Mineralogia é importante aliada do desenvolvimento econômico

Inicio » Meio Ambiente » Mineralogia é importante aliada do desenvolvimento econômico
27/09/2019 Por
Mineralogia é importante aliada do desenvolvimento econômico

Mineralogia teve contribuição importante na história brasileira

Os minerais são formados por meio de ações naturais na Terra ou ainda por meio de meteoritos que caíram no planeta. Existem milhões destes corpos sólidos e cristalinos catalogados no mundo inteiro e, há uma ciência específica para seu estudo, a mineralogia.

A ciência, portanto, estuda as propriedades físicas e demais características dos minerais. Além disso, a mineralogia é um dos campos da geologia, área que se dedica ao estudo da Terra, desde sua origem, história, vida e estrutura.

mineralogiaO que é mineralogia?

A mineralogia é um ciência de suma importância para os seres humanos, uma vez que utilizamos os minerais para muita de nossas ações. Nossa história com os minerais, começa antes da colonização, com os índios.

Os povos nativos já usavam dos corpos sólidos para fabricar ferramentas e como objetos de adorno pessoal. Os índios utilizavam também para rituais religiosos, como na fabricação de estatuetas e como oferendas.

No entanto, com a chegada dos colonizadores portugueses, a presença de minerais no Brasil chegou ao conhecimento de europeus. Um dos primeiros informes sobre a existência de ouro no Brasil foi escrito por Pero Magalhães Gândavo.

Um mineralogista de destaque no Brasil foi José Bonifácio de Andrade e Silva, que no nosso país se dedicou mais a política, porém foi um nome reconhecida da ciência na Europa. No século XVIII, com a produção significativa de ouro e diamantes, outros mineralogistas e demais cientistas se dedicaram ao estudo de minerais.

Em nível mundial, o cientista Georg Bauer foi o nome de destaque na ciência. Devido a sua contribuição para este ramo, Bauer é considerado como o pai da mineralogia.

Quais são as áreas de estudo da mineralogia?

Existem basicamente duas subdivisões na área da mineralogia, sendo elas, microscópica e macroscópica

A mineralogia microscópica é aquele que, assim como o nome sugere, necessita de microscópio ou outras ferramentas para estudar as características dos minerais que não visíveis a olho nu. Já a mineralogia macroscópica estuda questões, como por exemplo, as propriedades físicas que são visíveis a olho nu.

Para compreender ainda mais sobre a mineralogia, a pessoa interessado tem a sua disposição diversos cursos, como os onlines e gratuitos, até os mais técnicos destinado ao estudo de recursos naturais.

Caso a intenção seja trabalhar na área, o mais indicado é fazer um curso de graduação em geologia e se especializar em programas de pós-graduação destinado ao estudo de minerais. Além disso, no exterior, instituição de renome oferecem especialização em mineralogia.

mineralogia

Importância da mineralogia

A mineralogia é importante porque os minerais fazem parte do dia a dia dos seres vivos. Eles são empregados, por exemplo, em pesquisas, e seu processamento resulta em diversos produtos, como as joias.

A mineralogia, portanto, é importante tanto econômica como industrialmente. Isso, porque por meio da ciência é possível entender a melhor maneira de retirar minerais do solo sem danificá-los. Além disso, dá para saber onde encontrar a matéria prima e qual seu valor de mercado.

Mineralogia do solo

Um dos estudo da mineralogia é destinado aos minerais presentes no solo, que são classificados em primários ou secundários. Sendo que os primeiros se referem aos encontrados no solo, e o segundo, aos que são ali formados.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo