Espinafre apresenta diversos benefícios para a saúde física e mental

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14/08/2019 Por
Espinafre apresenta diversos benefícios para a saúde física e mental

Espinafre deve ser preparado da maneira correta para que todos seus nutrientes sejam aproveitados

Certamente você já deve ter assistido ao clássico desenho do personagem Popeye, em que, ao consumir uma lata de espinafre, ele imediatamente adquire músculos enormes e definidos.

O que muitos dos espectadores do desenho não sabem é que, além de ajudar como incentivo para que as crianças consumam a verdura em suas refeições; o espinafre realmente pode contribuir (e muito) para o fortalecimento do corpo e da saúde do ser humano.

Espinafre

O que é espinafre?

Espinafre é uma famosa verdura que possui alta carga nutritiva. Entre suas propriedades ela destaca elementos como ferro, cálcio, fósforo e outras diversas substâncias que podem beneficiar nossa saúde física e mental. Além disso, é interessante saber que a verdura pertence ao gênero Spinacia e a família Oleracea.

Espinafre associado a músculos e força

Para começar, devemos esclarecer uma pequena confusão relacionada ao espinafre. Como já foi citado anteriormente e muitos de nós sabemos, a verdura é frequentemente associada ao ganho de músculos e força extrema. Mas é óbvio que elas não funcionam como um suplemento imediato, como é visto em muitas esquetes e animações, por exemplo.

Muitas pessoas consideram que este exagero na crença dos benefícios do espinafre surgiu no final do século XIX, quando um grupo de pesquisadores errou a vírgula ao qualificar o teor de ferro presente no vegetal. Dessa forma, ele passou a ter a fama de esbanjar o mineral e proporcionar força para aqueles que o consumissem.

O boato foi impulsionado com a criação do desenho Popeye, em que um marinheiro comum consumia espinafre cru para ganhar força e conseguir enfrentar seus desafios e inimigos com facilidade e uma força absurdamente grande.

No entanto, com o passar do tempo e a realização de estudos mais detalhados sobre as propriedades do espinafre, foi comprovado que o vegetal não é a melhor fonte do nutriente; embora também possa ser consumido com a finalidade de aumentar os níveis de ferro na dieta.

Benefícios do espinafre

Agora iremos apresentar algumas das principais propriedades do vegetal. Para facilitar a sua compreensão, elaboramos uma listinha com os principais benefícios do espinafre.

  • Auxilia no controle da diabetes

Por conter um número considerável de fibras em sua composição, o espinafre pode ser uma excelente ferramenta para quem sofre com diabetes. Isso porque as fibras podem auxiliar no controle glicêmico do organismo; um equilíbrio ainda mais necessário para quem sofre com este mal. Assim, elas impedem que altas taxas de glicose permaneçam em nossa corrente sanguínea.

  • Auxílio na perda de peso

Você já deve ter ouvido por aí que espinafre emagrece. E isso é verdade. Mais uma vez, devemos agradecer as fibras presentes no vegetal. Junto com suas vitaminas e minerais, elas podem ser bastante efetivas nas mais diversas dietas.

  • Combate da queda capilar

Você é daquelas pessoas que sofre com a queda de cabelo e sonha em acabar com o problema o quanto antes? Pois saiba que o algumas receitas com espinafre podem te ajudar nesse processo. Isso porque o ferro e as vitaminas A e C, além de fortalecerem os fios ainda deixam nossas madeixas mais volumosas.

  • Deixa a pela mais forte e bonita

Mais uma vez as vitaminas A e C entram em ação. Aqui, elas atuam como catalisadores para uma melhor absorção do colágeno e, consequentemente, a formação de novos e mais resistentes tecidos. Assim, podemos dizer que o espinafre contribui para uma pele mais forte e firme.

Espinafre

  • Prevenção do câncer e melhora da saúde cerebral

A clorofila e os fitoquímicos são os responsáveis na luta do espinafre para a prevenção do câncer e do envelhecimento cerebral. Eles ajudam, principalmente, no combate aos radicais livres que são fatores influenciadores do desenvolvimento cancerígeno. Assim, os nutrientes  funcionam como uma vassoura na eliminação de toxinas pelo nosso organismo.

  • Melhora da visão

Até mesmo alguns pigmentos naturais do espinafre, como a luteína e zeaxantina, podem beneficiar a nossa saúde de alguma forma. Tratam-se de nutrientes excelentes para os nossos olhos, uma vez que auxiliam na prevenção da catarata e da degeneração da mácula; uma área de nossa retina que é fundamental para uma boa visão.

  • Prevenção de anomalias respiratórias

Como o os mais diversos tipos de espinafre contém grande quantidade de vitamina E e antioxidantes, podem auxiliar na prevenção de diversas doenças respiratórias. Isso porque estes nutrientes fortalecem o sistema imunológico, deixando o nosso organismo mais forte e protegido.

  • Alívio de dores musculares

Uma vez que é rico em magnésio, o espinafre também é um forte aliado na melhora das dores musculares. De acordo com a especialista, incluí-lo na dieta ajuda no relaxamento muscular e diminui a tensão e a dor — sem contar que é excelente para quem sofre com câimbras.

Como consumir o espinafre?

Apesar de poder ser consumido de maneiras variadas, diversos especialistas apontam que a melhor maneira de consumir o vegetal é cozido. O motivo? Dessa maneira os seus nutrientes são melhor absorvidos por nosso organismo.

Assim, é possível aproveitar mais ainda os benefícios do alimento. Quando o espinafre é cozido, o seu teor de ácido oxálico, que é conhecido como uma substância anti-nutricional, diminui, auxiliando na absorção de diversas vitaminas e minerais.

Portanto, sempre que alguém te perguntar como consumir o espinafre, você deve indicar que a pessoa deve ingeri-lo de maneira cozida, visando beneficiar a sua saúde de maneira geral. Além disso, outra dica bastante válida é preparar o vegetal com gorduras boas como azeite, óleo de coco e abacate.

Espinafre apresenta diversos benefícios para a saúde física e mental

Como preparar espinafre?

Para preparar o espinafre da melhor maneira possível, o ideal é começar fervendo água em uma panela. Em seguida, você deve jogar o vegetal dentro do recipiente e deixá-lo ali por 30 segundos. Depois, retire o espinafre e mande-o imediatamente para um recipiente com gelo.

Isso serve para proteger todos os nutrientes do alimento e inibir a ação do tal do oxalato. Dessa maneira, é possível consumir uma receita com espinafre bastante saboroso; e que reúna tanto os benefícios que o vegetal tem a oferecer como um sabor agradável ao paladar.

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