Colheitadeira: vantagens da força mecânica em propriedades agrícolas

Inicio » Agricultura » Colheitadeira: vantagens da força mecânica em propriedades agrícolas
19/02/2019 Por
Colheitadeira: vantagens da força mecânica em propriedades agrícolas

A colheitadeira é uma máquina agrícola que moderniza e agiliza os trabalhos na lavoura

A primeira colheitadeira foi inventada para ajudar nas plantações de trigo e milho. Durante muitos anos, portanto, todo o trabalho era feito à mão, ou com ajuda de animais. Com a modernização das lavouras, a colheita manual foi sendo substituída pela colheita mecanizada – principalmente nas grandes culturas.

A colheitadeira é, então, um equipamento mecânico fabricado por diversas marcas, que auxiliam o produtor rural e otimizam o trabalho no campo. Dependendo do local do Brasil, pode receber diferentes nomes como colhedeira, colhedora ou ceifadeira.

Hoje, diferentes máquinas agrícolas são encontradas nas mais variadas plantações, como cana-de-açúcar, arroz, algodão, café e soja. Além dos benefícios econômicos, as colhedeiras também oferecem mais conforto para o agricultor, pois pode trabalhar sentado e até no ar condicionado (dependendo o modelo).

colheitadeira

Vantagens da colheitadeira mecânica

Uma colheitadeira mecânica pode trazer muitas vantagens para a propriedade, desde a redução de perdas até a otimização do tempo. Sendo assim, vale à pena considerar a aquisição destes equipamentos, principalmente para as grandes culturas. Confira alguns pontos positivos da colheita mecanizada:

  • Na agricultura de precisão o maquinário pode oferecer detalhes importantes para o produtor, o que ajuda no controle da propriedade
  • Se comparada à colheita manual, o uso da colheitadeira permite economia de custos
  • Existem muitas marcas e novos modelos no mercado. Portanto, o preço das colhedeiras se torna mais competitivo
  • A colheita é feita com mais precisão e rapidez. Sendo assim, o produto final apresenta mais qualidade
  • Para algumas espécies, foi comprovado que a colheita mecanizada impede ou desfavorece o crescimento de plantas daninhas. Assim, o produtor gasta menos com herbicidas

Colheita mecanizada: como fazer?

Para transformar a colheita manual de uma propriedade em colheita mecanizada, são necessários alguns cuidados. Sendo assim, o produtor deve tomar algumas medidas dependendo da cultura que é produzida na propriedade, como por exemplo: verificar se o solo está nivelado, confirmar o espaçamento do plantio, realizar a limpeza do solo e planejar as áreas de manobra da máquina.

Colheitadeiras e o futuro das plantações

O uso de máquinas na produção agrícola é um avanço para o segmento rural. Por isso, pensar em uma plantação sem o auxílio mecânico nos dias de hoje, é um retrocesso. A tecnologia vem favorecendo à agricultura em diversos setores, desde a produtividade dos grãos até na hora da colheita e distribuição. Sendo assim, o futuro agrícola é atrelado a equipamentos modernos e alta produtividade.

colheitadeira

Atenção: cuidados com a colheitadeira

Para aproveitar as vantagens do maquinário agrícola e evitar danos, são necessários alguns cuidados. Vale lembrar que a colhedeira é uma ferramenta que precisa de revisões periódicas. Portanto, é preciso estar atento:

  • Não esquecer das trocas de óleo e filtros, evitando transtornos e acidentes no campo
  • Sempre manter a cabine do operador limpa e higienizada, evitando assim possíveis doenças
  • Conferir as regulagens da colhedeira antes de iniciar o trabalho
  • Sempre verificar se as correias estão funcionando corretamente, sem contato com produtos químicos
  • Perceber as trepidações da colheitadeira e, sempre que isso ocorrer, checar o desgaste das polias e rolamentos
Agro20 | Portal Vida No Campo