Jardinagem pode ser considerada uma arte ou um sistema agrícola

Inicio » Agricultura » Jardinagem pode ser considerada uma arte ou um sistema agrícola
12/07/2019 Por
Jardinagem pode ser considerada uma arte ou um sistema agrícola

Cartão de visita para áreas públicas ou privadas, a jardinagem ainda agrega valor e transmite respeito e prosperidade

Conhecida com a arte de cuidar, manter e criar plantas visando embelezar e ornamentar locais públicos e privados, a jardinagem deixa os espaços mais atraentes e bonitos. A partir das aplicações aos mais diversos ambientes, a profissão de jardinagem é empregada de pequenos jardins a simples vasos.

Antes de pensar no processo de reprodução, é seu conhecimento que auxilia na implantação desde projetos voltados ao uso sustentável e econômico de plantas ornamentais até os usos comerciais. No caso de locais públicos, jardins e praças são ótimos exemplos de como a jardinagem transforma e une elementos para a organização e revitalização de áreas urbanas, melhorando a qualidade de vida dos habitantes.

Jardinagem

O que é jardinagem?

Jardinagem é a fina arte do cultivo e manutenção de plantas e áreas verdes como ornamentação. Seja como hobby ou atividade profissional, essa técnica pode ser aplicada para os mais diferentes aspectos, valorizando áreas e deixando os espaços mais atraentes e bonitos.

Um detalhe importante da jardinagem é seu emprego, pois ela pode ser praticada até mesmo em ambientes mais reduzidos e menores, com emprego de painéis e vasos. Ou seja, pessoas amadoras que tenham nenhum ou pouco espaço livre podem investir e se apaixonar pela atividade.

Sem contar que várias plantas precisam e devem ter seu cultivo relacionado à sombra. Em síntese, o ato da jardinagem independe da questão do espaço disponível. Ou seja, ela apenas requer atenção e amor do jardineiro responsável.

Afinal, toda atenção é pouca em relação às doenças que acometem plantas, assim como a manutenção precisa ser regular. Isso quer dizer que, entre os cuidados básicos, é preciso preocupar-se com etapas como rega, poda e adubação, seguindo a necessidade de cada espécie.

Entretanto, mesmo assim, a jardinagem não demanda muito tempo, sendo, como o paisagismo, mais importante a presença de amor e a dedicação.

Ferramentas de jardinagem

Claro que um jardim dos sonhos precisa muito mais do que profissionais competentes e carinho. Todo profissional envolvido no processo de jardinagem precisa estar equipado e manusear as ferramentas adequadas para os serviços necessários.

Isso quer dizer que, além de conhecer cada acessório e suas utilidades, é preciso avaliação e cautela para saber quando usar cada um. De leves a pesadas, essas ferramentas de jardinagem também precisam ter qualidade. Seja para aqueles cuidados básicos a serem feitos em casa, seja para trabalhos e serviços mais pesados.

Sendo assim, vamos a uma breve apresentação de algumas ferramentas essenciais no processo. Por exemplo, os aparadores são úteis em trabalhos diários, pois eles ajudam a diminuir esforço físico e tempo empregados na rotina de cuidados.

No caso dos ancinhos, mesmo com diferentes tamanhos, eles são indicados para o recolhimento de folhas caídas como mais agilidade. Itens como os machados são para o corte de objetos mais espessos.

No caso de máquinas de cortar grama, elas facilitam na hora de aparar jardins com maiores espaços. Sem falar que as vassouras são vitais para aquela limpeza final, requisitos básicos ao trabalho de todo jardineiro que se preze.

Ou seja, são vários os acessórios para você investir e que garantem ótimos resultados durante seu processo de jardinagem. Confira abaixo outros materiais mais importantes e principais ferramentas que vão facilitar sua vida.

  • Carrinhos de mão;
  • Pulverizadores;
  • Aparadores de grama;
  • Escavadores;
  • Regadores e mangueiras;
  • Tesouras de poda.

Jardinagem

Tipos de jardinagem

Da mesma forma que temos os tipos distintos de paisagismo, a jardinagem também apresenta suas variações técnicas e precisa ter as funções específicas bem elaboradas e realizadas.

Embora o campo demande uma técnica mais rural, ela visa a conservação e a preservação. Tanto que, em centros urbanos, a jardinagem é voltada para o surgimento de áreas como espaços de esportes, lazer e contemplação da natureza.

Contudo, as técnicas da jardinagem ainda cobrem funções como o embelezamento de áreas internas. Ou seja, elas complementam ações de decoração, a exemplo dos belos jardins de inverno, jardins externos, terraços e varandas.

Confira abaixo os principais e mais belos tipos de jardinagem:

  • Jardim desértico;
  • Jardim inglês;
  • Jardim italiano;
  • Jardim tropical;
  • Jardim japonês;
  • Jardim francês.

Para cada estilo, temos uma finalidade diferente. Ou seja, é preciso lembrar que o responsável precisa ser capacitado para aplicar as melhores técnicas. Com isso ele resolve necessidades e problemas que possam vir a ocorrer em cada espaço.

No caso de um jardim vertical, citando como exemplo, ele pode ser ideal para residências urbanas. Por outro lado, casas de praia ou campo, com espaços maiores, demandam projetos mais amplos e bem elaborados.

Dessa forma, nossa dica é você procurar paisagistas e profissionais com a melhor análise possível e o projeto adequado para seu lar.

Jardinagem

A diferença entre jardinagem e paisagismo

Seja qual for o setor de atuação da pessoa ou da empresa, a profissão relacionada à jardinagem e paisagismo tem influência na necessidade e até mesmo na compra do cliente. Uma contratação errada vai comprometer o planejamento todo do projeto.

No caso do paisagismo, a atividade costuma ser mais ampla. Isso significa que o profissional cria projetos relacionados a flores e vegetais, o jardim na totalidade. Dessa forma, podemos dizer que um paisagista usa tudo aquilo que vai influenciar as áreas externas de um imóvel, como:

  • Áreas esportivas;
  • Espaços abertos;
  • Piscinas.

Para termos técnicos, com diferentes utilidades e benefícios, esse profissional precisa ter conhecimentos avançados. Ou seja, ser um analista e atuar no planejamento e desenvolvimento de projetos, entre demais atividades pertinentes ao ramo.

Para a área de jardinagem, a função do responsável pelo projeto chega a ser um pouco complementar. Contudo, a atividade de jardinagem costuma ter foco sobre o uso de técnicas visando cultivo e manutenção de jardins.

Vale lembrar que mesmo aqueles acessórios de decoração, como vasos e cantoneiras, ainda são peças vitais para a elaboração e desenvolvimento de espaços verdes.

De qualquer forma, para você saber como fazer jardinagem, invista em aprendizados e adquira conhecimentos técnicos sobre cada espécie de planta.

Afinal, são esses os jardineiros que estão avalizados para a realização de análises e indicação dos melhores tipos de flores para cada ação de jardinagem.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo