No estrato estão todas as camadas e formações sedimentares que compõem a superfície da Terra
Através do estrato é possível estudar os diferentes materiais que compõem o solo e o subsolo. Estas camadas carregam a história geológica de determinada região.
O estrato surge ao longo dos anos, quando a água e o vento carregam partículas sedimentares pela superfície terrestre. As camadas inferiores são as mais antigas. Já as mais superficiais, portanto, são mais novas.
O que é estrato?
Estrato, dentro da geologia, é o nome que se dá para as diversas camadas rochosas encontradas na terra. Também chamados de estratos geológicos ou estratos rochosos, são, assim, compostos por rochas sedimentares com características distintas.
A preservação e o estudo destas camadas é importante pois, através delas, é possível analisar os registros fósseis de uma região. O estrato de um local, portanto, pode contar sua história geológica.
Os estudiosos de camadas rochosas conseguem descobrir a idade de determinados estratos e o tipo de ambiente que deu origem à determinadas rochas.
Como são os estratos?
As camadas rochosas podem ter espessuras variadas, desde poucos centímetros até vários metros de extensão e profundidade.
Assim, os estratos se sobrepõem conforme a idade: a camada mais antiga, então, será aquela mais abaixo do solo. As camadas mais novas e recentes estarão próximas à superfície.
Detalhes do subsolo
As camadas rochosas se diferenciam umas das outras por algumas características, como:
- Qualidades físicas
- Conteúdo fossilífero
- Espessura
- Posição: como direção, inclinação
- Cor
- Composição de minérios
- Granularidade
O que é estratificação?
É chamado de estratificação a disposição paralela das rochas em camadas. Ou seja, ao longo do tempo os sedimentos vão sendo depositados por efeito de gravidade de forma horizontal. Os estratos, portanto, podem levar centenas e até milhares de anos para serem formados.
Os principais transportadores de sedimentos são a água e o vento, que vão agindo ao longo dos anos movimentando as partículas de lugar. Contudo, conforme o tempo e a geografia eles vão perdendo a capacidade de movimento. Quando isso acontece, então, ocorre a sedimentação dos grãos e minerais, dando origem aos estratos.
Conhecendo a estratigrafia
Para estudar estes fenômenos existe a estratigrafia: um ramo dentro da Geologia que faz a reconstituição da história através de estudos geológicos. Assim, para estabelecer relações entre diferentes regiões são realizadas as análises dos estratos.
Podemos entender, então, que a estratigrafia é o estudo e a descrição de todas as rochas que formam a crosta terrestre. É a ciência que também estabelece a distribuição das camadas rochosas no espaço. Ela trata:
- Das formas das rochas
- Arranjos e disposições geográficas dos sedimentos
- História geológica da Terra, conforme a interpretação ambiental e genética das rochas
Curiosidades sobre a palavra estrato
Além de abordar as camadas rochosas da terra, a palavra também tem outros significados. O termo estrato ainda pode ser utilizado para classificar os indivíduos a partir de seu perfil sócio-econômico. Por exemplo: em uma pesquisa social se utiliza uma taxa de representantes de determinado estrato social.
Outra forma de se utilizar a palavra estrato é em referência à meteorologia. Nuvens baixas de coloração acinzentada, então, também são nomeadas como estratos.