Conheça a Expoagro – Exposição Agropecuária de Franca

Inicio » Agronegócio » Conheça a Expoagro – Exposição Agropecuária de Franca
04/02/2020 Por
Conheça a Expoagro – Exposição Agropecuária de Franca

Expoagro é a exposição nacionalmente conhecida pela qualidade de suas raças. Nos dias atuais, a Expoagro de Franca é reconhecida a nível nacional por travar batalhas legítimas entre os pecuaristas que estão à procura dos animais de qualidade mais elevada em cada raça.

O alto calibre de oferta e raças disponíveis fez das últimas edições da Expoagro de Franca reconhecida e premiada. Afinal, há um longo hall de associações de pecuaristas e criadores que marcam presença anualmente na feira.

Expoagro

O que é Expoagro?

Expoagro é uma Exposição Agropecuária de Franca. A primeira Exposição em Franca, no setor agropecuário, foi realizada no ano de 1942. Mais especificamente, no Estádio do Palmeiras Futebol Clube.

De fato, a inauguração da Expoagro partiu da organização de fazendeiros da localidade, prestada em homenagem ao senhor Fernando Costa, o Interventor do Estado de São Paulo. Na ocasião da estreia da primeira Exposição Agropecuária de Franca, Fernando se comprometeu em apoiar e investir na construção de um parque local voltado para as exposições de gado regionais.

Assim nasceu o permanente parque de exposições conhecido como “Fernando Costa” (nome do responsável pela sua construção), inaugurado cerca de uma década após a primeira Expoagro, no ano de 1953.

A área para construção do parque (onde, tradicionalmente, ocorreria as edições seguintes da Exposição Agropecuária de Franca) foi cedida pelo tenente e pecuarista Continentino. O pecuarista Jacintho cedeu o terreno à Prefeitura da cidade de Franca, que, por sua vez, transferiu para o Governo Estadual. A partir de então, este último passou a assumir a gerência do recinto.

Por intermédio dessa oportunidade bem-vinda, a cidade de Franca começou a ganhar destaque nacional por sediar desfiles dos animais de maior qualidade dos rebanhos do país. A princípio, com a bovinocultura de gados de corte. Ou seja, em suma, o Gado Gir Leiteiro, se valendo do título de “O Maior Viveiro do Gado Gir do País”.

Expoagro 2020

As empresas com interesse em promover a Expoagro 2020 (51ª edição da Exposição Agropecuária de Franca) tiveram até o dia onze de fevereiro de 2020 para realizar a formalização de suas propostas. A Exposição Agropecuária de Franca, que conta com eventos de caráter artísticos, está prevista para ocorrer nas primeiras duas semanas do mês de junho.

No ano de 2019, a festa foi promovida como uma edição marcante e histórica, afinal, completava sua 50ª edição. No entanto, devido a uma variedade de imprevistos, adiamentos e impedimentos internos, a edição foi cancelada e não ocorreu. Já no ano de 2020, o edital dos concorrentes foi disponibilizado para fins de consulta no site da prefeitura, mais especificamente no espaço destinado a licitações (www.franca.sp.gov.br).

Em suma, dentre os critérios e exigências para participação, as empresas deveriam estar constituídas legalmente. Além disso, deveriam ter meios de comprovação da especialização que capacitasse para a logística, produção, organização, administração e realização dos eventos.

Como mencionado, a Expoagro 2020 de Franca está prevista para ocorrer no decorrer dos dias 1° e 14 de junho de 2020. O custo mínimo determinado para cessão é de aproximadamente cento e sete mil reais.

Expoagro

Empresas candidatas

Na última terça, conforme previsto no Edital, ocorreu o recebimento de propostas e documentações de empresas que demonstraram interesse em colaborar com a Exposição Agropecuária de Franca, participando ativamente da Expoagro. O prazo de entrega foi encerrado às nove e meia da manhã. A partir de então, iniciou-se na Sala de Licitações uma sessão pública onde deram partida aos trabalhos contando com a presença de três representantes de empresas.

Como visto, a promoção de concorrência visa contratar a empresa mais capacitada e especializada em produção e organização de eventos. Isto é, em particular, eventos de teor artístico, que são a especificação da Expoagro de 2020.

Duas das três empresas foram consideradas inábeis após análise dos membros da comissão licitatória das propostas e documentos protocolados. As duas empresas foram descartadas em razão da documentação que, por sua vez, estava incompleta, desclassificando-as da competição.

A terceira das empresas a participar da competição, chamada Prates e Prates, com sede em Pereira Barreto (cidade de São Paulo), permaneceu disputando uma vez que foi acolhida sua documentação.

De fato, A Prates e Prates é uma empresa especialista em promoção artística e realização de festas do gênero agropecuário, bem como rodeios. Portanto, a empresa está responsável por divulgar em suas mídias sociais e promover a Expoagro de Franca, bem como suas atrações principais. Entre elas estão nomes como Eduardo Costa, Leonardo, Pedro Paulo e Alex, Lauana Prado e o tão esperado Gusttavo Lima.

Expoagro ingressos

Expoagro ingressos serão disponibilizados conforme a aproximação do evento, comumente realizado no já conhecido Parque Fernando Costa. A comemoração do ramo agro está prevista para ocorrer, esse ano, do dia 1° até o dia quatorze do mês de junho.

Se você está interessado em descobrir outros eventos agro, confira nosso calendário abaixo. Separamos os principais eventos voltados à agropecuária que vão preencher o mês de fevereiro e março de 2020.

Além da Expoagro de Franca, constam diversas outras exposições, comemorações e cursos em cidades e estados variados para quem quer se inteirar, ficar por dentro e participar do mundo das comemorações e exibições do agronegócio. Veja tudo a seguir e se programe para aproveitar o evento do agronegócio mais perto de você!

Expoagro

Eventos agro

Para descobrir mais eventos agro por data e local (cidade e estado), você pode consultar o site https://www.cnabrasil.org.br/eventos. Lá você terá uma ferramenta para não perder nenhuma festa com tema agro pertinho de você, em datas livres ou especiais.

Veja abaixo alguns dos principais eventos do agronegócio agendados para os próximos dias de 2020:

  • 18/02 a 18/02 – Tecnoeste 2020 – SC – Concórdia
  • 19/02 a 20/02 – 23º Show Tecnológico de Verão – PR – Ponta Grossa
  • 28/02 a 28/02 – Curso de Inseminação Artificial e Estratégias de IATF em Bovinos 2020 – MG – Belo Horizonte
  • 02/03 a 06/03 – Expodireto Cotrijal 2020 – RS – Não-Me-Toque
  • 02/03 a 06/03 – 33ª Jornada de Atualização em Agricultura de Precisão – SP – Piracicaba
  • 03/03 a 04/03 – III Semana da Engenharia Florestal – SP – Piracicaba
  • 04/03 a 06/03 – Curso de Administração Técnica e Econômica da Atividade Leiteira – MG – Belo Horizonte
  • 06/03 a 09/03 – Curso de Manejo Nutricional de Gado de Leite – MG – Belo Horizonte
  • 07/03 a 15/03 – Expobel 2020 – PR – Francisco Beltrão

E, claro, sem esquecer da Expoagro, que você já pode ir se aquecendo.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo