Saiba como plantar cenoura para obter excelentes resultados

Inicio » Agricultura » Saiba como plantar cenoura para obter excelentes resultados
04/03/2020 Por
Saiba como plantar cenoura para obter excelentes resultados

Veja os métodos mais eficazes de como plantar cenoura, a raiz rica em carotenoides e muito apreciada no mercado brasileiro

Fonte de nutrientes e de compostos antioxidantes, o cultivo da cenoura tem se tornado crescente no Brasil devido ao aumento de seu consumo. Outrossim, a procura por produtos orgânicos têm sido cada vez maior. Desta forma, trouxemos algumas dicas de como plantar cenoura de forma orgânica.

Aprenda tudo sobre como plantar cenoura e tudo sobre os cuidados necessários com o cultivo. Saiba mais sobre o mercado, preços e como combater pragas na lavoura de forma simples, para produzir esse alimento comum na culinária e com grande demanda no mercado nacional e internacional!

como plantar cenoura

Como plantar cenoura?

Como plantar cenoura de modo a garantir o padrão das raízes e também conseguir um bom preço de venda no mercado são os principais assuntos que vamos abordar.

A cenoura é uma raiz de uma planta pertencente à família das Apiáceas. O nome botânico da cenoura é Daucus carotas. O  legume possui cor laranja e isso ocorre devido à presença de substâncias, presentes também no pimentão e no tomate, conhecidas como carotenoides.

No ciclo biológico da cenoura, precisamos esperar de 2 a 3 semanas para ocorrer a germinação. Pode ser semeada o ano todo e a colheita deve ocorrer após 90 ou 130 dias. É recomendado alguns pequenos cuidados a fim de que a cenoura consiga se desenvolver, e isso envolve a fertilidade e umidade do solo.

O vegetal é procurado devido aos benefícios da cenoura. A cenoura é fonte de antioxidantes, capazes de promover proteção para as células dos tecidos oculares, ajudando a garantir uma boa visão.

Além disso, as substâncias como o betacaroteno são excelentes para prevenir o envelhecimento de células e mesmo o desenvolvimento de tumores no organismo.

A cenoura possui vitaminas dos complexos A e B e C, as quais são importantes para o sistema imunológico e também para proteção do cérebro contra doenças degenerativas. Além do mais, a cenoura atua como coadjuvante para combate a anemias, doenças cardiovasculares e também protege o fígado.

Condições ideais para plantar cenoura

Para saber como plantar cenoura em casa ou para comércio, é preciso entender que a planta se desenvolve bem em solos profundos e úmidos. Além disso, é conveniente que o solo esteja solto, então, solos arenosos são os mais indicados. Também é importante que o solo não esteja demasiadamente ácido, sendo a faixa ideal de pH entre 5,7 e 6,8.

A cenoura é um vegetal de clima tropical, subtropical ou temperado, desde que tenha bastante disponibilidade de luz solar. A faixa de temperatura ideal para o desenvolvimento da raiz é em torno de 15 e 20 graus celsius.

Cenouras podem ser cultivadas em um mesmo terreno por cinco anos, período que recomenda-se realizar rotação de cultura para evitar esgotamento do solo. Pode ser feita a calagem do solo antes de semear.

como plantar cenoura

Recomendações

Uma importante recomendação é que seja feita a correta adubação do solo, utilizando húmus e esterco de animais, como aves ou ruminantes. Essa variedade possui o crescimento lento, sendo consideradas plantas com cultivo bianual. Saiba como plantar cenoura passo a passo.

Para semear, é importante respeitar o espaçamento de 5 a 10 centímetros entre as plantas, e 20 centímetros entre linhas. A semente precisa ser colocada até 1 centímetro de profundidade. Recomenda-se, logo após a semeadura, regar sem encharcar o solo.

O ato de regar o solo para que a planta possa crescer e se desenvolver deve ser frequente. Depois de um mês feita a semeadura, deve-se desbastar a planta. O plantio deve ser feito em solo anteriormente limpo, livre de plantas daninhas.

A cenoura pode ser cultivada de diversos modos, assim, como plantar cenoura em vaso é um exemplo de um modo de cultivo caseiro e que elimina os riscos de incidência de plantas indesejadas. O vaso precisa ser profundo, tendo ao menos 30 centímetros de altura, e ter uma boa drenagem de água.

Do mesmo modo, deve-se proceder para plantar cenoura em recipientes recicláveis, como plantar cenoura em garrafa pet.

Seja qual for o modo, a melhor lua para plantar cenoura é a minguante.

Como limpar o solo para o plantio?

Dependendo do tamanho da área que está sendo preparada para a plantação de cenoura, o solo pode ser limpo por meio de adição de herbicidas ou, então, para quem pretende realizar um cultivo orgânico, o melhor método é capinar o solo.

Ao remover as plantas indesejadas, o solo deve então ter o pH ajustado, sendo feita a calagem. Também deve ser feita a fertilização, adicionando fertilizantes aos canteiros.

Os canteiros podem ser elevados, realizando a identificação de onde deverão ser semeadas as plantas. Caso você deseje evitar o desenvolvimento de plantas daninhas, uma opção é proteger o solo em volta com uma lona preta, após 3 semanas da semeadura, deixando apenas as plantas desejadas livres da cobertura.

Como combater pragas da cenoura?

As pragas comuns que podem ocorrer na cenoura são:

  • Lagarta branca;
  • Mosca da cenoura;
  • Alfinete;
  • Pulgão.

Para combater pragas na plantação de cenoura, é importante consultar o técnico responsável que deverá indicar as medidas mais adequadas para a sua lavoura.

O uso de inseticidas pode ser uma opção, no entanto, para o cultivo orgânico, é importante evitar o uso de produtos químicos. Nessa perspectiva, recomenda-se o uso de predadores naturais, agindo com controle biológico de pragas.

como plantar cenoura

Doenças comuns na cenoura

A podridão negra e o bolo branco podem ser facilmente identificados na planta.

A fim de evitar que doenças como essas ocorram, é aconselhável pedir a opinião de um profissional agrônomo, o qual deve indicar o tratamento adequado das sementes ou mesmo o uso de cultivares resistentes.

Comércio e exportação da cenoura no Brasil

O quadro de comércio da cenoura no Brasil pode variar um pouco conforme a demanda do mercado interno. Segundo dados da Embrapa, em períodos de final de mês, após as festas de fim de ano ou Carnaval, pode haver uma queda significativa do consumo.

Contudo, isso não afeta os valores do produto. Há a estabilidade nos preços da cenoura também para exportação para o Uruguai e Argentina que fomentam meios de como plantar cenoura.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo