Enxame de abelhas: inteligência e renovação dentro da colmeia

Inicio » Meio Ambiente » Enxame de abelhas: inteligência e renovação dentro da colmeia
12/03/2019 Por
Enxame de abelhas: inteligência e renovação dentro da colmeia

Enxame é um substantivo utilizado para descrever o coletivo de insetos. Refere-se, principalmente, às abelhas.

A palavra enxame muitas vezes é diretamente associada à uma grande quantidade de abelhas. Quando pensando em enxame, logo vem à mente nuvens de abelha voando pelo céu. Entretanto, o substantivo também pode ser utilizado para nomear coletivos de outros insetos, como por exemplo enxame de gafanhotos e marimbondos.

Além disso, enxame ainda é utilizado como sinônimo de abundância, quantidade. Até mesmo de forma exagerada. Popularmente a palavra também pode ser utilizada em seu sentido figurado. Quando alguém utiliza a expressão “um enxame de pessoas”, por exemplo, está se referindo a um local abarrotado, lotado por uma multidão.

Enxame

O que é enxame?

Enxame normalmente é a palavra utilizada para coletivo de insetos. Um enxame de abelhas, por exemplo, é composto por uma rainha, abelhas operárias e machos.

Ocasionalmente, quando a colmeia está muito populosa, a abelha rainha – acompanhada de outros indivíduos – abandona seu grupo e voam procurando um novo lar. O grupo é normalmente visto formando um enxame no céu.

Cuidados com o enxame de abelhas:

  • Projeta-se: um enxame pode ser visto à distância ou, ainda, ouvido. As abelhas fazem bastante barulho quando voam juntas. Caso a pessoa assista a este fenômeno e não tenha experiência com colmeias, o melhor é se afastar e proteger.
  • Atenção com os animais domésticos: Alguns animais são bastante sensíveis à ferroada de abelhas. É o caso de cavalos, por exemplo. Além disso, cães e gatos são bastante curiosos e podem se aproximar para conferir o que é o enxame.
  • Fogo: a sabedoria popular acredita que o fogo afasta as abelhas. Na realidade, ele pode até matá-las. Porém, não é indicado que as pessoas ateiem fogo nas colmeias, pois a chama pode se alastrar e causar danos ainda maiores

Dica importante em enxames

Um grupo de abelhas representa o nascimento de uma nova colmeia. Entretanto, é preciso tomar cuidado com os insetos, pois podem ser bastante agressivos e protetores. As abelhas podem causar sérios problemas de saúde e até mesmo a morte, principalmente em alérgicos.

Ao ferroar alguém, a abelha deixa o seu ferrão na pessoa e morre. Este processo solta um feromônio que é sentido pelas outras abelhas. Como forma de proteção, elas seguem o cheiro e continuam atacando a vítima.

A dica é correr em zigue-zague para despistar as abelhas. Se a quantidade de insetos for muito grande, também é possível se esconder num córrego, ou se jogar no chão.

Enxame

Curiosidades sobre as abelhas

Elas são animais extremamente inteligentes com uma capacidade incrível de viver em grupos. Em cada colmeia vivem milhares de abelhas, cada uma realizando sua função dentro do coletivo.

As abelhas são as principais polinizadoras das plantas do mundo. Especialistas garantem que se as abelhas entrassem em extinção, os humanos não sobreviveriam por muito mais tempo. Isso porque elas são responsáveis pela reprodução e proliferação de infinitas plantas, sendo a base, portanto, da cadeia alimentar.

Dentro de um enxame, as abelhas vivem em média 45 dias. Elas defendem umas às outras e, quando encontram alimento, ensinam o caminho para o restante da colmeia.

2 Replies to “Enxame de abelhas: inteligência e renovação dentro da colmeia”

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo