Horta em casa pode ser feita com pouco investimento

Inicio » Agricultura » Horta em casa pode ser feita com pouco investimento
18/02/2019 Por
Horta em casa pode ser feita com pouco investimento

Horta em casa de qualidade pode ser feita com pouco dinheiro

É muito comum observar o crescimento de pessoas interessadas em construir uma horta em casa ou mesmo no local de trabalho. Além de ser uma maneira simples de ser sustentável, embeleza o local.

A horta em casa é um método simples e muito barato. Apesar de parecer um grande investimento e grande cuidado, pode facilmente ser feita com materiais caseiros.

Como fazer uma horta caseira?

O primeiro passo fazer uma horta caseira é pensar no local disponível na sua casa. A partir da escolha do local é necessário se pensar em qual tipo de horta adéqua-se mais.

horta em casa a partir de garrafa pet

Tipos de hortas caseiras

  • Horta vertical

Uma ótima opção para aqueles que moram em apartamentos com pouco espaço na varanda é a horta vertical. Muito comum nos últimos anos e cada mais procurada em lojas de construção e decoração.

Existem diversas maneiras de realizar este tipo de horta, uma delas é a partir de painéis de madeira e vasos de plástico.

  1. Aplique o painel na parede no sentido vertical (por isso o nome)
  2. Em seguida, os vasos plásticos são parafusados entre as tábuas da madeira
  3. O ultimo passo é preencher com terra e está pronto!

Portanto, é possível plantar mais de seis vasos dependendo do comprimento do seu painel e ter uma horta caseira de verduras e ervas.

Outra forma mais barata e ecológica é a partir de garrafas pet. Neste método não é necessário a compra do painel de madeira. Ao realizar um corte horizontal na garrafa deitada e a parafusar na parede, sua horta está pronta.

  • Horta no quintal

Para quem tem a disponibilidade de um quintal em casa, começar um horta pode ser muito simples e ecológico. Ao se certificar no espaço que será utilizado para a horta, existem inúmeras maneiras de começar.

Um método muito sustentável, barato e bonito é se utilizar de pneus velhos. Em qualquer borracharia ou mecânicas, é possível comprar pneus furados e reutiliza-los.

  1. O primeiro passo é procurar um local no quintal que seja arejado e que bata sol
  2.  Preencher uma das partes do pneu com saco plástico mais resistente
  3. Em seguida, o encher de terra até o topo
  4. Esta pronto! Agora é só plantar. É possível cultivar verduras, legumes, frutas etc.
  • Horta dentro de casa 

Entretanto, caso nenhuma das opções acima seja ideal para a sua casa devido ao pouco espaço disponível, ainda é possível ter uma horta caseira dentro de casa gastando quase nada.

A horta em prateleiras é uma ótima maneira. Além de otimizar espaço, consegue agrupar mais vasos em um só local sem sujeira.

horta em casa com pneu

Portanto, ao comprar pequenas tabuas de madeira com “pezinho” para instalação já possível ter uma horta caseira com vasos pequenos. Utilizar a criatividade e ir atrás de materiais sustentáveis é super importante, se atentar ao comprar materiais de reflorestamento por exemplo.

Dito isso, algumas dicas simples podem transformar um local sem vida em uma horta em casa. Seja para embelezar o local ou mesmo para cultivo de alimentos.

Agro20 | Portal Vida No Campo