Cobra cascavel é nome genérico de cobras Sistrurus e Crotalus

Inicio » Meio Ambiente » Cobra cascavel é nome genérico de cobras Sistrurus e Crotalus
18/10/2020 Por
Cobra cascavel é nome genérico de cobras Sistrurus e Crotalus

A cobra cascavel é conhecida pelo seu chocalho e pode ser encontrada na América do Norte e do Sul. Essa cobra é extremamente venenosa e está concentrada no sudoeste do Estados Unidos e no norte do México.

Além disso, a cobra cascavel representa um perigo físico para o agricultor, que diariamente tem de lidar com outras questões que podem prejudicar o desenvolvimento do plantio.

Cobra cascavel

O que é cobra cascavel?

Cobra cascavel é uma das espécies mais venenosas do mundo. Sua principal característica é um chocalho na cauda, que reproduz um zumbido único.

Quando adulta, o tamanho da cascavel, uma das mais perigosas dentre as cobras venenosas, varia de 0,5 a 2 metros, mas algumas podem crescer até 2,5 metros.

O habitat da cobra cascavel

A cobra cascavel é sensível ao calor e, paralelamente, seu olfato auxilia na caça. Por isso, boa parte das espécies prefere habitats áridos e saem à noite para caçar. Portanto, tendem a se esconder durante o dia.

No geral, a cobra cascavel alimenta-se de pequenos mamíferos, especialmente roedores. Já as mais jovens preferem lagartos.

Entretanto, essa espécie é capaz de viver em diferentes tipos de habitats, que não correspondem necessariamente aos seus padrões.

É possível encontrá-la, por exemplo, nos desertos áridos, nos pântanos, florestas, dunas, dentre outros ambientes.

Quais são os tipos de cascavel?

Atualmente, existem em torno de 36 espécies de cascavel ao redor do mundo.

Só na Califórnia, por exemplo, existem 4 tipos diferentes de cobra cascavel. Confira:

  • Crotalus oreganus: ela é a cobra cascavel mais comum da Califórnia e pode ser encontrada em praticamente qualquer região, exceto nos desertos;
  • Crotalus atrox: essa cobra é considerada a mais perigosa do estado, graças ao seu comportamento agressivo. Inclusive, ela é responsável pela maioria dos casos envolvendo picadas fatais;
  • Crotalus cerastes: essa cascavel é mais conhecida como Sidewinder, devido ao seu bote característico que utiliza o próprio corpo para se impulsionar para frente. No entanto, costuma ser uma cobra pequena;
  • Crotalus ruber: também conhecida como Diamante Vermelho, essa cobra tem o veneno menos letal entre as espécies de cascavéis. No entanto, produz veneno em grandes quantidades.

Cobra cascavel

Cobras venenosas x interação humana

Raramente o encontro de uma cascavel com um ser humano resulta em uma visão positiva. E é justamente por isso que essas cobras são perseguidas e caçadas de formas ilegais.

É preciso ter em mente que os animais silvestres vivem em ambientes naturais e devem ser preservados.

Além disso, na maior parte das vezes, a cascavel está apenas tentando se readaptar ao sistema, uma vez que houve perda de seu habitat, forçando-a buscar comida em outras áreas.

Portanto, a cobra cascavel não tem a intenção de picar os seres humanos. Ela age apenas pelo instinto de proteção. E, antes de efetuar o bote, costuma gerar um ruído alto.

Por outro lado, é importante frisar que a cobra cascavel não é domesticável. Elas são cobras peçonhentas, portanto, uma mordida pode ser fatal.

Comportamento da cascavel

O comportamento dessa cobra varia de acordo com a espécie e região em que estão inseridas. A maior parte é solitária, por isso a cobra cascavel caça sozinha.

No entanto, algumas espécies podem caçar durante o dia; outras, à noite. Tudo depende das condições climáticas. Por exemplo: no deserto, devido às altas temperaturas, a cobra cascavel costuma descansar na sombra durante o dia.

Apesar de não se agrupar, uma cobra cascavel pode hibernar com outra na mesma cova.

Hábitos da cascavel

É comum que a cobra cascavel passe um bom tempo em sua toca que, basicamente, consiste em fendas rochosas. Inclusive, ela costuma hibernar durante o inverno.

Outro ponto curioso é que várias gerações de cobras cascavéis podem utilizar as mesmas tocas. Só para você ter uma ideia, essa espécie pode utilizar o mesmo covil por mais de 100 anos.

Além disso, engana-se aquele que acha que o único comportamento da cobra cascavel é seu chacoalhar, seguido do zumbido singular.

Elas podem adotar outros comportamentos defensivos como, por exemplo, se enrolar no próprio corpo e levantar a cabeça do chão.

Reprodução da cascavel

Boa parte das espécies costuma elencar a primavera para se proliferar. Sendo assim, as fêmeas desenvolvem os ovos dentro de seus corpos.

O período da gestação gira em torno de três meses, mas esse processo pode variar conforme a espécie.

Outro fato curioso é que a fêmea consegue armazenar o espermatozoide durante meses antes de fertilizar os óvulos. Além disso, a fêmea só dá à luz a cada dois anos, gerando cerca de 10 filhotes.

Vale lembrar que o filhote de cobra cascavel é independente. Portanto, após o seu nascimento, não carece de cuidados maternos.

Cobra cascavel

A cobra cascavel é venenosa?

Como você pode imaginar, a resposta é sim e essa picada é sinônimo de emergência médica. O veneno da cobra cascavel danifica os tecidos da pele, causando hemorragia interna.

Os sintomas de uma picada de cascavel envolvem várias sensações, como:

  • Tontura;
  • Dormência;
  • Vômito;
  • Visão embaçada;
  • Dificuldades respiratórias.

É importante frisar que um dos primeiros passos é fugir o quanto antes da cobra, pois há riscos de ela atacar novamente.

Além disso, o veneno leva apenas alguns segundos para ser transferido para as presas da cobra. Os sintomas começam a surgir de imediato, mas pioram conforme o tempo.

Se não obtiver tratamento, a picada da cobra cascavel irá interromper as funções corporais, resultando em morte ou danos graves a órgãos vitais.

No entanto, as perspectivas são positivas, caso a picada receba atendimento médico o mais rápido possível após o ocorrido. Inclusive, os adultos tendem a se recuperar melhor do que as crianças.

Até mesmo no meio ambiente podemos traçar um paralelo, uma vez que o veneno deixa de ser nocivo quando utilizado em quantidades adequadas.

Superstições sobre a cobra cascavel

A cascavel é perigosa, mas não tem o foco de atacar os seres humanos.

Portanto, se você vive em uma zona que contém essa espécie, é importante observar onde pisa e onde apoia as mãos. Em especial, se você for escalar ou acampar.

E essas são apenas algumas das principais curiosidades sobre a cobra cascavel. Afinal, cada espécie tem suas particularidades.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo