Nanotecnologia é importante e deve ser utilizada com responsabilidade

Inicio » Agronegócio » Nanotecnologia é importante e deve ser utilizada com responsabilidade
31/07/2019 Por
Nanotecnologia é importante e deve ser utilizada com responsabilidade

Nanotecnologia pode beneficiar o agronegócio e os outros setores da indústria

Por acaso você já ouviu falar sobre a nanotecnologia? Esta ciência extremamente importante atua no desenvolvimento de matérias e componentes para diversos setores de pesquisa, assim como as áreas da medicina, eletrônica e ciências da computação, entre outras.

Logo, podemos dizer que ela afeta diretamente processos relacionados a agricultura e pecuária. Mas você sabe de que maneira isso acontece? Ou por acaso tem noção sobre o que consiste o conceito de nanotecnologia? Bom, fique ligado pois é sobre isso que falaremos no decorrer deste artigo.

Nanotecnologia é importante e deve ser utilizada com responsabilidade

O que é nanotecnologia?

A nanotecnologia é um estudo pautada no entendimento e controle máximo da matéria em nanoescala, ou seja, em escala atômica e molecular. Assim, um de seus conceitos essenciais é a manufatura de novas estruturas e materiais a partir dos átomos.

Qual é o objetivo da nanotecnologia

Agora que você já sabe o que é nanotecnologia, é ideal compreendermos qual é o seu objetivo principal. Bom, basicamente os estudiosos por trás dessa ciência tentam deixar tudo o que já existe “melhor”. Isso porque os elementos se comportam melhor em nanoescala do que em sua forma original, se assim podemos dizer.

Mas você deve estar se perguntando como conceito de nanotecnologia foi inventado, ou melhor, descoberto. Tudo começou no ano de 1981, ano em que foi possível, pela primeira vez, que o homem enxergasse os átomos de maneira individualizada.

Isso foi praticável graças a uma ferramenta muito importante para a ciência, chamada de microscópio de varredura por tunelamento. Muitos tratam a criação deste instrumento como o marco inicial da nanotecnologia. Ele permitiu a observação de átomos e moléculas a nível atômico, propiciando uma série de outras descobertas importantes.

Principais utilizações para a nanotecnologia

Como pudemos acompanhar, as vantagens da nanotecnologia são que ela propicia uma notável modernização nos mais diversos setores da indústria. Além disso, ela também pode ser utilizada na elaboração de soluções para diversas doenças e para diminuir o impacto no meio ambiente.

Um exemplo bastante básico e simples da utilização dessa ciência são aquelas finíssimas películas colocadas em celulares, óculos, computadores e até mesmo janelas. Elas “melhoram” estes utensílios, fazendo com que eles adquiram propriedades como autolimpeza, antireflexo e até mesmo uma maior resistência a impactos.

Além disso, algumas nanopartículas específicas podem ser aplicadas para catalisar reações químicas na industria, trazendo uma maior economia para as empresas e também diminuindo a quantidade de poluentes que serão lançadas na camada atmosférica.

Nanotecnologia é importante e deve ser utilizada com responsabilidade

Mas que tal falarmos um pouco sobre importância da nanotecnologia no agronegócio. Ela é fundamental para que o nosso país continue crescendo e abrindo novos mercados, a partir da melhoria de seus produtos.

Assim, é possível observar as aplicações da nanotecnologia nas mais diversas áreas do agronegócio. Entre elas:

  • Na qualidade e certificação de produtos agrícolas;
  • Na elaboração de projetos voltados a biotecnologia;
  • Na agroenergia;
  • No monitoramento ambiental;
  • Na agricultura de precisão e rastreabilidade;
  • Na elaboração de medicamentos para uso veterinário e conservação de alimentos;
  • Na elaboração de novos produtos agropecuários.

Em resumo, a nanotecnologia aplicado ao agronegócio surge como uma maneira de impulsionar as tecnologias que alavancaram este setor no século passado. Um dos grandes objetivos ainda é a redução da exposição de produtos químicos aos vegetais, através uma aplicação mais eficiente e inteligente de defensivos agrícolas.

Fora isso, outra grande vantagem apresentada por essa importante tecnologia é a possibilidade de realizar uma administração inteligente de fármacos. Isso porque a nanotecnologia possui marcadores biológicos, que podem indicar o local exato em que o remédio pode atuar no corpo do animal.

Existe algum perigo na nanotecnologia?

Já apresentamos uma série de vantagens da nanotecnologia. Mas será que ela é uma ciência perfeita e que não apresenta nenhum defeito? Bom, como qualquer coisa na vida, é não é perfeita. E, assim como pode trazer uma série de benefícios, quando não usada com responsabilidade pode trazer complicações.

Tudo começa com um dos primeiros conceitos apresentados neste artigo. Nós dissemos que os elementos se comportam de maneira diferente em nanoescala, você se lembra? É, e se por um lado isso pode trazer diversos avanços, por outro pode causar catástrofes ambientais, biológicas e até mesmo econômicas.

Isso pode acontecer pois alguns elementos seguros e escala normal podem se tornar perigosíssimos em nanoescala. Trata-se de um conceito científico que diz que algumas substâncias podem se tornar reativas a medida que suas partículas diminuem.

Além disso, outro ponto que deve ser observado é a interação de partículas em nanoescala com os seres vivos. Diversos elementos que teriam pouca chance de interagir com organismos vivos, quando em tamanho menos, poderiam até mesmo penetrar a nossa pele, causando malefícios.

Assim, seria possível que eles adentrassem a nossa corrente sanguínea, entrando em contato com as mais diversas partes de nosso corpo e realizando reações químicas perigosas. Basicamente, de acordo com o tamanho e a forma dos elementos, eles adquirem maior capacidade em interagir com nossos órgãos.

Portanto, a nanotecnologia é extremamente importante e benéfica para todos nós. Entretanto, ela deve ser manejada e estudada com bastante cuidado, para que nenhum desastre venha a acontecer e prejudique os seres humanos e o meio ambiente.

Nanotecnologia é importante e deve ser utilizada com responsabilidade

Qual é o legado da nanotecnologia?

Ela chegou a pouco tempo e, embora ainda haja dúvidas em relação a sua utilização, a nanotecnologia veio para ficar. Ela propiciou diversos avanços para a sociedade, de maneira geral; e também trouxe vantagens para o ramo do agronegócio e, por isso, não será esquecida tão facilmente.

Um fator que influencia bastante é sua atuação na área da saúde. Ela pode ser usada para tratar as mais diversas anomalias e isso é extremamente benéfico para todos. Um exemplo bastante comum é a utilização de nanopartículas para tratar alguns tipos de câncer.

Apesar de tudo isso, devido a motivos já comentados, ainda existem diversos debates sobre o assunto. Trata-se de um tema bastante delicado e que não deve ser utilizado com imprudência. Fora isso, dadas todas as vantagens colocadas no decorrer deste artigo, a nanotecnologia está aí apenas para nos ajudar e beneficiar.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo