A incineração é um procedimento bastante adotado em outros países e reduz até 90% do volume dos materiais
Através da incineração é possível diminuir o peso, o volume e a periculosidade dos resíduos.
Atualmente, os materiais que passam por incineração são compostos de lixo orgânico, resíduo hospitalar e até industrial.
O que é incineração?
Incineração é um processo de destruição de lixo, ou resíduos, utilizando a queima como técnica. O procedimento, portanto, é realizado em temperaturas bastante elevadas, geralmente em torno dos 900 a 1.250 graus.
A queima apresenta algumas vantagens, pois reduz o volume de material que se deseja extinguir. Além disso, é um método seguro para resíduos que são considerados perigosos, como o lixo hospitalar – que pode transmitir doenças. Através da incineração, então, todos os micro-organismos são eliminados.
Como ocorre a incineração
O método de incineração apresenta algumas etapas para a sua realização. São elas:
- Durante a queima acontece a decomposição térmica, por meio da oxidação sob alta temperatura
- A parcela orgânica que existe nos resíduos é destruída
- Os restos do material são transformados em duas partes: uma gasosa e outra sólida
- Ocorre a redução considerável do volume de material
- O peso também passa por redução
- Como resultado do processo, então, também ocorre a redução da periculosidade dos resíduos
Qual o destino dos resíduos?
A incineração do lixo, ou incineração de resíduos industriais, sempre irá gerar um material. Este produto resultante da queima deve ser encaminhado a um aterro sanitário, ou, dependendo das circunstâncias, pode até mesmo ser reciclado.
Entretanto, o método pode gerar alguns riscos. Alguns resíduos, ao entrarem em combustão, podem emitir gases tóxicos e poluir o ar. Assim, nestes casos é necessário o uso de filtros ou equipamentos purificadores.
O lixo mais indicado para esta técnica é o lixo orgânico, devido aos teores de água e matéria orgânica. Consequentemente, vidros, metais e plásticos, por exemplo, não são recomendados para este tipo de finalidade.
Desvantagens do sistema de incineração
O método também pode trazer alguns problemas, principalmente do ponto de vista ambiental. Alguns especialistas chegam a afirmar que a incineração é uma maneira insustentável de se lidar com os resíduos, e o sistema está desatualizado e arcaico.
Assim, a incineração em alguns momentos é relacionada com as dioxinas – que são poluentes derivados da técnica. As dioxinas são causadoras de problemas de saúde, como o cancro, problemas de reprodução e desenvolvimento.
Outro problema causado pelos incineradores é a poluição por mercúrio, além de outros metais pesados como chumbo, arsênico e berílio.
O destino dos resíduos no Brasil
A incineração é uma técnica bastante utilizada em alguns países. No Brasil, entretanto, o procedimento não é tão comum. Isso porque as características do lixo são diferentes: no país, o lixo produzido é bastante úmido e, portanto, não é simples de ser incinerado.
Por esta razão, os resíduos produzidos em território nacional são encaminhados para aterros. Conforme especialistas, seria necessário um estudo e um projeto específicos para a incineração no Brasil, visto que o lixo é diferente de outros locais do mundo. Ainda de acordo com profissionais da área, é possível incinerar sem poluir, entretanto, o custo é alto e é necessário fiscalização.