Mamão é nutritivo e um dos principais frutos exportados pelo Brasil

Inicio » Agricultura » Mamão é nutritivo e um dos principais frutos exportados pelo Brasil
06/08/2019 Por
Mamão é nutritivo e um dos principais frutos exportados pelo Brasil

Mamão contribui para a saúde intestinal e movimenta a fruticultura brasileira

O Brasil é um dos principais produtores de mamão em todo o mundo, o que consequentemente nos coloca entre os maiores exportadores do produto. Nossos principais clientes são os europeus, que consomem o fruto em altas quantidades.

O interessante é que o mamão pode ser cultivado durante o ano todo. Entretanto, é bacana ressaltar que o fruto se desenvolve melhor em locais onde o clima predominante é o tropical ou o subtropical. O fruto pode ser consumido in natura, na forma de doces, sucos e até mesmo saladas.

Mamão é um dos principais frutos exportados pelo Brasil

O que é mamão?

Mamão é o fruto originário do mamoeiro. Também conhecido pelo nome de Carica Papaya, tem formato geralmente oval e peso e tamanho que apresentam grandes variações. Sua casca é lisa, podendo ser verde, alaranjada ou amarela. Já a sua polpa, que é a parte comestível, é de textura bastante macia e apresenta coloração amarela ou salmão.

Como plantar mamão

Para entender como fazer o cultivo do mamão, é preciso compreender quais são as principais características de um mamoeiro. Trata-se de um arbusto perene, que apresenta um tronco tenro e bastante suculento; que pode, inclusive, ser utilizado para fazer doces.

É comum que na base de suas folhas surjam diversas flores, que podem se apresentar de maneira individual ou até mesmo em cachos. Elas são fundamentais, pois determinam o sexo da planta; que pode ser macho, fêmea ou até mesmo hermafrodita, em casos mais raros.

Quanto ao cultivo, é curioso destacar que trata-se de uma planta bastante precoce. É comum que ela comece a florescer após 3 ou 4 após o início do plantio. Falando sobre a exploração comercial do produto, é importante destacar que ela se estende até o terceiro ano de idade aproximadamente.

Isso porque, nessa fase da plantação de mamão, o arbusto atinge uma altura elevada, o que pode dificultar a realização da colheita. Além disso, caso a colheita demore muito, pode ser que a qualidade do produto caia consideravelmente.

Por fim, é importante ter em mente qual será o destino de seus produtos. O mamão é um alimento extremamente perecível, e assim que colhido elevado e rápido nível de deterioração, o que indica que você estará desperdiçando boa parte do processo efetuado até o dia da colheita.

Estágios da colheita de mamão

Para escolher o momento correto de colher as mais diversas espécies de mamão, é importante se atentar ao estado da fruta. Esse estágio de maturação varia bastante e costuma depender do tipo de mercado para qual o produto será destinado.

  • Estágio 0 – fruto crescido e desenvolvido (100% verde);
  • Estágio 1 – fruto com até 15% da superfície amarela;
  • Estágio 2 – frutos com até 25% da superfície amarela (1/4 madura);
  • Estágio 3 – frutos com até 50% da superfície amarela;
  • Estágio 4 – frutos com 50 a 75% da superfície amarela;
  • Estágio 5 – frutos com 100% da superfície amarela.

Mamão é um dos principais frutos exportados pelo Brasil

Benefícios do mamão

Como pudemos observar, o fruto é largamente produzido e consumido em todo o mundo, além de ser popular em mais de uma espécie; incluindo as do mamão papaya e mamão abacate.

E isso se deve ao fato de ele apresentar diversas propriedade benéficas ao nosso organismo. Entre os principais e mais importantes benefícios do mamão, podemos citar os que seguem na lista abaixo.

  • Combate aos radicais livres

Uma vez que o mamão é rico em vitamina A, ele pode ser responsável pelo combate aos radicais livres de nosso organismo. O grande motivo para isso são os antioxidantes relacionados a esta vitamina, que retardam o envelhecimento da pele e previnem a manifestação de uma série de doenças perigosas.

  • Melhora da digestão e do fluxo intestinal

O mamão é extremamente empregado, inclusive em receitas caseiras, como uma importante substância no auxílio do trânsito intestinal. E, fora isso, ele ainda possui substâncias que facilitam a nossa digestão. Tratam-se da papaína e quimiopapaína, além do fruto se riquíssimo em fibras.

  • Fortalecimento do sistema imunológico

A vitamina A não é a única vitamina do mamão. Além dela, ainda existem vitaminas dos complexos B e C presentes em abundância no fruto. Juntas, elas podem propiciar uma melhora no sistema imunológico como um todo, principalmente no combate de gripes e resfriados.

  • Melhora da pele

O mamão possui duas substâncias responsáveis pela coloração do alimento e por uma melhora considerável na qualidade de nossa pele. São eles o betacaroteno e o licopeno.

  • Auxílio no emagrecimento

Apesar de ser bastante doce e saboroso, é importante que você tenha conhecimento que as calorias do mamão são poucas. É comum que em uma porção de 100 gramas da fruta encontremos apenas 39 calorias. Assim, é possível que ele seja incluso em uma dieta de redução de peso a partir de variadas receitas.

  • Aumento da resistência óssea

O mamão é rico em cálcio e fósforo. Assim, pode fortalecer as nossas estruturas ósseas, prevenindo a osteoporose. Fora isso, o fósforo ainda pode atuar como um potente tônico contra o nosso cansaço, tanto corporal quanto mental.

Mercado do mamão

O mercado do produto é extremamente variado. No geral, sua polpa é utilizada na indústria de alimentos para produção de conservas, geleias, sucos e néctares, combinados ou não com outras frutas tropicais, além de purê, pelo processo asséptico ou em sua forma congelada.

No Brasil, os principais métodos de industrialização sejam as compotas, purê asséptico e frutas cristalizada. Sendo assim, o produto pode ser usado em seus mais variados estados e aplicado em diversas receitas com mamão.

Além disso, do látex do mamão verde é extraída a papaína, enzima que quebra proteínas proteolítica, utilizada para os mais variados fins nas indústrias têxteis, farmacêuticas, de alimentos e de cosméticos. Ela pode, inclusive, ser apresentada nas formas refinada, líquida ou purificada.

Mamão é um dos principais frutos exportados pelo Brasil

É importante destacar que a indústria de cerveja é a principal consumidora de papaína, com cerca de 75% da demanda, utilizando-a na clarificação e estabilização de cerveja. Portanto, podemos dizer que ela representa um mercado muito importante para os produtores de mamão.

Além da papaína, também se extrai das folhas, frutos e sementes do mamoeiro, um alcaloide denominado carpaína. Este é bastante utilizado como ativador cardíaco em pacientes com disfunções no coração. Além disso, o mamão é uma boa fonte de cálcio e de provitamina A e de ácido ascórbico, o que também favorece o nosso sistema cardiovascular.

Por fim e não menos importante, é interessante destacar que do mamão integral, após a extração do látex, é extraída a pectina. Trata-se de uma substância usada na indústria de alimentos e componente peletizado para ração animal. Das sementes é extraído óleo para uso industrial e torta para ração animal.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo