Produtor de uma carne de ótima qualidade, a raça devon é conhecida também pela rusticidade e docilidade
Uma das principais características do boi devon é o fato de ele ser capaz de converter pastos em uma carne de altíssima qualidade. Além disso, suas vacas possuem uma grande habilidade materna e seus bezerros são precoces, ou seja, crescem e se desenvolvem rapidamente.
Essa raça inglesa chegou ao Brasil em 1906, quando foi importada primeiramente do Uruguai e, mais tarde, diretamente da Inglaterra. O primeiro estado brasileiro a abrigar o gado devon foi o Rio Grande do Sul. A partir de então, passou-se a perceber sua rusticidade, sua precocidade, sua fertilidade e, como dito anteriormente, a ótima qualidade da sua carne. Além disso, as vacas devon são prolíficas e também possuem uma alta capacidade de produzir leite quando comparada às outras raças de corte.
Características do gado devon
Devon é uma das raças bovinas mais antigas do Reino Unido, tendo sido originada mais precisamente no sudoeste da Inglaterra. Sua presença era centrada ao norte de Devon. Nessa região, o clima chuvoso e úmido predomina e os invernos são extremamente frios e rigorosos. E foi lá que a raça se proliferou.
O boi devon possui um ótimo desenvolvimento. Sua estrutura é equilibrada e suas linhas são harmoniosas, formando um animal de porte médio. Sua pele corresponde a um amarelo alaranjado. A pigmentação escura ao redor dos olhos é um fator presente na raça que vive em climas tropicais a fim de proteger os animais da radiação solar.
Sua pelagem é abundante e assume a cor rubi. Os machos podem ter a pele branca na região do escrotal e as fêmeas na região do úbere. Outra diferença é que os machos possuem chifres em ângulos retos partindo da testa, enquanto as fêmeas possuem chifres em forma de lira. No entanto, a cor de ambos é de cera, com um tom castanho em suas pontas – nunca preta!
Uma de suas principais características é a resistência. Mas, ainda assim, sem dúvida alguma o boi da raça devon é conhecido pelo ótimo rendimento e qualidade da sua carne, que, inclusive, está entre as melhores do mundo. Possui também uma capacidade de conversão alimentar muito boa, portanto, são animais muito eficientes do ponto de visto econômico.
Além disso, suas fêmeas são muito férteis, com habilidade materna e dificilmente apresentam problemas na hora de parir. São também animais rústicos, precoces e muito dóceis. Assim, a união de todas essas características torna a raça excelente para realizar os sistemas de cruzamento.
Potencial da raça devon
A raça devon é conhecida por ser muito eficiente. Sua carne é de primeira qualidade, possuindo fibras finas e com grande sabor, principalmente nas peças menores. Por isso, é muito utilizada nos cruzamentos, onde o reprodutor transmite algumas das características abaixo:
- fertilidade;
- longevidade;
- ótima conversão alimentar;
- temperamento dócil;
- rusticidade (tornando o animal adaptável a condições naturais como clima e altitude, por exemplo);
- habilidade materna e potencial leiteiro.
Com a raça devon, todos os cruzamentos podem ser feitos. Deve-se apenas analisar as qualidades que precisam ser melhoradas para a produção. Por ser dócil, esse sistema pode ser feito de forma fácil e sem complicações.