Krill é um crustáceo de grande importância na cadeia alimentar marinha

Inicio » Meio Ambiente » Krill é um crustáceo de grande importância na cadeia alimentar marinha
14/10/2019 Por
Krill é um crustáceo de grande importância na cadeia alimentar marinha

Krill é espécie marinha pequenaque tem grande importância

Não há dúvida de que o krill, esse pequeno crustáceo, forneça benefícios importantes e altamente desejados ao corpo humano. Entretanto, ele é considerado o fundo da cadeia alimentar.

Mas, enquanto os benefícios que o krill pode proporcionar à saúde estão sendo comercializados em massa, ele tem uma serventia ainda maior. Esta é mais crítica e não pode ser esquecida: é essencial para a sobrevivência da vida marinha e animal, principalmente na Antártida.

krill

O que é krill?

Krill é qualquer membro da ordem dos crustáceos Euphausiacea ou do gênero Euphausia dentro dessa subordem. Ele é um animal marinho parecido com o camarão e que tem hábitos pelágicos, isto é, vive em mar aberto.

Esse crustáceo é de grande importância em certas regiões do mar, servindo como alimento para vários peixes, pássaros e baleias.

Suas larvas se movem gradualmente em direção à superfície marinha à medida que se desenvolvem, alimentando-se de organismos microscópicos. É assim que passam a fazer parte da cadeia alimentar.

Para entender o que é krill realmente, é preciso conhecer suas particularidades. Por exemplo, este pequeno ser pesa menos de um grama e tem aproximadamente dois centímetros de comprimento.

Embora seja individualmente muito pequeno, estima-se que o peso de todos os krills do mundo seja maior que o peso total combinado de pessoas no planeta.

A importância do krill antártico

Das 85 espécies conhecidas, o krill antártico rosa e opaco compõe o maior grupo. Ele tem um peso total de aproximadamente 125 milhões a 6 bilhões de toneladas, prosperando nas águas da Antártida. Seu tempo de vida é de até 10 anos, o que é impressionante para uma criatura tão caçada.

O krill antártico geralmente se alimenta de fitoplâncton e de outras plantas microscópicas quando chega à superfície da água à noite. Ele passa o dia evitando os predadores a uma profundidade de aproximadamente 98 metros abaixo da superfície.

krill

Este crustáceo é uma parte crucial do ecossistema na Antártida – em especial, para centenas de animais diferentes que dependem dele para nutrição. Todos os anos, mais da metade do krill é consumida por baleias, focas, pinguins, lulas e peixes.

Agora, imagine por um momento que a fonte alimentar mais substancial da Antártica desapareceu. Sem o krill, a maioria das formas de vida antárticas desapareceria completamente.

O óleo de krill

A ciência já mostrou o quanto o ômega 3 pode ajudar a prevenir e até reverter doenças cardíacas, bem como outras condições graves. É por isso que, no mundo inteiro, essa substância é consumida, principalmente em forma de cápsulas de gel.

O óleo de krill é uma importância fonte de ômega 3, ajudando a colher seus benefícios. Tem destaque sobre o óleo de peixe em vários aspectos, sendo os mais importantes:

krill

  • Tem um sabor tolerável: muitas pessoas não apreciam o óleo de peixe pelo sabor e pelo refluxo digestivo que causa. Normalmente, o óleo de krill é fornecido em cápsulas de gel de tamanho menor, sendo mais fácil de engolir;
  • É biodisponível: uma única qualidade contém ácidos graxos ômega 3 ligados a fosfolipídios. Assim, é mais eficaz, pois permite que o corpo absorva seus componentes mais eficazmente;
  • É estável: contém um poderoso antioxidante chamado astaxantina. Isso ajuda a evitar problemas no estômago. Além disso, o antioxidante protege as células, órgãos e tecidos do corpo dos radicais livres;
  • É puro: o krill tem níveis não detectáveis ​​de mercúrio e outras toxinas que podem ser encontradas no óleo de peixe;
  • É sustentável: este crustáceo é a maior biomassa do mundo (cerca de 500 milhões de toneladas). Menos de 1% que vive no oceano é realmente colhido a cada ano. A comercialização do óleo cumpre rigorosos critérios, o que garante que o estoque de krill não seja depreciado.

Em suma, o krill é um ser pequeno no tamanho, mas que possui uma enorme importância dentro da cadeia alimentar no mar. Assim, também contribui com a saúde humana por meio dos benefícios encontrados nos seus componentes.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo