Aprenda como fazer baião de dois, um prato tipicamente nordestino

Inicio » Agronegócio » Aprenda como fazer baião de dois, um prato tipicamente nordestino
08/10/2020 Por
Aprenda como fazer baião de dois, um prato tipicamente nordestino

Aprenda como fazer baião de dois, um prato típico da culinária nordestina e muito saboroso de ingredientes simples. Parece um pouco complicado ao ouvir o nome pela primeira vez, mas ao ver como fazer baião de dois, a receita fica simples e descomplicada. Com o uso de dois grãos fundamentais para a alimentação diária, o prato é preparado em poucas horas.

O nome do prato ficou popular a partir da canção “Baião de dois” de autoria de Luiz Gonzaga. O nome do prato não apenas tem a ver com como fazer baião de dois, mas também com a música da cultura popular brasileira, no nordeste do país.

como fazer baião de dois

O que é e como fazer baião de dois?

Como fazer baião de dois com ingredientes que estão normalmente em nossa cozinha? Baião de dois pode ser o nome da dança baião, que é uma música com coreografias típicas da região nordeste, em estados como Ceará, Bahia e também alguns estados no norte como Rondônia e Amazonas.

A música ficou conhecida pela voz de Luiz Gonzaga e em parceria com Humberto Teixeira os dois ficaram conhecidos como “reis do baião”. Mas aqui vamos falar de algo mais saboroso e com gostinho de comida caseira, que é o prato típico nordestino a base de arroz e feijão.

Por que baião de dois?

O baião de dois nordestino é preparado a partir da mistura brasileira de dois principais ingredientes, o arroz e o feijão. Esses dois ingredientes são muito comuns à mesa de qualquer brasileiro e se tornaram a base da alimentação de muitas pessoas. Além disso, o arroz e o feijão se completam em termos nutritivos, o que faz com que o alimento seja substancial para uma dieta rica em vitaminas e nutrientes.

O baião de dois tradicional recebe temperos que fazem com que essa comida fique ainda mais saborosa. Como todo prato típico nordestino, a pimenta é um dos temperos que está presente, juntamente à cebola, o alho, o pimentão e outras deliciosas iguarias. Esse prato ainda pode receber outros ingredientes como carne, ficando simplesmente irresistível.

O prato surgiu no meio rural, onde eram preparados os alimentos para que fossem consumidos no outro dia entre os períodos de trabalho no campo. Entretanto, o alimento tão saboroso e com tantos valores nutritivos virou marca registrada da comida nordestina.

Receitas de baião de dois

Para imaginar melhor o sabor desta iguaria, vamos observar o passo a passo de como preparar baião de dois. Sendo assim, confira os ingredientes do baião de dois tradicional:

Ingredientes

  • 500 gramas de feijão de corda seco;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 1 cebola picada;
  • 2 dentes de alho;
  • 100 gramas de bacon picado;
  • 2 colheres de chá de coentro;
  • 2 xícaras de arroz;
  • sal a gosto.

como fazer baião de dois

Para fazer a receita de baião de dois, você vai precisar cozinhar o feijão e o arroz separadamente. Para cozinhar o feijão, você deve deixa-lo de molho em água por pelo menos 2 horas antes do cozimento. Depois, você pode levá-lo ao fogo.

Esse processo é importante para que o grão absorva água e ative a quebra de amido no interior do grão por ativação enzimática, proporcionando assim um melhor cozimento. Então, em uma panela de pressão, deixe ferver por 30 minutos.

Em outro recipiente, você deve unir a cebola e o bacon juntamente ao azeite para fritar os ingredientes, em seguida deve ser adicionado o arroz. Ao verificar o branqueamento dos grãos de arroz, você deve adicionar água (2 xícaras) e sal a gosto.

Após cozimento do arroz e do feijão, você deve temperar o feijão com alho e coentro, e logo em seguida você mistura em um mesmo recipiente o arroz e o feijão.

Você pode acrescentar queijo coalho em pequenas fatias a fim de derreter e ainda enfeitar o prato com tomates cereja e temperinhos verdes, conforme a sua preferência.

Outras receitas de baião de dois

As demais receitas de baião de dois seguem o mesmo princípio da receita original, do baião de dois simples. Podem ser preparados com outros feijões, sendo o mais comum o feijão branco. Você pode fazer baião de dois com carne seca, e o preparo da carne é simples e deixa tudo mais saboroso.

Baião de dois com carne seca

A técnica da carne seca é utilizada no Brasil para a conservação do alimento. Ao retirar a água do alimento você diminui os índices de água disponível para atividade de microorganismos, o que permitirá que o alimento tenha maior durabilidade e também não necessite de congelamento.

Associada à técnica, é utilizado o sal o que também age evitando a deterioração do alimento. Sendo assim, a carne seca pode ser de diversos animais, sendo mais comum nos dias atuais em carnes de rês.

Para fazer o baião de dois com carnes secas, você deve seguir o modo de preparo do feijão e do arroz conforme a receita original:

  1. Cozinhe o feijão e o deixe temperado;
  2. Prepare o arroz, temperando-o apenas com cebola;
  3. Cozinhe a carne seca e a tempere como preferir;
  4. Misture os ingredientes;
  5. Adicione queijo de sua preferência (sugestão é o queijo coalho).

Nesta receita, você não precisa adicionar bacon, visto que a carne seca é muito saborosa e bem salgada.

como fazer baião de dois

Baião de dois cremoso

Outra receita que tem feito sucesso é o preparo de baião de dois cremoso. É uma receita um pouco mais gourmet em que é adicionado, além de queijo, creme de leite. Após cozinhar o grão de bico que deverá ser adicionado no lugar do feijão, você deve temperar o arroz com bacon, pimentão, cebola e até mesmo linguiça calabresa.

O diferencial do baião de dois cremoso é o molho feito com 4 queijos misturados ao creme de leite, o qual é derretido e adicionado ao prato. Além disso, você também pode utilizar como decoração do prato, variações de saladas verdes e tomates picados fresquinhos.

A iguaria é fácil de ser preparada. Nesta receita de como fazer baião de dois cremoso, o grão de bico oferece grande disponibilidade de energia. A receita é saborosa e muito nutritiva, sendo preparada de variadas formas e agradando a todos que experimentam.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo