E qual seria a região brasileira situada entre todos esses trópicos e círculos? A região Sul. Com mais precisão, estamos falando dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Contudo, o clima mais associado ao Brasil é o do clima subtropical. E isso se deve ao fato de estar localizado na região sul do Trópico de Capricórnio. No entanto, mundialmente, conhece-se a região como clima temperado.

Qual a diferença entre clima tropical e temperado?

E já que tocamos no assunto, certamente vale falar mais a respeito: qual a diferença entre clima tropical e temperado?

Sem dúvida, a diferença principal concentra-se na constância, isto é, no tempo. O temperado, na época mais quente, passa dos 10 °C. Já na época mais fria, fica entre 3 °C e 18 °C.

O clima tropical, por sua vez, não tem concessão. Permanece a mesma temperatura o ano inteiro. Mas, qual temperatura? Mais para o frio ou mais para o calor?

Mais para o calor. A temperatura do clima tropical fica acima dos 18 °C o ano inteiro. Já o temperado, não. Mesmo seu calor sendo, às vezes, tão intenso quanto o do tropical, ele passa por período de inverno.

Clima temperado

Qual a vegetação do clima temperado?

No clima temperado, predominam as florestas temperadas. A vegetação desse tipo de floresta tem oferta de variedades de vegetais reduzida e se caracteriza por ser homogênea.

Além disso, tratam-se de florestas bem mais abertas, ou seja, com árvores mais espaçadas. Ainda falando sobre as árvores, as mais comuns em vegetação de clima temperado são as do tipo “caducifólias”. Elas perdem completamente suas folhas com a chegada da época mais fria do ano.

A floresta de clima temperado também se caracteriza por ter árvores de coloração amarelada, vermelha ou alaranjada no outono. Nas zonas com clima temperado, outra vegetação comum são as pradarias.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo