Matéria orgânica é um dos materiais mais importantes do planeta

Inicio » Meio Ambiente » Matéria orgânica é um dos materiais mais importantes do planeta
28/06/2019 Por
Matéria orgânica é um dos materiais mais importantes do planeta

A matéria orgânica surge na decomposição de restos de plantas, animais mortos e outros organismos da natureza

É graças à matéria orgânica e ao trabalho de transformação realizado por alguns organismos que o mundo consegue se manter renovado.

Sem a matéria orgânica, portanto, não existiria equilíbrio na natureza. Além disso, sem essa transformação da matéria, diversas espécies não teriam condições de sobreviver.

matéria orgânica

O que é matéria orgânica?

Matéria orgânica é o resultado da decomposição de seres vivos, como plantas ou animais. Pode ser, também, composta pelos resíduos desses seres, como o esterco ou os restos de poda. Em outras palavras, a matéria orgânica também é o conjuntos de componentes químicos e físicos que podem ser encontrados no solo, assim como na água.

O fato é que este material é fundamental para a manutenção da vida no planeta. A matéria é uma das responsáveis pelo equilíbrio ecológico na natureza, já que serve de alimento para diversos organismos.

Além disso, ela faz um tipo de “reciclagem” nos resíduos, transformando em alimento ou adubo todo o material orgânico que seria descartado e, assim, poderia ser considerado lixo lançado no ambiente.

De que forma acontece a formação da matéria orgânica?

Alguns organismos são essenciais para que a matéria orgânica tome forma. Assim, eles são chamados de seres decompositores. Isso porque possuem a capacidade de decompor materiais, transformando-os. Os principais organismos responsáveis por isso, então, são:

  • Fungos
  • Bactérias
  • Protozoários

Estes seres dependem da energia que existe na decomposição da matéria orgânica para sobreviverem. Assim, cada um deles age de uma forma diferente sobre este material.

matéria orgânica

Uma de suas principais funções, então, é dar fim e uma parte significativa de restos orgânicos que existem na natureza, como animais mortos. Você já imaginou como seria o mundo sem a presença dos decompositores?

Além disso, uma das grandes vantagens desta reciclagem é a produção de nutrientes. Estes nutrientes, então, podem ser reabsorvidos pelas plantas, o que consequentemente vai ajudar em seu desenvolvimento.

Onde a matéria está presente?

Este fenômeno de “reciclagem” acontece em praticamente todos os ambientes do planeta. A matéria orgânica do solo, por exemplo, pode ser dividida principalmente de três formas:

  1. Biomassa de micro-organismos vivos
  2.  Resíduos parcialmente decompostos
  3. Húmus, que é a matéria em estágio avançado de decomposição

Uma das principais matérias-primas que existe para a produção de material orgânico são os restos de plantas. Plantações, florestas e até a poda no jardim de casa são exemplos de materiais que podem se transformar e, assim, retornar para a natureza na forma de material decomposto e nutrientes.

Matéria orgânica

Alguns organismos, então, auxiliam nessa transformação. A minhoca é um dos animais mais importantes nesse processo, já que se alimenta destes materiais e auxilia no seu transporte e revolvimento da terra.

Algumas das vantagens desse processo de reciclagem para o solo, são:

  • Aumento da biodiversidade
  • Absorção e retenção de poluentes
  • Armazenamento e redistribuição de nutrientes
  • Auxilia na retenção de água

O material orgânico também existe na água

Assim como no solo, também existe matéria orgânica na água. Contudo, em ambientes aquáticos, como nos oceanos, os níveis de material são bem menores. Ainda assim, possuem extrema importância e oferecem energia e nutrientes para alguns seres – assim como acontece na terra.

Assim, a matéria orgânica presente na água é proveniente de alguns locais específicos. Ela pode surgir, por exemplo, dos fitoplânctons, algas, ou excrementos de animais.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo