Gavinhas estão presentes nas plantas e auxiliam na agricultura

Inicio » Agricultura » Gavinhas estão presentes nas plantas e auxiliam na agricultura
13/03/2019 Por
Gavinhas estão presentes nas plantas e auxiliam na agricultura

A estrutura de gavinhas encontrada nas plantas é importante para o crescimento das plantas

No universo agro, as gavinhas são de grande auxiliar no cultivo. Elas ajudam no crescimento vertical da planta, e ajuda para que se liguem a outras plantas próximas.

A gavinha é muito explorada na agricultura de pequeno porte, podendo ser vista com certa frequência em hortas verticais, por exemplo.

planta trepadeira com gavinha

O que são gavinhas?

As gavinhas são estruturas encontradas nas plantas trepadeiras, ou seja, que possuem crescimento vertical. Estas estruturas são uma espécie de órgão preênsil, e se desenvolvem próximo ao caule desse tipo de vegetação. A espécie mais popular de planta trepadeira composta por diversas gavinhas é a do gênero macfadyena – da família bignoniaceae.

A estrutura da gavinha é filiforme, ou seja, se assemelha a um fio fino, e se divide em dois na sua extremidade. O maior objetivo deste órgão é garantir que a planta se agarre em ramos ou galhos próximos para facilitar seu crescimento.

A aparição da gavinha e seu formato encaracolado se dá por um processo de rejeição da planta de crescer em ambientes com objetos. Este ramo filamentoso se curva de acordo com o local de crescimento.

Em termos de formação, este organismo varia de acordo com o ambiente. Há espécies de plantas em que a gavinha apenas se desenvolve em folhas compostas no filíolo (subdivisão da folha) terminal.

Contudo, apesar do caráter de se enrolar em galhos e ramos, nem todas se comportam da mesma maneira. Há espécies de gavinhas que se formam em espinhos que apenas se engancham em troncos ou paredes. Uma espécie de planta que possui esse caráter é a ‘unha-de-gato’ (planta nativa da Amazônia).

A maior procura de plantas que possuem a característica de trepadeiras é feita em um locais pequenos destinados à plantação. As gavinhas possuem ótima adaptação aos ambientes e materiais ao seu redor.

Para o que servem as gavinhas?

A principal função das gavinhas é auxiliar no crescimento das plantas de caráter trepadeira. A partir do crescimento dessa vegetação, a estrutura encaracolada começa a se enrolar nos galhos e troncos de árvores para uma fixação e o crescimento vertical.

Entre as características principais desse processo podemos citar o fato de que, ao longo do desenvolvimento do plantio, passa a ser perceptível um rápido espessamento, ou seja, mais firme. Outro fator é a resistência que estas estruturas possuem.

Função das gavinhas na agricultura

No setor da agricultura, os principais tipos de plantação com a presença de gavinhas se dá em hortas pequenas. Nos jardins caseiros verticais é muito comum a escolha estruturas de metal própria para plantas trepadeiras, devido ao pouco espaço disponível para a plantação.

Planta com a aparição de gavinha

Entretanto, em âmbito geral, também é feito o uso dessas plantas em agricultura de grande porte, como, por exemplo, nas plantações de chuchu.

Dessa forma, as gavinhas se apresentam como um importante auxílio para os agricultores que desejam trabalhar com plantas trepadeiras. Isso porque a estrutura serve como guia e suporte para a planta, permitindo que haja um segmento específico para esta planta que permita o seu melhor desenvolvimento.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo