Cenoura é hortaliça cheia de benefícios e popular na mesa dos brasileiros

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24/07/2019 Por
Cenoura é hortaliça cheia de benefícios e popular na mesa dos brasileiros

Cenoura combate a degeneração visual e previne doenças

A cenoura é um tipo de raiz, fonte em vitamina A, constituída por minerais como sódio, cálcio e demais elementos imprescindíveis para a boa saúde. Essa verdura é uma das que mais se destaca na mesa dos brasileiros. É excelente para a visão, porque é repleta de betacaroteno; antioxidante é responsável pela proteção dos olhos e ainda colabora para que tenha uma boa função.

Portanto, a cenoura deve ser consumida regularmente, porque auxilia na prevenção das patologias como degenerações maculares, cegueira e cataratas. A verdura é composta também por luteína, outro tipo de antioxidante que faz a proteção dos olhos em relação a luminosidade que pode prejudicá-los.

Cenoura

O que é cenoura?

A cenoura é um legume composto por um carotenóide de nome “luteolina”. Este elemento é responsável pela redução dos déficits da memória que tenham relação ao envelhecimento e inflamações cerebrais. Bastante indicado em dietas alimentares – tanto pelos seus nutrientes como pela capacidade de saciar a fome – o legume é popular como fonte de benefícios e, inclusive, há quem acredite que a cenoura emagrece.

O alimento tem efeito antioxidante, fazendo a prevenção do envelhecimento celular e diversas outras doenças específicas. É recomendada para tratar problemas de pele e vários outros transtornos de saúde.

Benefícios da cenoura

As substâncias que são chamadas de carotenóides promovem o desempenho de proteção em diversas camadas da pele. Além disso, reduz os problemas de sensibilidade em relação à luz ultravioleta.

  • Imunidade mais forte

A cenoura é capaz de fortalecer a imunidade do organismo. Com isso, ele combate a infecção com maior facilidade. O que ocorre é que as cenouras são compostas por antioxidantes que protegem o corpo contra os radicais livres. Estes acometem a saúde pela poluição, cigarro ou, ainda, estresse. O tipo de hortaliça, portanto, possui vitamina A e vitamina C que promovem o reforço da imunidade, trazendo benefícios para o pulmão e o auxílio em alergias respiratórias.

  • Reduz o colesterol

Em razão de ser fonte de licopeno, que é um carotenóide que está presente na alimentação de cor vermelha, pode auxiliar a controlar o colesterol ruim. Portanto, perceba a cor deste legume. Quanto mais escuro ele for, mais licopeno tem. Trata-se de uma linha defensora, que reduz as alterações que oxidam provindas do LDL e, de forma consequente, os riscos das patologias cardíacas.

Ainda, a cenoura é fonte de fibras, permitindo a diminuição dos níveis do colesterol. Isto porque essas substâncias reduzem o processo de gordura absorvida pela região intestinal.

  • Ajuda a melhorar as atividades cerebrais

Justamente por toda a quantidade de betacaroteno presente na cenoura, é capaz de aprimorar as atividades de cognição e reduz os riscos de condições problemáticas com a memória e, até mesmo, demência, em razão do envelhecimento. Tais danos no cérebro acontecem em razão do estresse que vai oxidando e enfraquecendo os sinais nervosos, reduzindo a funcionalidade cognitiva.

Cenoura

Vitaminas da cenoura

A raiz de coloração laranja é rica em nutrientes que proporcionam uma saúde mais efetiva e melhor qualidade de vida, por conseguinte. Confira, dentre todas as suas propriedades, as que mais se destacam, juntamente dos minerais essenciais:

  • betacaroteno;
  • fósforo;
  • cálcio;
  • potássio;
  • sódio;
  • vitamina A;
  • vitamina C;
  • vitamina B2;
  • vitamina B3.

Conta com uma grande quantidade de fibras. Está disponível em feiras e mercados ao longo do ano inteiro. Contudo, sua safra acontece entre julho até janeiro. É usada bastante nas receitas culinárias e consegue, portanto, complementar pratos muito saudáveis.

Receitas com cenoura

São diversas as opções culinárias disponíveis, desde a cenoura refogada até canelones e sopas. O alimento é fonte de renda de muitos agronegócios. Além de dispor de um excelente sabor, é nutritiva e combate doenças.

Cenoura

Cenoura refogada

Os pratos com cenoura são grande atrativos da culinária e saborosos! Refogar o ingrediente é complemente de várias refeições e que dão o diferencial para restaurantes de sucesso. Além disso, é essencial para manter uma pele ainda mais bonita e saudável! O legume proporciona pratos deliciosos e, ainda, ajuda a combater problemas como acnes e alergias específicas.

Cenoura cozida

Cozinhar o alimento pode fazer parte de sopas e condimentos mais leves. Mas se quiser experimentar o melhor desse legume, cozinhe ao mesmo tempo em que estiver fazendo o arroz! Perceba que o prato simples fica repaginado! Além disso, pode usufruir de todos os nutrientes ao cozinhar o legume junto de frangos, carne de panela e uma série de alternativas deliciosas!

Canelone

Essa é uma receita deliciosa que pode servir aquele jantar de família ou amigos. Cozinhe as cenouras até ganharem bastante maciez. Em seguida, retirar o miolo e rechear, à preferência. A dica é usar e abusar dos queijos! Levar ao forno pelo tempo médio de 25 minutos e servir.

Sopa de cenoura

O mais gostoso sobre a sopa de cenoura é que ela pode ser misturada a diversos ingredientes como o brócolis. É importante contar com o auxílio de um eletrodoméstico para manter suas receitas mais fáceis e rápidas. Para tanto, pique os outros legumes e leve-os até o microondas. Assim que os alimentos cozinharem, deixe esfriar. Servir a sopa fria ou bem quentinha.

Cenoura

Pão de cenoura

Para essa receita deliciosa, faça uso do liquidificador, incorporando a farinha e despejando fôrma em retângulo. Assar por mais ou menos 40 minutos e confira um resultado saboroso. Esse legume, além de fazer parte de receitas deliciosas, tem pouca quantidade de calorias, facilitando que as alimentações tenham equilíbrio. Ela auxilia também na perda do peso. A média de calorias da cenoura é, portanto, de 35 calorias em 100 gramas do alimento.

Espaguete com abobrinha

Em apenas 20 minutos é possível elaborar um prato delicioso com legumes e macarrão. O que se destaca nessa receita é o molho com manteiga que dá o toque final para que a refeição esteja completa! Tem problema de pressão? O legume ainda é rico em potássio, elemento com efeito vasodilatador, capaz de melhorar o fluxo do sangue. Aproveite a receita para manter a saúde em dia.

Cenoura com bacon

Envolver palitinhos das receitas com cenoura com tempero, num bacon em tiras. Amarrar com aquele barbante da culinária. Aquecer muito bem a frigideira e grelhar os “medalhões” da cenoura, em temperatura baixa até que doure todo o bacon. Se quiser, pode assar em forno para um resultado ainda mais delicioso.

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