Laranja é uma das frutas mais populares do Brasil e em todo o mundo

Inicio » Agronegócio » Laranja é uma das frutas mais populares do Brasil e em todo o mundo
27/09/2019 Por
Laranja é uma das frutas mais populares do Brasil e em todo o mundo

Interior paulista é responsável por 85% da produção nacional de laranja

A estimativa para este ano é que a produção de laranja traga até 2 bilhões de dólares ao agronegócio brasileiro. Isso segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

São Paulo é o maior produtor de laranja do Brasil, apesar de não concentrar o maior número de propriedades produtoras da fruta. A produtividade notável se explica por concentrar as maiores propriedades produtoras de laranja no interior do estado.

laranja

O que é laranja?

Laranja é um fruto cítrico que vem da laranjeira. A altura da árvore pode chegar a até 8 metros, sendo considerada de porte médio. O tronco é castanho e a copa tem formato arredondado.

Mas para responder satisfatoriamente o que é laranja, é preciso detalhar alguns aspectos do fruto, principalmente de aparência e formato. É uma fruta cítrica oval de casca alaranjada e com gomos na face interna. O sabor característico é doce e um pouco azedo.

A laranja é uma fruta híbrida que foi criada no passado com o cruzamento de tangerina e pomelo. É muito utilizada na produção de doces e sucos. Este último é um dos principais produtos de exportação do Brasil, pois o nosso país2 é o líder mundial na exportação do suco de laranja.

A origem da fruta, ao contrário do que muita gente pode pensar, já que somos um dos maiores produtores da fruta no mundo, á asiática – vem da Índia, mais especificamente. Foi levada à península ibérica pelos árabes, onde acabou se propagando pelo mundo inteiro.

No Brasil, a fruta chegou via portugueses colonizadores e logo se difundiu pelo território graças às qualidades de nosso solo e de nosso clima. Os portugueses, por sua vez, tiveram contato com o fruto cítrico nas suas negociações com a China.

Benefícios da laranja

Certamente uma das vitaminas da laranja mais conhecidas é a vitamina C. E isso se deve às inúmeras propagandas na TV associando a vitamina ao combate da gripe.

Tal associação é correta, uma vez que a laranja fortalece o sistema imunológico, pois atua como um tonificante do corpo. O reforço no sistema de defesa ajuda no combate não só ao vírus da gripe, mas outros vírus e bactérias também.

Entre as principais propriedades da laranja podemos citar que ela é rica em antioxidantes; que têm como principal característica reduzir as inflamações do corpo e os estragos causados por células deformadas. Tais células são responsáveis por acelerar o envelhecimento da pele e provocar o desenvolvimento de doenças crônicas.

Estudos internacionais creditam ao consumo de laranja uma estatística importante: acidentes vasculares cerebrais isquêmicos (AVC) em mulheres diminuem em até 19%. O responsável por essa diminuição de risco seriam os flavonoides, substâncias que favorecem a função dos vasos sanguíneos e aplicam efeito anti-inflamatório.

Outro dos benefícios da laranja é quanto à formação de pedras no rim. Por ser uma fruta cítrica, é composta por vários ácidos, como ácidos ascórbicos, a famosa vitamina C, e ácido cítrico, este determinante para evitar as pedras.

laranja

Laranja no Brasil

O país é o maior produtor de laranja do mundo. Assumiu este posto nos 1980, superando os EUA, e continua mantendo este posto. É a fruta mais produzida do país, presente em todos os estados brasileiros mais o Distrito Federal.

Mas o grosso da produção de laranja nacional encontra-se no cinturão que passa por Paraná, Sergipe, São Paulo e Minas Gerais. Estes dois últimos estados concentram a maior parte da produção de laranja no Brasil, principalmente São Paulo, cujo interior é responsável por 85% do total produzido no país.

Dados de 2017 apontam que a produção do estado produziu 10,77 milhões de toneladas, superando, assim, as 894 mil toneladas do segundo maior estado produtor, Minas Gerais, em 12 vezes.

As 600 maiores propriedades agrícolas de São Paulo produziram, até setembro de 2019, 318,6 milhões de caixas de laranja. Isto segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em conjunto com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

Projeta-se lucro de 2 bilhões de dólares para o ano. A caixa de laranja registra média de R$ 15,00, um claro aumento em relação ao preço médio do ano passado, que ficou em R$ 5,00.

Suco de laranja

O Brasil é o campeão mundial de exportação de suco de laranja. Números registram 2,3 milhão de toneladas de suco produzidos no país, sendo que 98% desse volume é destinado à exportação.

Em São Paulo, produz-se três de cada cinco copos do suco consumidos não só no Brasil, mas em escala mundial.

Uma das razões desse volume nababesco é o fato do cinturão do interior paulista produzir a fruta o ano inteiro e, ainda, com diversidade incomparável a qualquer outro lugar do planeta.

Apesar de não concentrar o maior volume de propriedades produtoras de laranja, esse posto se encontra na região Nordeste. Além disso, outro fator que explica a produção inigualável é o tamanho das propriedades produtoras de laranja e a consequente concentração do plantio da fruta.

laranja

Tipos de laranja

São os vários os tipos de laranja existentes e muitas são produzidas em solo brasileiro.

A laranja lima é considerada doce e com baixa acidez, por isso, recomendada para pessoas com transtornos digestivos ou para crianças.

A laranja pera tem cor amarela e poucas sementes. Seu tamanho é mediano. É considerada adocicada. Por essa razão, portanto, é recomendada para o preparo de sucos e para ser consumida in natura.

A laranja da terra é indicada para compotas, geleias e fins medicinais. Isto por ser amarga e pequena. A casca dessa variante é grossa e sua coloração é de um amarelo bem carregado, acentuado.

Torange é uma variedade da laranja. É maior que as anteriores e também se diferencia por apresentar gosto mais ácido. Portanto, indica-se para o preparo de doces e refrescos.

Óleos de laranja

As folhas e flores da laranja produzem óleos conhecidos pelos efeitos calmantes. Também são usadas na produção de curaçau e licor, além de fornecer a essência para indústrias como a de perfumes.

Safra da laranja

O tempo previsto para conservação de laranja varia de uma a duas semanas. A época de safra ocorre nos meses de janeiro, março e setembro. É quando você consegue encontrar, em feiras e supermercados, a fruta em seu melhor estado.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo