Cobertura vegetal é todo tipo de vegetação que cobre um terreno

Inicio » Meio Ambiente » Cobertura vegetal é todo tipo de vegetação que cobre um terreno
10/08/2020 Por
Cobertura vegetal é todo tipo de vegetação que cobre um terreno

A cobertura vegetal se trata de um dos tipos de vegetação de origem tanto natural quanto plantada por terceiros

Essa cobertura vegetal possui a intenção de ocupar um certo espaço ou terreno. Portanto, a cobertura vegetal é uma defesa altamente relevante para a natureza. Uma vez que é algo que atua como um tipo que protege o solo da erosão, conserva a fauna e a flora.

Além disso, a cobertura vegetal tem a capacidade de ajudar o equilíbrio da temperatura. No entanto, não se deve cometer o erro de confundir com área verde. Isso porque essas áreas verdes são entendidas como espaços com plantas, como parques e as praças.

Cobertura vegetal

O que é cobertura vegetal?

Cobertura vegetal é um tipo de cobertura fortemente afetada por mudanças sazonais ocorridas por particularidades da fenologia de espécies, que são mudanças na quantia de folhas da plantação. Isto de acordo com o órgão nacional Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (IBAMA).

Sendo assim, a fenologia se refere ao campo científico que tem a missão de estudar a relação entre o clima e os fenômenos biológicos esporádicos.

Clima e cobertura vegetal

Quando falamos sobre clima e cobertura vegetal, devemos observar que as construções vegetais, sobretudo as matas, contam com uma missão muito relevante na defesa da terra. Elas reduzem o impacto do escoamento superficial, na harmonia natural, na conservação das espécies silvestres, oportunizando a sobrevivência dos bichos e ainda a manutenção dos recursos naturais.

Sendo assim, essas formações são associações específicas de vegetais que crescem a partir de um determinado clima, relevo e terra no local em que se encontram. O impacto do clima é de maior importância, existindo uma combinação entre essa formação e a área climática em questão.

Cobertura vegetal

Cobertura vegetal do Brasil

Em função das várias modificações no meio ambiente encontrado no Brasil, se percebeu a precisão de catalogar a cobertura que há no país.

Assim, sobre a cobertura do Brasil, no decorrer desse trabalho, o Ministério do Meio Ambiente avaliou os locais com domínio de vegetação nativa e espaços transformados em pastagens, lavouras, mineração, urbanização e faixas para reflorestamento.

A partir desse trabalho feito por entidades nacionais, se concluiu que a vegetação majoritária da cobertura vegetal da Amazônia é a floresta pluvial. Ou seja, uma formação que equivale a mais de 40% do bioma.

Já a região do Pantanal ainda era vista como bastante conservada até a metade da década de 2010, sendo que 85% da cobertura era nativa contra 12% de espaço modificado pela mão humana.

Cobertura vegetal

Já no Cerrado, se descobriu uma cobertura predominante de savana arborizada. Esse tipo de bioma equivale a um quinto de toda a extensão territorial.

A Caatinga, por sua vez, conta com uma cobertura original de mais de 60%. No entanto, esse ambiente é ocupado em 36% de seu espaço por regiões antrópicas.

A Mata Atlântica fora do alcance do homem gira em torno de 25%. Infelizmente, a maior parte de sua extensão já foi modificada pela sociedade.

Ainda se averiguou que 40% da cobertura vegetal dos Pampas é nativa, sendo que o restante foi alterado por homens e mulheres ao longo do tempo.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo