Caranguejo é um crustáceo mundialmente utilizado na culinária

Inicio » Agronegócio » Caranguejo é um crustáceo mundialmente utilizado na culinária
26/08/2019 Por
Caranguejo é um crustáceo mundialmente utilizado na culinária

O caranguejo está disponível durante diferentes estações do ano e faz parte da cozinha de muitos países

Muitas vezes você pode comprar esses crustáceos já cozidos e limpos, mas os caranguejos possuem um melhor sabor quando você mesmo os cozinha. Congelar o caranguejo depois de cozinhá-lo não estraga o seu sabor, mas o diminui um pouco.

A boa notícia é que cozinhar caranguejo é muito fácil. Os caranguejos são uma opção de fruto do mar muito popular mundialmente. Na culinária, há diferentes maneiras de preparar e comer caranguejos.

caranguejo

O que é caranguejo?

Caranguejo é um tipo de crustáceo. Sua carne é rica em proteínas, adocicada e seus pratos possuem acompanhamentos deliciosos.

O que são crustáceos?

Os crustáceos são um grupo muito diversificado de animais invertebrados, que inclui animais ativos, como os caranguejos, lagostas e camarões. A palavra crustáceo vem da palavra latina crusta, que significa concha.

Entre suas características, todos os crustáceos possuem um exoesqueleto duro ou flexível, assim como dois pares de antenas e um par de mandíbulas (que são apêndices usados para comer). Além disso, esses animais também são conhecidos por terem dois pares de maxilas na cabeça, como uma parte adicional da boca, localizados após as mandíbulas.

Seus olhos geralmente são compostos em hastes, da mesma maneira que seus corpos são segmentados com apêndices em cada segmento do corpo, além de possuírem brânquias.

Como escolher uma boa carne de caranguejo

Selecionar e saborear caranguejos é um modo caseiro de desfrutar esses crustáceos deliciosos. E para escolher a carne do caranguejo, é preciso tempo, mas é certamente mais simples ao passo que você descobre como é preparado.

Mostraremos um passo a passo simples de seguir:

  • Antes de mais nada, picar caranguejos não é nada refinado. Utilize uma tigela para depositar a carne que já foi cozida e outra para as cascas;
  • Em seguida, remova todas as patas, assim como as garras. Para isso, segure a base das pernas e afaste-as. Reserve as patas para utilizar depois;
  • Usando seus polegares em direções opostas do torso, puxe o topo afastando da base para então abrir o corpo;
  • Lembre-se de remover os pulmões do caranguejo nesse momento;
  • Existe bastante carne deliciosa e suculenta no corpo de boa parte dos mariscos. Ela é encontrada nos canais que são revestidos por uma grande quantidade de cartilagens, distribuídas igualmente dos dois lados desse animal. Segure cada uma das bandas e abra o corpo, quebrando ao meio, para chegar nele.

Pegando a carne das pernas e garras

A carne no interior das pernas dos caranguejos pode ser extraída mais adequadamente partindo as articulações para trás.

Do mesmo modo, a carne encontrada nas garras, normalmente continua presa a uma fatia fina de cartilagem. Para retirá-la, só é preciso escorregar essa carne da cartilagem.

caranguejo

Como preparar caranguejo

Ferver é a maneira mais comum de cozinhar caranguejos e também a mais simples.

  1. Coloque uma panela grande com água para ferver. Certifique-se de salgá-la o suficiente para que a água fique tão salgada quanto a do oceano. Algumas pessoas adicionam cerveja ou vinho branco à água. Adicione todos os temperos que você gosta e, em seguida, os caranguejos;
  2. Deixe cozinhar até que os caranguejos comecem a flutuar. Dependendo do tamanho dos caranguejos, isso acontecerá entre 10 a 15 minutos, aproximadamente;
  3. Use pinças para remover os caranguejos e coloque-os para fora até que estejam frios o suficiente para manusear.

Acompanhamentos para o caranguejo

Existe uma diversidade enorme de pratos que levam o caranguejo como alimento principal. Entretanto, tão importante quanto essa suculenta carne, os acompanhamentos ajudam a tornar esse prato ainda mais especial. A seguir, estão alguns dos melhores acompanhamentos de caranguejo.

  • Legumes assados

Legumes assados ou grelhados são o companheiro perfeito para um saboroso jantar de caranguejo. Cozinhe cenouras, aspargos, couve de bruxelas e experimente misturar uma variedade de verduras para dar uma profundidade de sabor à sua refeição.

  • Batatas cremosas

Assadas ou em purê, as batatas são o companheiro natural do caranguejo. Se você tiver alguma carne extra de caranguejo, pode misturá-la com o purê de batatas.

  • Molho de alho com limão

Use manteiga clarificada com uma colherada de limão e uma pitada de alho. O leve toque cítrico dará um sabor leve e refrescante ao caranguejo. Além disso, o alho se fundirá com a manteiga suave para dar um sabor perfeitamente incrível.

  • Alcachofras

As alcachofras têm um sabor leve e de noz com um ligeiro toque de limão. Você pode preparar alcachofras de várias maneiras: assar com ervas frescas e alho, rechear com manteiga, queijo e pão ralado ou assá-las com um pouco de limão e um pouco de azeite.

  • Salada verde fresca

Para um acompanhamento discreto e sofisticado, experimente uma salada fresca. Uma salada caesar com amêndoa, complementada com croutons caseiros italianos, parmesão, anchova, mostarda e molho de alho é uma excelente pedida.

caranguejo

Caranguejo gigante

Conhecido como Caranguejo Gigante do Alaska, o popular caranguejo gigante pode chegar a 15 kg e medir 2 metros. Essa iguaria pode ser encontrada em poucos países, mas é abundante na região do Alaska.

Para apreciar esse caranguejo, a ideia é evitar molhos que roubem seu sabor. A regra é simples: quanto mais natural, melhor.

Uma curiosidade é que sua carne chega a ser comercializada no exterior por 100 dólares o quilo.

Diferenças entre siri e caranguejo

Na verdade, o siri é um caranguejo. Ele nada mais é que um nome mais popular para se referir a espécie Portunidae, uma das inúmeras famílias desses crustáceos. As duas espécies pertencem a um grupo maior, os Decápodes, que são chamados assim por serem uma espécie com 10 patas.

A única diferença está no formato das patas traseiras, que são pontiagudas, achatadas e amplas. Por conta dessa característica, o siri é o único caranguejo que pode nadar.

Principais receitas com caranguejo

Encontrado por toda a costa brasileira, esse marisco está presente na culinária de todo o país. Suas receitas são ótimas opções para saborear e experimentar o sabor diversificado dos frutos do mar. Assim, alguns dos pratos mais conhecidos que levam essa iguaria são bolinhos, risotos, tortas, saladas, ensopados e caranguejo gratinado.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo