Jasmim é uma flor belíssima e de amplo cultivo no território nacional

Home » Agricultura » Jasmim é uma flor belíssima e de amplo cultivo no território nacional
30/10/2019 by
Jasmim é uma flor belíssima e de amplo cultivo no território nacional

Popular pela beleza e pelo perfume, o jasmim garante uma casa mais linda e até renda extra para os negócios

Tudo começa pelo ar doce e fresco presente em um jardim ou quintal. Mas o jasmim e sua flor conquistam pelas suas mais de quinhentas espécies, embora nem todas possuam perfume. Contudo, suas duas cores (amarela e branca) e todas as suas flores sempre agradarão qualquer apreciador de flores.

Com origens que vão da China ao Himalaia, o jasmim provou ser bom na viabilização de negócios ao crescer nas regiões tropicais do planeta. No Brasil, ele move a economia de forma significa. É tudo o que você vai conferir neste artigo, além de conhecer dicas para seu cultivo, cuidados e, de quebra, ver como ganhar dinheiro com ele.

jasmim

O que é jasmim?

Jasmim é uma linda flor branca que, assim que cai a noite, nos presenteia com um perfume singular. Assim, sua presença em terras orientais é um símbolo de beleza, tentação e feminilidade.

Por certo, além de sua presença física, o jasmim tem mais que uma presença de adorno e prazer. Ele é uma planta nativamente branca, mas apresenta pétalas com aroma marcante.

De odor penetrante e doce, mesmo que ocasione dor de cabeça para uns, ainda acalma e relaxa outros milhares. Por isso que existe um exemplar de jasmim amarelo nativo, sem perfume, capaz de transformar a flor em negócios rentáveis.

Por outro lado, certas variedades híbridas, como flores coloridas e grandes, como o jasmim manga, têm muita procura nos mercados mundo afora, graças às cores que vão de um rosado ao amarelo.

De qualquer forma, o jasmim ainda tema facilidade de cultivo em canteiros e vasos. Isto, além de ser direcionado por estacas, adornando locais como cercas-vivas e crescendo com a devida atenção e cuidado.

Em suma, a beleza de um jasmim custa pouca atenção em relação ao solo. Mesmo assim, para floradas ricas, nossa dica é ter solos igualmente ricos em matéria orgânica. Ainda mais com a presença do elemento fósforo, responsável pelo seu florescimento abundante.

Enfim, seu maior proveito doméstico ou comercial está ligado às floradas que surgem em estações como inverno, primavera e outono.

É por isso que o jasmim cai bem em regiões com baixas temperaturas. Entretanto, é sempre bom ter solo rico em matérias orgânicas, fértil e pleno em água.

Como plantar e colher frutos com a flor de jasmim

Uma estratégia para perfumar ambientes pode ser a de usar odorizadores de modo a manter escritórios e casas com odor de natureza.

Todavia, o jasmim é uma das plantas que fazem dois serviços ao mesmo tempo, contando com sua beleza. Ou seja, além do perfume natural, ele deixa qualquer local muito bem decorado.

Mesmo assim, é sempre bom conhecer espécies de flores que deixam ambientes com ótimos aromas. Por isso dissemos que a grande maioria dos tipos de flor de jasmim tem cerca de quatro pétalas.

Enfim, a flor do jasmim tem de cinco a seis pétalas, garantindo que ela é ideal para deixar canteiros cheirosos em casa ou empresas. É até bom saber que sua floração ocorre na primavera e verão, poucos meses após seu plantio.

A conquista vem pelo seu odor. Um perfume delicioso exalado durante a noite, iniciado assim que ocorre o pôr-do-sol. Embora essas flores sejam muito perfumadas, seu perfume costuma se originar dos botões.

jasmim

Confira abaixo nossas dicas para você cultivar e lucrar com a venda de jasmim.

  • No plantio doméstico interior, se perder controle do crescimento, faça uma poda;
  • O solo ideal para cultivo precisa ser úmido, bem drenado e argiloso;
  • Procure plantar entre os meses junho e novembro;
  • A luz solar precisa ser alta, pois o jasmim é adorador de sombras;
  • Fertilize seu jasmim durante a estação da primavera;
  • Mantenha sempre uma distância segura de oito pés entre cada muda, visando o não sufocamento das flores;
  • Deixe-a receber pelo menos quatro horas diárias de luz;
  • Durante dias quentes de verão, regue bastante suas flores;
  • Para o cultivo doméstico, mantenha sempre a circulação de ar à vontade.

Investindo em renda com o jasmim manga

Uma das variedades mais rentáveis para locais como a CEASA é a variedade conhecida como jasmim manga. Isso porque ele muito famoso e traz alta rentabilidade a pequenos e médios produtores.

Tudo isso não é à toa. Ele é colorido, tem perfume característico e é uma preciosa flor com origens nas fantasias havaianas oriundas das ilhas do Oceano Pacífico.

Em relação ao uso de terra brasileira, ele recebe o nome devido às suas flores perfumadas que lembram o perfume das mangueiras.

Contudo, sua seiva é apenas usada para fins medicinais, embora certas culturas a utilizem como uma iguaria local.

Enfim, para aprender a cultivar jasmim manga, saiba que seu plantio pode ser feito por mudas. E isso dá origem a um comércio pujante em seus locais de origem, como a América Latina, onde a espécie acabou por ganhar o coração de todos os brasileiros. O jasmim é facilmente encontrado por aqui.

Como ótima fonte de renda, o jasmim tem insumos para a produção relevante no negócio de coroas, colares, decoração de bebidas e até pulseiras em locais praianos, com lindas flores do artesanato local.

Em relação ao plantio do jasmim, ele pode ser feito o ano todo, embora sua floração aconteça apenas durante o inverno ou a primavera.

No mais, um jasmim manga tem opções comerciais como as flores brancas e amarelas, brancas e até rosadas ou vermelhas.

jasmim

Comercialização do jasmim

Pelo amor ao clima tropical, o jasmim é fonte de renda em muitos setores no agronegócio, como o comércio virtual, que tem vantagens para deixar sua empresa lucrativa. Isto porque os avanços em logística e tecnologia online derrubaram barreiras de venda com essas flores perecíveis.

Em linhas gerais, ele viabiliza negócios que eram impraticáveis pela durabilidade dos e-commerces na linha das floriculturas virtuais. Assim, se você tem o poder de saber como ganhar dinheiro na venda de flores de jasmim pela internet, a opção de negócio sempre foi bem lucrativa.

Sem falar que o investimento inicial é baixo e, caso você tenha jeito para elaborar arranjos florais, pode buscar uma nova opção de negócio online. Vender jasmim pela internet pode ser o melhor investimento para quem quer investir em flores.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo