Colheita: como funciona o processo e de que modos pode ser executado

Inicio » Agricultura » Colheita: como funciona o processo e de que modos pode ser executado
11/02/2019 Por
Colheita: como funciona o processo e de que modos pode ser executado

A colheita é uma atividade agrícola milenar utilizada em muitos sistemas produtivos

A colheita possibilita coletar produtos no final de um ciclo produtivo para inúmeras finalidades de uso.

Com a possibilidade de ser realizada em diversos espaços onde o plantio é feito, a colheita encerra as atividades de produção de um ciclo dentro de um sistema de agrícola.

Mas afinal, o que é colheita?

A colheita é um método de coleta dos produtos que foram produzidos por um agricultor; ou seja, a coleta do seu plantio. Comumente este método é realizado por meio de máquinas para otimizar tempo. Entretanto, por ser uma técnica tradicional e que se aperfeiçoa há séculos, sua forma manual ainda hoje é vista – apesar não ser tão comum.

colheita de trigo

Como funciona a colheita manual?

De forma geral, a colheita é um processo agrícola de pequeno porte, que agrega maior qualidade os produtos plantados. É um princípio depende dos sentidos humanos como o tato e a visão. E é necessário uma espécie de instinto para perceber o momento ideal para realizar a colheita dos frutos ali cultivados.

A vantagem deste método é que os seus executores estão completamente imersos no processo. Por isso, o conhecimento adquirido em relação ao cultivo da plantação acaba se tornando ainda maior e único.

Embora possa ser feito por completo de maneira manual, a colheita exige o uso de alguns materiais auxiliares, como enxadas, cestas de palha para armazenar os produtos e facas para o corte de raízes superficiais.

Este tipo de colheita é geralmente de subsistência, ou seja, para consumo próprio. Portanto, o cuidado com os alimentos é feito individualmente. Isso possibilita observar imperfeições com maior facilidade, impedindo ingestão de frutos de má qualidade. Uma das maiores desvantagens é a quantidade de tempo gasto neste processo.

Como funciona colheita mecanizada?

O processo de colheita mecanizada é utilizado por agricultores de médio a grande porte, e faz o uso de maquinário específico. O investimento em máquinas como trator, com vibrações das barras ferro ao passar pelo campo do plantio, auxilia na rápida coleta.

A vantagem do uso do trator é a tecnologia que suas barras de ferro vibratórias oferecem. Isso possibilita, por exemplo, que sejam colhidos apenas os frutos maduros, mas não os verdes. Entre as desvantagens deste processo está o fato de ser um investimento muito caro. Ele também exige um cuidado maior na hora da colheita para que não haja danificação dos alimentos.

colheita mecanizada

Um dos maiores exemplos de colheita mecanizada pode ser visto na colheita do café, devido ao grande campo utilizado para o cultivo.

A colheita cafeeira é parte mais cara de todo o processo. Existem diferentes formas de executá-la, e no mercado produtor a mais comum é a derriça. O método de colher a partir desta máquina se classifica pela retiradas dos alimentos de forma rápida e constante, otimizando o processo.

Em seguida, são estendidos panos no chão para que os grãos de café caiam sobre ele. Então, os agricultores os recolhem e iniciam o processo de empacotamento para os parceiros comerciais.

Em conclusão, os tipos de colheita utilizados no mercado agrário influenciam diretamente no modo como os produtos saem da plantação e chegam na mesa do consumidor.

Agro20 | Portal Vida No Campo