Horta suspensa: entenda tudo sobre este tipo de plantação

Inicio » Agricultura » Horta suspensa: entenda tudo sobre este tipo de plantação
18/02/2019 Por
Horta suspensa: entenda tudo sobre este tipo de plantação

A horta suspensa é ideal para locais com pouco espaço para plantação

Muito procurada, a horta suspensa é a maneira ideal de economizar espaço quando for pensar em começar um pequeno plantio.

Uma horta suspensa é geralmente encontrada em apartamentos e/ou quintais pequenos. Muito fácil e prática de se fazer, além disso é sustentável.

alimento de horta suspensa

O que é horta suspensa?

Também conhecida como horta vertical, a horta suspensa é nada mais que uma plantação fora do chão. Bem como pode ser feita de diversas maneiras utilizando dos mais variados materiais. É facilmente encontrada dentro e fora de apartamentos ou casas com espaço muito limitado para cultivar um jardim.

A partir de pequenos vasos, este tipo de horta é o mais simples e barato de ser feito.

Os benefícios são tanto financeiros como para o meio ambiente. Pensar ecologicamente é fundamental para uma melhora efetiva do meio ambiente.

Como fazer uma horta suspensa?

Embora existam milhares de maneiras onde é já é possível comprar a horta toda pronta e instalar. Contudo, aqui vão algumas maneiras de reutilizar materiais recicláveis para fazer uma horta suspensa:

  • Canos de pvc

Para fazer é muito fácil e os materiais são poucos. A partir de um cano de pvc, corte no sentido horizontal de maneira que se abra um furo de aproximadamente um palmo fechado como abertura para as plantas.

Em seguida, encha o cano com terra e faça pequenos buracos em baixo de maneira que terra consiga respirar de ambos os lados do material. Para suspender na parede podem ser adicionados “pezinhos” de metal parafusados à parede.

  • Garrafa pet

Uma das maneiras mais práticas é com a garrafa pet. Muito comum de se encontrar e de fácil reciclagem. Para realizar este tipo de horta é a apenas necessário garrafas e parafusos.

O primeiro passo é fazer um furo horizontal na garrafa, não muito comprido para não deixar a terra sair da pet. Em seguida, parafuse bem a garrafa na parede e a preencha com terra.

horta suspensa com pet

  • Latas de metal

Este método é um pouco mais elaborado e seu resultado além de ser belo é sustentável. Os materiais necessários são: tábuas de madeira, “pezinhos” de metal e as latas de metal.

O primeiro passo é parafusar os “pezinhos” nas tábuas de maneira que fique bem equilibrado. Em seguida, coloque na parede as prateleiras e as latas. O último passo é as preencher com terra e semear.

O que plantar em uma horta suspensa?

As plantas mais recomendadas para este tipo de horta são as que menos necessitam de água em sua superfície. Portanto, ter uma plantação de ervas e até mesmo cactos é mais recomendável. Veja exemplos:

  1. Alecrim
  2. Salsinha
  3. Erva doce
  4. Salsinha
  5. Cebolinha

Entre os alimentos, o mais comum é o plantio do grão de feijão. Demanda pouca atenção, água uma vez ao dia e cresce com muita facilidade em qualquer tipo de ambiente.

Portanto, dito isso, a horta suspensa pode ser aplicada em diversos locais da casa com objetivo de criar mais espaços verdes no ambiente e promover preservação do meio ambiente.

Agro20 | Portal Vida No Campo