Hidropônicos são vegetais, legumes, frutas e verduras cultivados na água

Inicio » Agricultura » Hidropônicos são vegetais, legumes, frutas e verduras cultivados na água
13/09/2019 Por
Hidropônicos são vegetais, legumes, frutas e verduras cultivados na água

Hidropônicos são produtos agrícolas cultivados sem solo

O que é hidropônico e como praticá-lo? Se você nunca ouviu falar de hidroponia, talvez tenha ouvido falar de “cultura sem solo”. Em suma, a ciência dos hidropônicos utiliza os mesmos recursos naturais necessários para o crescimento das plantas nos solos.

No entanto, no cultivo de hidropônicos, a vantagem é que as plantas não são afetadas por ervas daninhas, pragas e doenças transmitidas pelo solo.

Hidropônicos

O que são hidropônicos?

Hidropônicos são as plantas, legumes, verduras, frutas e vegetais cultivadas sem solo. Hidroponia, portanto, é o nome que se dá à prática de cultivo de plantas sem solo. As técnicas hidropônicas, embora possam parecer uma nova tecnologia, são utilizadas há séculos.

De fato, o uso mais antigo conhecido de hidroponia são os Jardins Suspensos da Babilônia, os Jardins Flutuantes da Caxemira e o povo asteca do México. Além disso, registros hieroglíficos no Egito que datam de várias centenas de anos antes de Cristo descrevem o cultivo de plantas na água.

Horta hidropônica

A horta hidropônica tem sido usada comercialmente desde a década de 1970. No entanto, a prática só se tornou mais popular para o produtor doméstico recentemente.

Sem dúvida, a demanda social por produtos orgânicos, ecológicos e sustentáveis tem sido um fator importante nessa tendência. Afinal de contas, ao cultivar plantas em um sistema hidropônico, você saberá exatamente o que foi usado nas plantas.

Desse modo, poderá garantir que nenhum pesticida nocivo tenha sido utilizado, evitando, assim, que a saúde da população e do meio ambiente seja afetada.

Hidropônicos

Vantagens do sistema de hidropônicos

  • Permite o cultivo de alimentos em qualquer lugar do ano, independentemente das condições do solo, das limitações da água e do clima;
  • Oferece maior segurança alimentar. Afinal, permite a agricultura livre de pesticidas. Assim, a necessidade de aplicar pesticidas para proteger a colheita de pragas é grandemente reduzida ou erradicada;
  • Além disso, torna possível o cultivo de algumas culturas que, em solo nativo, é impossível;
  • É possível cultivar praticamente qualquer cultura em um sistema de cultivo hidropônico. Contudo, é bom lembrar que vegetais de raiz podem apresentar alguns desafios;
  • Não há mais apodrecimento de frutas na videira devido a chuvas excessivas e outros perigos climáticos.

Hidropônico caseiro

Aprenda a fazer um hidropônico caseiro de alface. Você vai precisar de:

  • Estilete;
  • Um rolo de fita adesiva;
  • Um vaso de água de cinco litros;
  • Um pote comum de sorvete;
  • Mudas de alface apropriadas para o sistema hidro;
  • Um kit de adubos com nutrientes.

Hidropônicos

Como fazer?

  1. Primeiramente, abra um corte no meio da tampa do pote comum de sorvete. O corte deve ter o mesmo tamanho do bico do vasilhame de água;
  2. Em seguida, faça um funil pequeno cortando o gargalo de uma garrafa de água;
  3. Assim feito, abra dois cortes na tampa da garrafa, mantendo um espaço no meio. No funil, encaixe a tampa e reserve na sequência;
  4. Use a fita adesiva por todo o pote e tampa, mantendo livre somente o furo;
  5. Encha o pote de sorvete com dois litros de água com 10 ml de cada nutriente do adubo. Mexa até ganhar consistência;
  6. Encaixe o funil na tampa do pote. Em seguida, coloque a muda de alface no funil. Certifique-se de que a raiz está encostando na água.

Gostou de saber mais sobre o cultivo de hidropônicos? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo