Feijão preto é ícone da alimentação brasileira e reúne muitos benefícios

Inicio » Agricultura » Feijão preto é ícone da alimentação brasileira e reúne muitos benefícios
05/09/2019 Por
Feijão preto é ícone da alimentação brasileira e reúne muitos benefícios

Feijão preto destaca nutrientes importantes e sabor versátil para a culinária

Uma das combinações mais famosas de nossa culinária, presente na mesa de quase todos os brasileiros, é o arroz com feijão. Apesar de parecer simples, essa mistura é extremamente benéfica pelos nutrientes que inclui e pode, ainda, ser incrementada pelo feijão preto.

Embora faça muito bem para a nossa saúde, o feijão preto, geralmente, acaba sendo utilizado em pratos mais específicos. Mas, além de ser um ingrediente indispensável na feijoada, nada impede que o item também ajude a potencializar o sabor das refeições do dia a dia.

Feijão preto traz diversos benefícios para nossa saúde

O que é feijão preto?

Feijão preto é uma leguminosa pertencente ao grupo das Fabaceae. O alimento proporciona uma variedade extrema de vitaminas e minerais, podendo ser utilizado nos mais diferentes pratos e combinações.

Sabe-se que o feijão preto é utilizado na culinária há milhares de anos. Os primeiros povos a se aproveitarem da iguaria foram os da América Central e do Sul. Eles notaram que o alimento, além de extremamente saborosa, ainda era muito nutritivo e; portanto, o seu consumo poderia contribuir para uma vida mais saudável.

Entre os principais nutrientes do feijão preto, podemos citar:

  • Energia
  • Proteínas
  • Gorduras
  • Carboidratos
  • Fibras
  • Ácido fólico
  • Magnésio
  • Potássio
  • Zinco

Tendo em vista a grande quantidade de nutrientes que podem ser encontrados entre as propriedades do feijão preto; ficam claros os seus benefícios. Além disso, também nota-se que a sua inclusão nos pratos do dia a dia pode contribuir bastante para a composição de uma dieta balanceada.

Benefícios do feijão preto

Agora que você já conhece todos os nutrientes desse alimento, está na hora de conhecer os benefícios e propriedades do feijão preto. Para isso, elaboramos uma lista explicando detalhadamente cada uma delas – conforme você acompanha a seguir.

  • Faz bem para o nosso sistema cardiovascular

Infelizmente, as doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte no mundo de hoje. Por isso, é sempre bom estar de olho na saúde do coração para evitar qualquer tipo de problema futuro. Vale lembrar que, mesmo quando não existe alguma anomalia no órgão, é  válido consumir substâncias que colaborem com a saúde dele.

É aí que os nutrientes do feijão preto entram em ação. Quando consumidos regularmente, eles podem reduzir consideravelmente o nível de colesterol ruim em nosso organismo; colaborando bastante para que fiquemos o mais longe possível de doenças cardiovasculares.

Além disso, pratos com feijão preto também podem colaborar de outras formas para combater as doenças cardíacas. De acordo com estudos, o alimento auxilia na diminuição de nossa pressão arterial a ainda possui propriedade anti-inflamatória, atuando em outros tipos de lesão.

  • Pode auxiliar em dietas com foco na perda de peso

Apesar de parecer um alimento pesado, o feijão pode ser um grande aliado para pessoas que desejam perder peso. Isso se deve principalmente a quantidade de fibras presentes nessa leguminosa, que propiciam a uma rápida sensação de saciedade, ajudando para que as pessoas comam menos que o de costume.

Feijão preto traz diversos benefícios para nossa saúde

  • Ajuda no combate da diabetes tipo 2

Estudos relatam que receitas com feijão preto podem ajudar pessoas que sofrem com diabetes do tipo 2. Isso se deve ao fato do alimento possuir um baixíssimo índice glicêmico. Assim, ao incluí-lo na dieta, o paciente pode diminuir significativamente os níveis de insulina e triglicerídeos em seu sangue.

  • Pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer

Por contar com antioxidantes em sua composição, o feijão preto pode auxiliar no combate de alguns tipos de câncer. Isso porque essas substâncias protegem as células, além de impedir o desenvolvimento desgovernado das que são do tipo cancerígenas.

Além disso, um fator interessante é que o arroz e o feijão se complementam, inclusive, no que se refere aos seus nutrientes. É comprovado que, apesar de os dois grãos conterem proteínas, elas são diferentes entre si; deixando o prato mais nutritivo e saboroso quando combinados.

  • Faz bem para a saúde e para o meio ambiente

Além de todos os benefícios proporcionados para os seres humanos, ainda é importante destacar que o feijão preto favorece a preservação do nosso planeta. Isso porque ele é considerado um alimento climate-frendly, ou seja, que é pouco prejudicial para a camada de ozônio.

Malefícios do feijão preto

Apesar de todos os benefícios, o feijão preto também pode nos prejudicar em determinadas situações. Ele pode conter toxinas que afetam pessoas que não têm a enzima G6PD. Para elas, comer feijão pode causar uma doença chamada favismo. Um quadro que pode levar ao desenvolvimento de anemia devido à destruição dos glóbulos vermelhos.

Além disso, outro ponto negativo do alimento, que não chega a ser tão grave mas deve ser destacado, é o aumento no índice de flatulências e inchaços estomacais nas pessoas que se alimentam constantemente deste tipo de feijão. Isso se deve principalmente a presença de açúcares chamados oligossacarídeos.

Estes podem causar desajustes digestivos, mas existe uma solução para o problema. Especialistas apontam que deixar o feijão de molho durante 1 dia antes de cozinha-lo diminui em até 75% os níveis de oligossacarídeos em sua composição.

Feijão preto ou feijão branco?

Esta é uma dúvida que paira na cabeça de muitas pessoas. Qual devo escolher: o feijão preto ou feijão branco. É verdade que sempre queremos colocar os melhores alimentos em nossa mesa e, por isso, esta é uma questão bastante justificável.

Feijão preto traz diversos benefícios para nossa saúde

Mas também é fato que ambos os tipos de feijão são muito benéficos para a saúde. Isso porque possuem nutrientes semelhantes e propriedades importantíssimas para o funcionamento do organismo. Mas será que, além da coloração, eles têm alguma outra grande diferença?

Você deve ter noção de que o feijão preto é o mais rico em ferro. Já o feijão branco é rico em faseolamina, nutriente que impede a absorção do carboidrato para ser transformado em açúcar. Ele pode ser utilizado para preparar sopas ou saladas e é muito utilizado em dietas para o emagrecimento, por proporcionar uma maior sensação de saciedade.

O ideal é que, para escolher o melhor entre eles, você avalie os seus nutrientes e observe qual é mais necessário para o seu organismo em especial. Apenas saiba que tanto o feijão preto quanto o branco são extremamente nutritivos e saudáveis.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo