Conheça a Fecoagro (Federação das Cooperativas Agropecuárias do RS)

Inicio » Agronegócio » Conheça a Fecoagro (Federação das Cooperativas Agropecuárias do RS)
13/10/2020 Por
Conheça a Fecoagro (Federação das Cooperativas Agropecuárias do RS)

Com o foco em desenvolver e promover maior fortalecimento das cooperativas filiadas e seus respectivos associados da mesma região de produção, a Fecoagro tem grande popularidade e ajuda a proporcionar competitividade e maior rentabilidade no seu mercado de atuação, sem descuidar da verificação da concorrência leal e justa entre todas as cooperativas credenciadas.

A Fecoagro também é tida como referência em integração e intercooperação nos sistemas cooperativos nacionais. Como valores, é possível destacar a grande valorização das pessoas, qualidade e responsabilidade, ética e inovação em produtos e serviços prestados, o que é um grande diferencial que é notado por todos os participantes e até mesmo por visitantes regionais.

Fecoagro

O que é Fecoagro?

Fecoagro é a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de Santa Catarina. Hoje em dia, a Fecoagro reúne 10 cooperativas singulares. Em setores de produção, a Fecoagro fornece informações assertivas e atualizadas sobre o mercado de grãos para todos que têm interesse no segmento.

Atua também no setor de insumos, realizando a centralização de compras conjuntas de fertilizantes, além dos defensivos agrícolas, sacarias e sementes. Buscam melhores negócios e condições, evitando que os preços se tornem gritantemente diferentes entre as concorrentes.

Além disso, a Fecoagro também disponibiliza de uma unidade de misturadora de fertilizantes, localizada no porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina. Dessa forma, consegue importar e processar fertilizantes de forma facilitada para todas as cooperativas filiadas.

Também disponibiliza do serviço de mistura e ensaque a outras empresas que possam ter interesse. Além de todos esses setores, a Fecoagro também disponibiliza de um sistema de informação, uma rádio, voltada aos agricultores associados.

Através dessa rede, a Fecoagro RS tem a possibilidade de cobrir todas as regiões que as cooperativas abrangem. Assim, informam todo dia sobre como estão as variações de preços, bem como assuntos de interesse geral do público e da sociedade regional.

Além disso, esse não é o único meio de comunicação disponibilizado. Em parceria com a OCESC-SESCOOP, a Fecoagro mantém um sistema de televisão que é transmitido através da Internet. Nesse programa, é possível acompanhar, 24 horas por dia, as principais notícias de agronegócio.

Em suma, a Fecoagro é muito importante para os empresários e profissionais agrícolas para que os mesmos tenham um conhecimento expandido do mercado. Além disso, ela colabora em grande escala para manter profissionais unidos, apesar da grande concorrência.

Dessa forma, é possível obter maior igualidade entre os profissionais e fazer com que a execução dos serviços seja mais ética e respeitosa.

Fecoagro

Fecoagro RS e sua importância

O cooperativismo da Fecoagro pode ser notado sempre acompanhado de grandes sucessos. O cooperativismo em geral tem um papel muito importante na economia do país, já que representa aproximadamente 50% do PIB agrícola do Brasil.

Além disso, somente esse dado já deixa em evidência o tamanho da sua importância. Porém, há outras vantagens e características que podem ser abordadas. Em geral, as cooperativas são formadas por produtores rurais e pequenos agricultores.

Dessa forma, esses profissionais se reúnem em uma espécie de associação feita de maneira autônoma, com o objetivo de unir forças e compartilhar as suas vitórias na venda de produtos, capacitação, compra de insumos, etc.

Além da Fecoagro, existem aproximadamente 1.700 cooperativas, somente no Brasil. Essas cooperativas são responsáveis por gerarem uma grande quantidade de emprego, além de possuírem mais de 1 milhão de associados.

A Fecoagro, por exemplo, é uma empresa que é gerida e composta por membros que possuem princípios como:

  • Participação democrática;
  • Ajuda mútua, não importando qual associado for;
  • Solidariedade para com os colegas e associados.

Devido a esses princípios, os participantes de uma cooperativa dividem as responsabilidades e sempre apoiam uns aos outros quando necessário. Um dos objetivos é atender o consumidor de uma forma melhor planejada, descomplicada e com condições negociadas com assertividade.

Para o agronegócio brasileiro, esse sistema tem uma importância extrema. Conforme dados que já foram apresentados anteriormente, a representatividade dentro das cooperativas é imensa. Isso faz com que os pequenos produtores tenham maior segurança e poder na hora das negociações.

Com tamanha colaboração e auxílio entre esses profissionais, não é de se estranhar que os lucros sejam tão abundantes e cheguem de forma razoavelmente rápida. Afinal, mesmo mantendo certa competitividade para com seus negócios, ainda é possível manter o companheirismo entre profissionais desse segmento.

Fecoagro

Vantagens das cooperativas

A Fecoagro, com certeza, traz uma série de benefícios aos seus afiliados, o que compensa muito de seus esforços e trabalhos. Algumas dessas vantagens, sem dúvida, são:

  • Acesso às novas tecnologias;
  • Mesmo nível de poder;
  • Maior inclusão de produtores;
  • Prestação de serviço.

Além disso, todos os afiliados possuem acesso em maior escala às informações, inovações e tecnologias. Afinal, novas ferramentas são desenvolvidas a qualquer momento. É um equívoco muito grave imaginar que o segmento do agronegócio não dependa da tecnologia.

De qualquer forma, todas as vantagens citadas acima são extremamente importantes para manter sistemas como o da Fecoagro em alta. Em suma, é possível observar que o cooperativismo só tem a crescer, mesmo ainda estando em expansão.

Apesar de alguns abrangerem somente profissionais pequenos, outros crescem facilmente e tendem a atrair médios e grandes produtores.

Além disso, para se ter uma ideia de como é um método em expansão e muito consolidado, a primeira cooperativa brasileira surgiu em 1847, na região do Paraná. Mesmo com muita força adquirida, o negócio somente iniciou de fato as atividades em 1960, em Minas Gerais.

Desde então, as cooperativas como a Fecoagro dispõem de crescimento constante, sempre a fim de auxiliar e trazer ética e valor para com os afiliados. Além disso, entende que cooperativismo é o que gera empregos e, assim, rendas para muitas famílias.

Dessa forma, a economia regional também funciona e pode ser um fortalecimento para gerar empregos e fornecer rendas para diversas famílias. Além disso, as cooperativas são vistas como centrais de benefícios.

De qualquer forma, as cooperativas são extremamente benéficas e visam injetar um gás na economia brasileira. A Fecoagro, como é possível observar, visa manter profissionais do mesmo segmento, unidos. Não importa qual o tamanho da empresa, vale a pena saber mais sobre seu trabalho.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo