Incineração é opção para diminuir resíduos através da queima

Inicio » Meio Ambiente » Incineração é opção para diminuir resíduos através da queima
07/05/2019 Por
Incineração é opção para diminuir resíduos através da queima

A incineração é um procedimento bastante adotado em outros países e reduz até 90% do volume dos materiais

Através da incineração é possível diminuir o peso, o volume e a periculosidade dos resíduos.

Atualmente, os materiais que passam por incineração são compostos de lixo orgânico, resíduo hospitalar e até industrial.

Incineração

O que é incineração?

Incineração é um processo de destruição de lixo, ou resíduos, utilizando a queima como técnica. O procedimento, portanto, é realizado em temperaturas bastante elevadas, geralmente em torno dos 900 a 1.250 graus.

A queima apresenta algumas vantagens, pois reduz o volume de material que se deseja extinguir. Além disso, é um método seguro para resíduos que são considerados perigosos, como o lixo hospitalar – que pode transmitir doenças. Através da incineração, então, todos os micro-organismos são eliminados.

Como ocorre a incineração

O método de incineração apresenta algumas etapas para a sua realização. São elas:

  • Durante a queima acontece a decomposição térmica, por meio da oxidação sob alta temperatura
  • A parcela orgânica que existe nos resíduos é destruída
  • Os restos do material são transformados em duas partes: uma gasosa e outra sólida
  • Ocorre a redução considerável do volume de material
  • O peso também passa por redução
  • Como resultado do processo, então, também ocorre a redução da periculosidade dos resíduos

Qual o destino dos resíduos?

A incineração do lixo, ou incineração de resíduos industriais, sempre irá gerar um material. Este produto resultante da queima deve ser encaminhado a um aterro sanitário, ou, dependendo das circunstâncias, pode até mesmo ser reciclado.

Entretanto, o método pode gerar alguns riscos. Alguns resíduos, ao entrarem em combustão, podem emitir gases tóxicos e poluir o ar. Assim, nestes casos é necessário o uso de filtros ou equipamentos purificadores.

O lixo mais indicado para esta técnica é o lixo orgânico, devido aos teores de água e matéria orgânica. Consequentemente, vidros, metais e plásticos, por exemplo, não são recomendados para este tipo de finalidade.

Desvantagens do sistema de incineração

O método também pode trazer alguns problemas, principalmente do ponto de vista ambiental. Alguns especialistas chegam a afirmar que a incineração é uma maneira insustentável de se lidar com os resíduos, e o sistema está desatualizado e arcaico.

Incineração

Assim, a incineração em alguns momentos é relacionada com as dioxinas – que são poluentes derivados da técnica. As dioxinas são causadoras de problemas de saúde, como o cancro, problemas de reprodução e desenvolvimento.

Outro problema causado pelos incineradores é a poluição por mercúrio, além de outros metais pesados como chumbo, arsênico e berílio.

O destino dos resíduos no Brasil

A incineração é uma técnica bastante utilizada em alguns países. No Brasil, entretanto, o procedimento não é tão comum. Isso porque as características do lixo são diferentes: no país, o lixo produzido é bastante úmido e, portanto, não é simples de ser incinerado.

Por esta razão, os resíduos produzidos em território nacional são encaminhados para aterros. Conforme especialistas, seria necessário um estudo e um projeto específicos para a incineração no Brasil, visto que o lixo é diferente de outros locais do mundo. Ainda de acordo com profissionais da área, é possível incinerar sem  poluir, entretanto, o custo é alto e é necessário fiscalização.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo