Habitat determina o abrigo ideal para espécies de animais

Inicio » Meio Ambiente » Habitat determina o abrigo ideal para espécies de animais
10/04/2019 Por
Habitat determina o abrigo ideal para espécies de animais

Habitat tem extrema importância para o desenvolvimento dos animais e suas vidas

Um habitat é muito importante para o desenvolvimento dos seres vivos. Isso porque essa denominação garante, durante todo o ciclo de vida, o melhor local para que vivam com qualidade de vida e desenvolvimento.

Além disso, um habitat pode ter diferentes espécies de animais, todas convivendo juntas e em harmonia. Assim, fica claro o processo do ecossistema nesse compartilhamento de espaço e sobrevivência destes seres vivos.

Arara em seu habitat natural

O que é habitat?

Um habitat é um ambiente, geralmente ecológico, que é conhecido por abrigar uma determinada espécie de animal ou planta. Geralmente, um habitat propício ao ser vivo oferece vantagens para a sua sobrevivência, seja em função de oportunidades de caça e alimentação ou pelas condições climáticas favoráveis.

A liberdade é um dos principais pontos em um habitat natural. Dessa maneira, os seres vivos podem caminhar livremente, apenas se atentando aos perigos por compartilhar espaço com outros animais. Por conviverem juntos, é comum a briga pela conquista de espaço. Assim, animais de pequeno e grande porte tentam proteger seus filhotes e a porção de terra em que o seu bando está acostumado a caminhar.

Mesmo que o espaço seja livre para todos, ele é segregado entre as próprias espécies de forma natural. Portanto,  as variadas espécies respeitam os limites e não avançam até regiões dominadas por espécies que possam ameaçar sua vida.

Um habitar não está restrito apenas a grandes florestas; e os espaços onde determinados seres podem viver da melhor maneira são encontrados em desertos, estepes, campos e oceanos.

Cada tipo de habitat é responsável por abrigar diferentes espécies de animais. No entanto, animais aquáticos, como o peixe, também podem vir a viver em regiões de florestas. Isso acontece por conta dos rios e lagos presentes nesses espaços.

Habitat artificial

O habitat artificial é construídos por seres humanos, que reproduzem situações parecidas com as que os animais  encontrariam em áreas livres. É recorrente utilizar um habitat artificial para recuperar diferentes animais que tenham se machucado. Assim, o processo de readaptação é feita, até que ele seja solto novamente para a vida sozinho.

Espécies que correm o risco de extinção também são recolhidas para a realização do processo de reprodução. Dessa forma, os dois animais são postos juntos para terem filhotes, afastando o risco de perder toda uma espécie.

Animal caminhando por seu habitat

Habitat e nicho ecológico

O nicho ecológico está relacionado as condições em que os seres estão vivendo, seja na maneira em de se reproduzir ou na forma e oferta de alimentação. Sendo assim, a importância do habitat dos animais está diretamente ligada ao nicho ecológico dos seres vivos.

Afastar uma determinada espécie de seu habitat, por exemplo, pode fazer com ela tenha dificuldades para encontrar alimentos; sem contar o risco de acabar morrendo por invadir regiões dominadas por seres selvagens.

Cada espécie, mesmo que no mesmo ambiente, usa os artifícios do nicho ecológico de maneira diferente. Assim, cada animal tem a sua rotina, seja para caça ou para caminhar livremente pelo seu habitat. Animais maiores, por exemplo, se alimentam dos menores. Os menores, por sua vez, se alimentam das folhas presentes nesses locais.

É importante ressaltar que, mesmo juntas, cada espécie de ser vivo faz parte de uma população diferente, de modo que todo o reino é caracterizado por vários animais.

Seres humanos, por exemplo, têm na Terra o seu habitat natural. Por isso, para que um indivíduo saia do planeta, ele precisa estar trajado com uniformes apropriados – que ofereçam tanto oxigênio como estrutura para o corpo quando fora da gravidade terrestre. 

O habitat é um termo que popularizou-se por conta da ecologia – biologia que visa estudar os aspectos do meio ambiente e os seres vivos que o habitam.

Desenvolvimento do habitat

O desenvolvimento do habitat certo para cada espécie animal vem evoluindo desde os primórdios. E isso acontece tanto em função da adaptação de determinadas espécies a ambientes diferentes quanto em função do surgimento de espécies específicas em determinados habitats. 

Assim, da mesma forma que um urso polar é conhecido pela grande resistência às temperaturas baixas e a uma melhor adaptação nesse tipo de ambiente; também há os que apresentam resistência e propensão de desenvolvimento em regiões de calor extremo, como desertos. 

Existem tipos de seres vivos que são tão exclusivos ao ponto de existirem apenas em determinados países do mundo, como no caso do sapo cururu, que vive apenas no Brasil.

Habitat na agropecuária

Na agropecuária não é diferente, e cada ser vivo também destaca suas próprias particularidades. Assim, surge o interesse de outros países por alguns produtos ou animais específicos, o que acaba incentivando a demanda por exportações.

A readaptação de um ser vivo em outro local pode ser perigosa, já que o animal pode não resistir a um novo ambiente por conta de diversos fatores; incluindo a situação climática, por exemplo. Com isso, sua rentabilidade poderá ser comprometida, gerando a necessidade de cortes de gastos, entre outras medidas. 

De certo modo, pode-se dizer que o mundo da agropecuária é uma espécie de habitat artificial. Isso porque vegetais e animais são cuidados por seres humanos que controlam o seu desenvolvimento; o que não acontece na floresta.

Habitat e o meio ambiente

O habitat e o meio ambiente andam juntos. E, para que seja possível uma vida de qualidade para o animal, é importante que todo o planeta esteja equilíbrio. 

Girassol fazendo fotossíntese em seu habitat

Atrapalhar o meio ambiente significa interferir em situações climáticas, o que gera consequências diretas nos habitats das mais variadas espécies. Regiões consideradas frias, por exemplo, podem vir a ter um ganho significativo de temperatura. Com isso, mesmo os animais que estão vivendo em seus habitats naturais podem sofrer; não mais sendo capazes de sobreviver no ambiente em que se desenvolveram.

O habitat é importante, principalmente, para designar os locais onde cada ser vivo deve estar presente e se adapta melhor. Portanto, seres humanos devem ter respeito e cuidado por todo o ecossistema; uma vez que a possibilidade de uma vida com qualidade está diretamente ligada ao nível de manutenção do meio ambiente e o bem-estar dos seres que o habitam.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo