Erva cidreira é planta asiática que produz um chá calmante

Inicio » Agricultura » Erva cidreira é planta asiática que produz um chá calmante
17/07/2019 Por
Erva cidreira é planta asiática que produz um chá calmante

Os muitos benefícios e funções desempenhadas pela erva cidreira

A erva cidreira é uma planta da categoria do hortelã, boldo e menta. Tem um grande consumo pelos brasileiros em formato de chá. A partir de um cheiro muito semelhante ao limão, bem como o seu gosto, a erva ganhou fama por auxiliar aqueles que têm dificuldades para dormir. Contudo, seus benefícios não param por aí.

Dentre as suas principais propriedades, a erva cidreira é calmante. A planta apresenta efeito que acalma, auxiliando a amenizar os sinais de estresse, depressão e ansiedade. Portanto, é muito comum que aqueles que sofrem de insônia em razão de um sistema nervoso ansioso, façam uso do seu chá para dormir bem. Referência de um humor mais equilibrado e anti-estresse, pode ser conhecido por outros nomes, a depender da sua região.

Erva cidreira

O que é erva cidreira?

A erva cidreira é uma planta famosa entre os brasileiros em função do grande consumo de seu chá. Ela é rica em antioxidantes de caráter natural, que se responsabilizam pelo combate dos radicais livres no corpo. Ao haver excesso desses radicais livres, ocorre o processo do estresse oxidativo. Trata-se de um problema que tem relação a prejuízos em vários tipos de elementos celulares.

A ação calmante da erva cidreira reduz dores estomacais e faz muito bem para o trato digestivo. Diversos problemas do estômago como a gastrite e a má digestão são passíveis de sofrerem com ansiedade e estresse. Ao passo que o organismo relaxa, o processo digestivo acaba se tornando mais facilitado e auxilia na prevenção de patologias gástricas.

É usada também para aliviar cólicas, em razão de sua ação relaxante. Assim os músculos ficam relaxados, junto dos tecidos uterinos, reduzindo contração. Ela é chamada também de capim-cidreira, melissa e outros nomes convencionais. Seu cultivo pode ser feito em casa, em virtude da facilidade dos cuidados.

Utilidade da erva cidreira

A erva, além do uso convencional de tratamento para condições digestivas, também pode ajudar a controlar qualquer sinal de problemas do sistema nervosos. Suas propriedades acalmam o organismo, fazendo a garantia de uma qualidade de vida, bem estar e tranquilidade.

Trata-se de uma planta medicinal, capaz de ter uso como um medicamento natural para o emagrecimento, em razão de combater a agitação, nervosismo e ansiedade. Além disso, tem efeito diurético e aprimora as digestões em combate aos gases, inchaços na barriga e um humor melhor.

É usada também para perder peso. Em razão de seus fatores que acalmam a mente, acaba ajudando a combater ansiedade, condição que desencadeia a vontade de comer sem parar. Portanto, quem deseja o emagrecimento pode usar a erva como uma aliada no dia-a-dia.

Erva cidreira

Chá de erva cidreira

Dentre os principais benefícios do chá de erva cidreira, encontram-se os elementos medicinais dispostos pela planta. Dessa forma, faz-se a inclusão de:

  • combate aos gases;
  • melhora a qualidade do sono;
  • alívio nas enxaquecas e demais dores de cabeça;
  • previne transtornos digestivos;
  • alívio das cólicas intestinais e menstruais;
  • previne distúrbios dos rins;
  • promove o alívio de tosse;
  • promove a tranquilidade e bem estar.

A erva cidreira, cientificamente chamada de Melissa officinalis, é, portanto, diurético, calmante e expectorante. Seu uso é convencionalmente adaptado a medicamento caseiro para quem sobre com catarro, líquidos retidos no corpo e demais problemas semelhantes de saúde. Maiores resultados são percebidos com o acréscimo do limão.

Pessoas que sofrem de bronquite e asmas podem fazer compressas dessa infusão para manter o peito descongestionado. O resultado é efetivo e mantém uma respiração mais limpa e profunda.

Outra alternativa é consumir o chá, logo que as crises de tosse surgirem. Rinites e sinusites também recebem vantagens com a erva medicinal que descongestiona o trato respiratório.

Erva cidreira

Capim santo

O capim santo é, portanto, um tipo de planta com propriedades medicinais. É outro nome para a cidreira. Seu cheiro muito se assemelha a folhas de limão e é usada para condições estomacais de diversos níveis. Essa erva está disponível em ambientes de produtos naturais, em pó, cápsulas e chás.

Existem, também, outros benefícios que a cidreira ou capim santo oferecem ao organismo:

  • trata depressão;
  • acalma pessoas agitadas;
  • desinfecta a pele;
  • alivia dor nos músculos;
  • trata pé de atleta;
  • previne convulsão;
  • previne reumatismo;
  • trata pele oleosa.

Em razão de ser composto pelo óleo essencial de citronela, portanto, há também uma ação repelente natural contra insetos. A erva também pode ser usada em compressas para aliviar dores nos músculos. O chá também faz bem à saúde. Para tanto, faça uso de água fervente e as folhas da erva bem picadas. Tampe, espere esfriar, coe e beba!

Capim cidreira

Este chá é excelente porque auxilia o organismo de todas as formas mencionadas anteriormente. Os benefícios da erva cidreira – também chamada de capim cidreira, melissa ou capim santo – são muitos para quem quer aproveitar o melhor da sua saúde.

É fácil de se plantar e “vinga” sem nenhuma complicação. Além disso, ela se adapta facilmente ao solo. É uma boa dica para se manter em casa, no jardim ou quintal, para remédios caseiros a prontidão. A erva promove um sono mais aprimorado, saudável e efetivo.

Erva cidreira

Esse chá atua no organismo, fazendo a prevenção de diversas patologias, ainda mais quando tem a mistura de outras ervas que trazem benefícios potenciais. É planta robusta e as folhagens fazem a lembrança de lâminas. O alcance pode ser de até 1 metro de altura. É planta provinda da Ásia e com cultivo brasileiro. É muito comum encontrar esse cultivo em ambientes domésticos.

Com um cheiro super agradável, semelhante a limão, as folhagens são usadas para a preparação de várias receitas, mas principalmente chás que melhoram a respiração humana. É comum fazer uso da infusão para melhorar o trato pulmonar, respiratório e muscular, que acaba sendo afetado em resfriados e condições asmáticas.

Capim cheiroso é outro nome comum para a erva benéfica. Pode, inclusive, enfeitar pratos que ganham uma repaginação e sabor diferenciado. Para quem gosta de massagens e óleo essenciais, na indústria de cosméticos, esse é o aroma que traz tranquilidade e bem estar.

Os nomes citados para a erva cidreira se modificam assim, porque cada região do país tem suas particularidade da língua que se difere para a denominação.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo