Minhocário é alternativa para evitar construção de aterros e lixões

Inicio » Agricultura » Minhocário é alternativa para evitar construção de aterros e lixões
18/09/2019 Por
Minhocário é alternativa para evitar construção de aterros e lixões

Minhocário representa importante contribuição para o meio ambiente

As minhocas contribuem para a renovação do ciclo da vida e auxiliam na decomposição de micro-organismos e matéria orgânica, produzindo o húmus. Somente, por isso, já temos um bom motivo para começar uma pequena criação de minhocas, ou melhor, um minhocário em nossas casas.

As minhocas também atuam no enriquecimento do solo e ajudam a diminuir a quantidade de lixo orgânico presente nele. Mas, diferente do que muitos pensam, estes seres vivos não são anti-higiênicos, muito pelo contrário, eles na verdade, contribuem com a limpeza do solo. Por isso, o minhocário é tão importante para o ciclo da vida.

Minhocario

O que é um minhocário?

O minhocário consiste em uma pequena criação de minhocas, em três recipientes, que ficam um sobre o outro. Naqueles locais, os seres vivos irão trabalhar na decomposição do lixo orgânico, o que contribuirá com a formação de adubo e de um biofertilizante líquido sem odor.

O lixo orgânico é aquele produzido pelo homem, como por exemplo, cascas de frutas e legumes. Há um grande problema quanto ao destino destes resíduos. Dependendo de onde serão depositados, os resíduos atrairão roedores, baratas e ainda irão contribuir com a proliferação de doenças.

O minhocário, portanto, é uma boa solução para destinar os resíduos orgânicos, sem riscos ao homem. O trabalho das minhocas, irá na verdade beneficiar o solo, que pode se tornar mais produtivo, devido ao adubo. Além disso, contribuirá com a preservação do meio ambiente.

Minhocário

Como fazer um minhocário?

Confira os passos para construir um minhocário caseiro:

  1. Escolha três recipientes , faça pequenos furos e empilhe. Em seguida, adicione terra preta nos recipientes que estão na parte de cima, e no primeiro deles (contando de cima para baixo), acrescente cerca de 200 minhocas. O ideal é colocar minhocas californianas, que são mais indicadas para a decomposição de material orgânico.
  2. Depois coloque na primeira caixa, resíduos como casca de ovos ou borra de café. No entanto, nada de inserir carnes, queijos, alimentos temperados ou críticos.
  3. Após despejar os resíduos orgânicos, cubra-os com a serragem que manterá o ambiente úmido. Depois, tampe o minhocário.
  4. Assim que a primeira caixa encher, ela troca de lugar com a que está no segundo lugar. E as minhocas irão digerir os alimentos. Durante a digestão, será formado o biofertilizante que descerá para a última caixa. Neste recipiente, você pode acrescentar uma torneira para que o líquido escoe.
  5. As minhocas voltam para a primeira caixa depois de digerirem os resíduos.  E o adubo, fica estocado na caixa do meio.

Quais as vantagens da criação de minhocas?

As vantagens de criar minhocas são voltados principalmente para o meio ambiente, uma vez que grande parte do lixo produzido vem de resíduos orgânicos. Ao construir um minhocário, estará contribuindo com a redução de gases do efeito estufa na atmosfera, porque diminuíra a queima de transporte de combustível para levar os compostos até os lixões.

Minhocário

Outra vantagem de criar minhocas é que o solo, o qual seria destinado para aterros, será utilizado para outro fins. Por exemplo, uma prefeitura poderá fazer uma horta com aquele solo ou construir um parque e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Além disso, o minhocário contribui com a produção do húmus, que é um nutriente excelente para o desenvolvimento das plantas. Outra vantagem desta criação é que o trabalho das minhocas produzirá um biofertilizante que pode atuar como um pesticida natural.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo