Curtume: entenda os processos da produção de couro

Inicio » Agronegócio » Curtume: entenda os processos da produção de couro
21/02/2019 Por
Curtume: entenda os processos da produção de couro

Curtume cresce no país e exportação de couro se torna uma das maiores

O curtume é um processo longo e trabalhoso para obter grandes resultados na indústria do couro. Além disso, sua operação vai desde a produção de peças de roupa como calças e jaquetas, até a produção de bolsas e sofás. Essas são  práticas populares do setor.

Hoje, o curtume é muito mesclado a tecnologias que melhoram sua produção. Assim, entregam melhores resultados para as empresas e, consequentemente, para o mercado consumidor.

Homens tralhando no curtume. Processo de lavagem

O que é curtume?

O curtume é o nome dado ao processo produtivo do couro ainda em seu estágio inicial. Desse modo, a empresa responsável por essa atividade prepara o couro para que seja utilizado na produção de diferentes produtos e acessórios de grande popularidade no mercado. Embora este seja o significado de curtume mais conhecido, o termo também pode ser caracterizado como processo produtivo ou como um estabelecimento.

Produção do couro

Quando um couro cru chega ao curtume, ele precisa passar por um longo processo de trabalho antes de chegar até a mão de quem irá trabalhar a pele. Por isso, algumas atividades são importantes no tratamento, sendo eles:

  • Salga: É o processo de armazenamento e transporte do couro. Uma vez esfolado, o couro precisa ser trabalhado o mais rápido possível para não apodrecer.
  • Remolho: Dentro deste processo é utilizado o trabalho de transformação da pele em couro. O processo consiste em remover o sal da pele.
  • Depilação: Nessa parte da atividade são utilizados produtos com a finalidade da remoção dos pelos do couro. O enxofre é bastante utilizado nessa técnica.
  • Caleiro: O caleiro tem a finalidade de tirar qualquer enzima do couro. Ele é muito utilizado pois sua eficácia chega a 100%.
  • Desencalagem: É o processo de remoção do cal, para assim colocar o couro em curtimento e seguir com as próximas atividades. Durante este mesmo processo, existe aquilo que eles chamam de purga. Processo que remove o que sobrou do caleiro.
  • Acidificação: É a ação pré curtimento. O ph do couro e acertado e os últimos reparos são feitos. Então, após isso é enviado para curtir.

Processo do curtume - homem checa as condições do couro

Vantagens do couro

A vantagem econômica relacionada às produções feitas a partir dos diferentes tipos de couro são aparentes. Durante os últimos 10 anos, o número de exportações de couro dobrou no país. Dados do Centro de Indústrias de Curtumes do Brasil – CICB mostram que o Brasil tem um negócio ativo com a exportação de couro para o exterior.  Hoje o Brasil exporta cerca de 65% de todo o couro fabricado no país.

Países conhecidos pela liderança de mercados voltados para a indústria da moda, como a Itália e Holanda, são grandes entusiastas do couro brasileiro. Além disso, na Ásia o couro é muito utilizado na indústria automotiva, pois a maioria dos bancos de automóveis são feitos a partir de couro.

Mesmo com o crescimento dos curtumes, outras alternativas de beneficiamento do couro vem sendo cogitadas. Isso porque organizações de todo o mundo ressaltam a importância do cuidado na indústria , visto que isso afeta diretamente ao meio ambiente. Com isso, crescem cada vez mais produções como a sintética e a ecológica.

Agro20 | Portal Vida No Campo